Um aluno da rede pública, matriculado no 5.º ano do
Ensino Fundamental, apresenta surdez profunda bilateral. No
dominio social, o desenvolvimento desse aluno á émuito bom;
ébem-humorado, educado e gosta de estar sempre com os
colegas. No dominio da linguagem e comunicação, ébastante
comunicativo; expressa-se por meio da Libras e possui um
pouco de oralidade. Domina Libras devido ao contato com o
professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
de sua escola, que também oferece curso de Libras para
todos os demais alunos. Ainda apresenta dificuldades na
linguagem escrita e na leitura, por nao compreender bem a
estrutura da lingua portuguesa.
Carla B. Alves e Maria Isabel Araújo. Estudo de caso: atendimento
educacional especializado para aluno com surdez na escola
comum. V Seminário Nacional de Educação Especial;
IV Encontro de Pesquisadores em Educação
Especial e Inclusão Escolar. Universidade
Federal de Uberlândia, s/d(com adaptações).
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens
subsecutivos acerca do AEE para alunos com surdez.
Os três momentos que compreendem o planejamento do AEE em Libras são: AEE em Libras; ensino da Libras; e ensino da língua portuguesa.
Apesar da diferencã existente entre linguas de sinais e á
linguas orais no que concerne á modalidade de percepcão e
producão, o termo "fonologia" refere-se também ao estudo
dos elementos básicos das linguas de sinais.
Lodenir Karnopp. Fonética e Fonologia. Universidade
Federal de Santa Catarina, s/d (com adaptações).
Considerando o texto acima e a fonologia da língua de sinais,
julgue os itens a seguir.
Os sinais de APRENDER e de LARANJA apresentam o mesmo movimento e o mesmo ponto de articulação.
Com relação à estrutura gramatical da Libras, julgue os
próximos itens.
Na Libras, os verbos podem ser classificados, basicamente, em dois grupos: os que possuem e os que não possuem marca de concordância.
A respeito da metodologia de ensino da Libras, julgue os itens
subsequentes.
Contação de histórias, desenvolvimento da criatividade plástica e utilização do sign writing são alguns dos elementos da cultura surda adotados pela pedagogia visual.
Com base nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, no Currículo em Movimento da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nas Diretrizes Pedagógicas para Organização Escolar do 2.º e 3.º ciclos para as aprendizagens, julgue os itens que se seguem.
O 3.º ciclo para as aprendizagens pretende aprimorar constantemente os processos de ensinar, aprender e avaliar, tendo como princípio basilar a garantia das aprendizagens para todos os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.
Henri Wallon considera o desenvolvimento infantil uma dinâmica complexa que envolve necessariamente diversos aspectos do ser humano. O autor desenvolve a Psicogênese da Pessoa Completa, teoria através da qual explica o desenvolvimento como uma progressiva construção estruturada em cinco estágios sucessivos dados em uma ordem necessária. (GALVÃO, 1995)
Em relação aos estágios de desenvolvimento, é correto afirmar que:
De um ponto de vista histórico, na educação brasileira, três significados distintos de qualidade foram construídos e circularam simbólica e concretamente na sociedade: um primeiro, condicionado pela oferta limitada de oportunidades de escolarização; um segundo, relacionado à ideia de fluxo, definido como número de alunos que progridem ou não dentro de determinado sistema de ensino; e, finalmente, a ideia de qualidade associada à aferição de desempenho mediante testes em larga escala. (OLIVEIRA e ARAÚJO, 2005, p. 8)
O Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014, em sua meta 07, dispõe sobre o fomento à qualidade da educação. A referida meta atrela a ideia de qualidade da educação à(s):
“As eleições diretas para diretores, historicamente, têm sido a modalidade considerada mais democrática pelos movimentos sociais, inclusive dos trabalhadores da educação em seus sindicatos. [...]. A eleição direta tem sido apontada como um canal efetivo de democratização das relações escolares." (OLIVEIRA, MORAES e DOURADO, 2008, pág. 6)
Porém, a eleição direta para diretores não pode conter em si a garantia da democracia, tendo em vista que, muitas vezes, aprofunda relações hierarquizadas no interior das escolas entre o grupo vencedor e o grupo derrotado no certame.
Segundo Oliveira, Moraes e Dourado (2008), a democratização dos processos educativos começa:
“Na cabeça de quase todo mundo a sala de aula admite espacialmente uma única oposição: a mesa do professor versus o lugar coletivo dos alunos." (BRANDÃO, 1994, pág. 105)
A sala de aula a que se refere Brandão no trecho acima transcrito corresponde à organização espacial de uma escola tradicional na qual o professor é o sujeito:
“Planejamento é o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento" (VASCONCELLOS, C. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2014).
A partir dessa concepção, é correto afirmar que o planejamento:
Na interdisciplinaridade escolar, as noções, finalidades, habilidades e técnicas visam favorecer sobretudo o processo de aprendizagem, respeitando os saberes dos alunos e sua integração. [...] A interdisciplinaridade na formação profissional requer competências relativas às formas de intervenção solicitadas e às condições que concorrerem para o seu melhor exercício. Nesse caso, o desenvolvimento das competências necessárias requer a conjugação de diferentes saberes disciplinares (FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008).
A interdisciplinaridade é um princípio de reorganização da escola e da própria ciência, dado que:
Existem diferentes acepções de currículo, mas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCNEB) optam pelos conceitos de Moreira e Candau (2006) que elucidam uma amplitude de preocupação [...].
Analise as proposições a seguir sobre a base teórica sinalizada acima, presente na estrutura das DCNEB atribuindo-lhes valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) Conjunto de práticas que proporcionam a produção e a circulação de significados nos diferentes espaços sociais.
( ) Consumo de significados no espaço social que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais.
( ) Criação de identidades de sujeitos que educam e são educados.
( ) Currículo está intimamente atrelado à cultura e as diversas formas de se observá-la.
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) foi realizado pela primeira vez em 2000, repetido no ano de 2005 adotando a partir desse mesmo ano, o método de “resposta ao item" e a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB – Inep/MEC) que permitiu que as notas de desempenho das escolas e Gerências Regionais de Educação (GREs) fossem comparáveis entre si e ao longo do tempo. No ano de 2008 o SAEPE passou a ser realizado anualmente. Quanto aos objetivos do SAEPE, assinale a alternativa INCORRETA:
“Sabe-se que nem todos conseguem levar do princípio ao fim seus projetos de vida. Todos os projetos concorrem por seu tempo, dinheiro e sua energia para serem concluídos. Em consequência, às vezes, temos que priorizar alguns e abandonar ou postergar outros. Nas empresas, por exemplo, não é diferente, apenas tornamos este processo menos intuitivo e mais estruturado. Podemos perceber que o planejamento e a execução de projetos vêm sendo praticados e realizados há milhares de anos pelas civilizações"
(IFOMEP. Disponível em: http://www.ifomep.org.br/ ava/cursos/aperfeicoamento/gerenciamento_projetos/ apoio1.pdf. Acesso em: 27 de ago.2017, às 12h48).
A respeito da acepção e finalidades de projetos:
I. Intenciona contribuir para a solução de problemas,transformar ideias e oportunidades em ações.
II. Pode ser iniciado para aproveitar uma oportunidade,para atender a um pedido do cliente, a um avanço tecnológico, a uma exigência legal ou a uma necessidade social ou ambiental.
III. Não são relevantes para qualquer profissão ou a especialidade a que se dedique, pois sua estrutura e especificidade não atendem determinados contextos.
IV. Empreendem técnicas e conceitos da administração e gestão de projetos.
V. A maior diferença entre as operações e um projeto não está na continuidade e na repetição das operações.
Estão corretas as afirmativas:
[…] “Em meio a essa crise de identidade e função social da escola, começam a surgir novas reflexões e concepções de educação que devolvam à escola o seu papel de _________________ e de ________________, visando recuperar os laços entre educação escolar ______________ e a ______________, conciliando aprendizagem escolar com uma formação mais ______________" (MOURA, 2010; p.2)
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.