A inclusão faz parte do processo de desenvolvimento humano, em 2012 a UNICEF lançou a cartilha “Incluir Brincando: Guia do Brincar Inclusivo”, que apresenta sugestões importantes ao propor brincadeiras inclusivas, sendo elas, EXCETO:
De acordo com o artigo 3º, da Lei 9.394/1996, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 (nove) estabelecidas pelos dispostos na CNE/CEB nº 07/2010, é INCORRETO afirmar que:
De acordo com a Resolução SGED nº 111/2018, no Município de Coronel Fabriciano a opção de matrícula dos alunos para o Ensino Religioso é:
Muitas são as discussões atuais sobre o sentido da escolarização, os desafios que enfrentam os sistemas de ensino, a problemática cotidiana da educação escolar, particularmente o Ensino Fundamental e Médio. Basta ler os jornais diários de ampla circulação e/ou assistir os jornais televisivos para constatar a pluralidade de questões que atravessam hoje a dinâmica escolar.
Sobre o motivo pelo qual a escola encontra-se na ordem do dia, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Universalização da escolarização.
( ) Qualidade da educação.
( ) Projetos político-pedagógicos.
( ) Concepções curriculares.
( ) Relações com a comunidade
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), analise as afirmativas a seguir:
I- A escola, na perspectiva de construção da cidadania, precisa assumir a valorização da cultura de sua própria comunidade e, ao mesmo tempo, buscar ultrapassar seus limites, propiciando às crianças pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber, tanto no que diz respeito aos conhecimentos socialmente relevantes da cultura brasileira no âmbito nacional e regional, como no que faz parte do patrimônio universal da humanidade.
II- É necessário educar as crianças surdas conforme os costumes da região. Na grade curricular desse aluno, deve-se privilegiar a carga horária da língua portuguesa, em detrimento das demais, afim de que esse indivíduo se integre a comunidade como um todo.
III- Devido ao foco tecnicista da educação atual, a escola deve priorizar o ensino teórico, evitando assim a influência de conteúdos extracurriculares para não gerar conflitos entre o saber teórico e a experiência pessoal.
Está(ão) CORRETA(s) a(s) afirmativa(s):
Em Alfabetização e Letramento (2014), Magda Soares propõe que o conceito de letramento surgiu em função da/do:
Considerando a CNE/CEB nº 4/2010, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I- As etapas e as modalidades do processo de escolarização estruturam-se de modo orgânico, sequencial e articulado, de maneira complexa.
EMBORA
II- Permaneçam individualizadas ao logo do percurso do estudante, apesar das mudanças por que passam.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A didática foi instituída no século XVI como ciência reguladora do ensino. A partir do significado atribuído à didática no campo educacional, é comum ouvir que o professor x ou y é um bom professor porque tem didática. Nos dias atuais, a definição de didática ganhou contornos mais amplos e deve ser compreendida enquanto um campo de estudo que discute as questões que envolvem os processos de ensino.
Nesse sentido, sobre a didática, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Se propõe como princípios, forma e diretrizes que são comuns ao ensino de algumas áreas de conhecimento, buscando compreender a relação que estabelece entre professores, alunos e matéria a ser ensinada.
( ) É o ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função de finalidades educativas e que tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem.
( ) Trata das relações que se estabelecem entre o ato de ensinar do professor e o ato de aprender do aluno.
( ) É o ramo da ciência pedagógica que aborda o ensino ou a arte de ensinar como um trabalho de mediação de ações pré-definidas destinadas à aprendizagem, criando condições e estratégias que assegurem a construção do conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Em relação à Língua Brasileira de Sinais, observe as palavras abaixo.
I. Rir, chorar, conhecer.
II. Trabalhar, estudar, fazer.
III. Comer, cozinhar, explicar.
IV. Experimentar, sede, fome.
Assinale a opção que apresenta sinais em movimento.
Sobre dicas de convivência com os surdos, assinale a alternativa correta:
I. Não se deve usar as frases “surdo mudo" ou surdo e mudo. Os termos corretos são surdos e audição dificultada ou incapacidade auditiva.
II. Não ignore uma pessoa surda que está que está presente em um grupo de ouvintes, inclua a pessoa o quanto possível na conversa.
III. Não cubra seu rosto com suas mãos ou objetos quando estiver conversando com o surdo.
IV. Não permita que outros interrompam quando você está conversando com o surdo. Quando a conversa com o surdo se dá através de um interprete, fale diretamente a pessoa surda e não para o intérprete.
Para representar em LIBRAS, sapado de salto, avião e pessoa obesa. Assinale a alternativa que apresenta a configuração de mão CORRETA:
Assinale a alternativa que corresponde as imagens abaixo:

Observe as figuras abaixo e assinale a alternativa CORRETA correspondente as imagens.

Poesia na comunidade surda. A poesia em Libras contribui para o desenvolvimento da cultura surda sendo de suma importância o uso dessa expressão para o desenvolvimento da sua identidade. Marque a alternativa incorreta.