Para existir a compreensão do “nós", é importante a identificação de elementos culturais comuns no grupo local e comum a toda a população nacional e, ainda, a percepção de que outros grupos e povos, próximos ou distantes no tempo e no espaço, constroem modos de vida diferenciados. O trabalho com identidade envolve um outro aspecto: a construção de noções de:
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“Algumas crianças cegas ________________ podem manifestar maneirismos e comportamentos ________________ porque a falta de visão compromete a imitação e deixa um vazio a ser ___________________."
Sobre o conceito de aprendizagem na educação infantil defendido na literatura de Lev Vygotsky (1896- 1934), é incorreto afirmar:
Emília Ferreiro desenvolveu suas pesquisas sobre a alfabetização, baseada na teoria:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, no que diz respeito ao estudo da Geografia, busca separar por meio das propostas pedagógicas em:
Segundo as Leis de Diretrizes e Bases da Educação, é função dos professores as respectivas funções, exceto:
Complete a lacuna corretamente com base no Estatuto da Criança e do Adolescente:
“O direito ao respeito consiste na __________________________ da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais."
Conforme afirma Sofia Oliveira P. Coimbra-Anjos (2018), a incorporação, pelo narrador, de referentes animados, não humanos e inanimados caracteriza um recurso linguístico comumente utilizado nas narrativas em línguas de sinais e consiste em expressar aparências, sentimentos e comportamentos dos referentes envolvidos na história, atribuindo-lhes traços humanos. Esse fenômeno é denominado
Em um determinado contexto de interpretação, o palestrante se vira para o intérprete e diz: “Por favor não interprete isto..." (MEC, 2004). Considerando o código de conduta e ética e a legislação pertinente ao exercício da profissão, recomenda-se a esse profissional
Conforme assegura Teresa Dias Carneiro (2017), muitos intérpretes de libras no Brasil, que estão em exercício profissional atualmente, surgiram no seio da família, nas igrejas – principalmente evangélicas – e em cursos livres organizados pelas associações de surdos e/ou pela Feneis. Por conta disso, a atividade de interpretação em línguas de sinais se consolidou como prática profissional em
Conforme afirma Vilma Rodrigues Cardoso (2018), o neologismo é um fenômeno linguístico comum no contexto das línguas de sinais. Para a autora, há diferenças entre os processos de aprendizagem de sinais de áreas de conhecimentos, de linguagens específicas e de sinais comuns.
A categoria ´´sinais comuns`` é apreendida de forma
O Registry of Interpreters for the Deaf (RID), órgão que regulamenta o trabalho profissional dos intérpretes nos Estados Unidos, define como equipe de interpretação “a utilização de dois ou mais intérpretes atuando como membros iguais de uma equipe, alternando responsabilidades em intervalos predefinidos, e fornecendo apoio e feedback um para o outro". Assim, os ILS devem trabalhar em dupla uma vez que
Sob a perspectiva da análise da conversação, bóias de listagem foram identificadas por Tarcísio A. Leite (2008) em diálogos entre surdos. Na tradução e na interpretação para Libras, os ILS utilizam esse recurso ao construir seu discurso em Libras. Esse recurso linguístico é bastante produtivo para duas funcionalidades na interação, ou seja, para estabelecer
De acordo com o Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, a educação especial, o atendimento educacional especializado e todas suas providências, têm como objetivos no atendimento educacional especializado, EXCETO:
Tendo por base a Resolução nº 07, de 14 de dezembro de 2010, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 09 anos, estabelece que o Projeto Político-Pedagógico, de acordo com seus ciclos, séries e outras formas de organização, será: