Segundo o Currículo do Estado de São Paulo, organizar conteúdos envolve, necessariamente, fazer opções. Para o Ensino Fundamental, dois são os princípios que orientam a organização dos conteúdos trabalhados em Língua Inglesa. São eles:
“Pode-se afirmar que as ênfases ____________ e _______________ confrontavam-se em ideias e conceitos. Já a orientação baseada no letramento sustenta-se nas relações existentes entre princípios anteriormente polarizados, propondo a articulação entre o saber e o fazer, entre o sistema linguístico e a língua em uso, entre a oralidade e a escrita, entre o aprender e a reflexão sobre a própria aprendizagem.” (Currículo do Estado de São Paulo). Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta:
“Os temas escolhidos para a 5ª série/6º ano [...] inauguram um movimento que se fará presente em todas as séries: o diálogo entre língua e cultura, entre o conhecimento local e o conhecimento global, entre a realidade do entorno imediato dos alunos e outras realidades, possivelmente mais distantes, mas não menos instigantes." (Currículo do Estado de São Paulo: Língua estrangeira moderna, p. 110).
Dentre os temas escolhidos, podemos citar:
I. Diferentes moradias.
II. Descrição da escola.
III. Primeiros socorros.
Está correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa que não faz parte dos conteúdos do primeiro bimestre da 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental, em consonância com o Currículo do Estado de São Paulo:
O conceito de escala geográfica expressa as diferentes dimensões que podem ser escolhidas para o estudo do espaço geográfico, passível de ser abordado a partir de recortes como o lugar, a região, o território nacional ou o mundo. No entanto, as diferentes escalas geográficas estão sempre inter-relacionadas: é preciso, por exemplo, considerar o mundo, a região e o território nacional na análise dos fenômenos que ocorrem no lugar. Os conceitos estruturadores devem considerar as seguintes dimensões:
I- Educação cartográfica.
II- Antropocentrismo.
III- Território.
IV. Natureza permanente.
Com base no Currículo do Estado de São Paulo, assinale a alternativa correta quanto às assertivas acima:
De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo, assinale a alternativa que não condiz com uma das habilidades que o aluno da 5ª série/6º ano deverá desenvolver no primeiro bimestre:
Assinale a alternativa que não faz parte dos conteúdos do terceiro bimestre da 6ª série/7º ano do Ensino Fundamental, em consonância com o Currículo do Estado de São Paulo:
“Na década de ______, o Ministério da Educação publicou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), reforçando a tendência da crítica ao ensino _____________, propondo, em seu lugar, o ensino por _____________." Marque a opção abaixo que preencha as lacunas corretamente e na ordem em que aparecem no trecho retirado do Currículo do Estado de São Paulo:
O Currículo do Estado de São Paulo diz que a aprendizagem da Geografia na educação básica, entendida como um processo de construção da espacialidade, deve considerar alguns objetivos. Assinale a opção abaixo que não representa esses objetivos:
De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo, assinale a alternativa que não condiz com uma das habilidades que o aluno da 7ª série/8º ano deverá desenvolver no segundo bimestre: