De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a primeira proposta de História do Brasil elaborada pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e que repercutiu no ensino de História destacava:
“[...] merece um tratamento especial devido ao fato de o ensino de Língua Estrangeira se prestar, sobremodo, ao enfoque dessa questão. Esse tema pode ser focalizado a fim de desmistificar compreensões homogeneizadoras de culturas específicas, que envolvem generalizações típicas de aulas de Língua Estrangeira do tipo, por exemplo, os ingleses ou os franceses são 'assim ou assado' [...]." O trecho, retirado dos Parâmetros Curriculares Nacionais de língua estrangeira, refere-se a qual tema transversal?
Assinale a alternativa que não faz parte dos conteúdos do terceiro bimestre da 6ª série/7º ano do Ensino Fundamental, em consonância com o Currículo do Estado de São Paulo:
As teorias da psicopedagogia consideram os estudos sobre o desenvolvimento cognitivo, logo o psicopedagogo dispõe de várias abordagens para dar suporte para sua ação de diagnóstico, prevenção e intervenção. Nesse contexto, a abordagem fundamentada na teoria de Jean Piaget denomina-se abordagem
É correto afirmar que o planejamento participativo é um método de integração do sistema educacional com seus participantes. Onde o processo de tomada de decisões é pautado:
São estabelecidas vinte metas segundo o atual Plano Nacional de Educação – PNE, onde, por linhas gerais, podem ser considerados alguns aspectos traçados pelas mesmas:
I – Meta que busca a efetivação da gestão democrática da educação.
II – Meta cujo objetivo é a ampliação do investimento público em educação pública.
III – Metas relativas aos fatores de qualidade e ampliação do acesso à educação superior e à pós-graduação.
IV – Metas que buscam especificamente à superação de diversidades e à valorização das desigualdades.
V – Metas que buscam estruturar para garantir o direito à educação básica com qualidade.
Quais pontos acima não estão de acordo com as metas do PNE:
É dever do Estado com a educação escolar pública, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, garantir educação básica obrigatória e gratuita, onde a oferta em pré-escolas será feita para as crianças com idade entre:
A avaliação é um importante instrumento na organização e no planejamento pedagógico. Alguns autores classificam a avaliação em classificatória e formativa. Assinale a alternativa que apresenta uma característica da avaliação classificatória.
O trecho a seguir refere-se a uma tendência pedagógica. Assinale a alternativa correspondente.
“[...] princípio da alteridade, emprestado da antropologia, pode ser um instrumento útil para pensar a prática da Educação Física na escola, pois considera a humanidade plural e procura entender os homens a partir de suas diferenças, de tal modo que os hábitos e as práticas de determinados grupos não sejam vistos como certos ou errados, melhores ou piores. Assim, a diferença não deve ser pensada como inferioridade, pois o que caracteriza a espécie humana é justamente sua capacidade de se expressar diferentemente".
O uso das tecnologias no campo do ensino aprendizagem de crianças com necessidades especiais:
São tendências pedagógicas:
I- Epistemologia genética de Piaget;
II- Teoria sócio-cultural de Vygotsky.
Sobre os itens acima:
Leia com atenção:
(__) É fundamental transformar prática avaliativa em práticas de aprendizagem;
(__) Avaliar é o único motivo da prática educativa;
(__) É necessário avaliar como condição para a mudança de prática e para o redimensionamento do processo ensino aprendizagem;
(__) Uma avaliação que não seja classificatória é desperdício didático.
Levando-se em consideração que [V] significa verdadeiro e [F] significa Falso a sequência das proposições acima é:
O uso das tecnologias no campo do ensino-aprendizagem de crianças com necessidades especiais:
Não é uma atividade comum durante a elaboração do planejamento anual da escola:
A alfabetização nos anos iniciais é importante proporcionar o acesso a diferentes tipos de materiais escritos. Esta diversidade proporciona a oportunidades para a mobilização de esquemas mentais e sensório-motores dos educandos, ampliando as situações de aprendizagem. O manuseio de materiais escritos, impressos ou digitalizados, sua análise e um ambiente propício são fundamentais para apropriação da norma escrita. Assim, o jornal é um meio pelo qual o aluno pode estabelecer relações entre os conteúdos e a realidade. É atualizado e apresenta uma visão do lugar num tempo específico em que a comunidade escolar está inserida. Sobre outras razões que incentivam a utilização do jornal nos anos iniciais, assinale a alternativa CORRETA: