Damázio (2007) menciona que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos surdos deve ser efetivado na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) nas escolas comuns num espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. A este respeito considera-se que
( ) A escola comum deve viabilizar a escolarização de alunos surdos em um turno e o Atendimento Educacional Especializado em outro, contemplando o ensino de Libras, o ensino em Libras e o ensino da Língua Portuguesa.
( ) O planejamento do Atendimento Educacional Especializado deve ser elaborado e desenvolvido conjuntamente por professores que ministram aulas de/em Libras, professores de classe comum e professores de Língua Portuguesa para alunos surdos.
( ) A organização didática do Atendimento Educacional Especializado implica o uso de imagens visuais e de referências que possam colaborar para o aprendizado da Língua de Sinais e da Língua Portuguesa.
( ) O Atendimento Educacional Especializado para aprendizagem da Língua Portuguesa exige que o profissional conheça a organização e a estrutura dessa Língua, bem como metodologias de ensino de segunda língua.
Após marcar V Verdadeiro ou F Falso, identifica-se que a sequência correta é
Marque a alternativa que corresponde, respectivamente, aos sinais realizados com as seguintes configurações de mãos:

Autores como Capovilla, (2005), Fernandes, (2003), Perlin, (1998), Sá, (2010), entre outros, têm apontado um modelo de escola no Brasil em que os surdos tenham acesso natural e confortável aos conteúdos curriculares. A proposta de educação, neste modelo de escola, parte do reconhecimento político da surdez como diferença (SKLIAR, 1997). O conceito deste modelo de escola e que é expresso por meio na imagem a seguir é o seguinte:

O trabalho pedagógico com os alunos com surdez nas escolas comuns deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Dessa forma, o Atendimento Educacional deve ser realizado em três momentos didático-pedagógicos. Acerca desses momentos, julgue os itens a seguir: I. Em um momento do Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum, todos os conhecimentos dos diferentes conteúdos curriculares são explicados nessa língua por um professor, que deverá ser preferencialmente surdo II. Em um momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum, os alunos com surdez terão aulas de Libras, favorecendo o conhecimento e a aquisição, principalmente de termos científicos. Esse trabalhado é realizado pelo professor e/ou instrutor de Libras, obrigatoriamente surdo, de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais em que o aluno se encontra. III. Em um momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa, são trabalhadas as especificidades dessa língua para pessoas com surdez. Esse trabalho é realizado todos os dias para os alunos com surdez, durante as aulas da turma comum, por um(a) professor(a) graduado(a) em Língua Portuguesa, obrigatoriamente.
O trabalho do professor de Atendimento Educacional Especializado voltado para o aluno com deficiência intelectual se caracteriza essencialmente pela realização de ações específicas sobre os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento desse aluno. Dessa forma, o professor do Atendimento Educacional Especializado deve propor atividades que:
Os alunos com surdocegueira e com deficiência múltipla que tem baixa visão precisam do máximo de contraste possível entre os materiais que lê e o ambiente. Sobre as adequações visuais em relação iluminação é correto afirmar, exceto:
Os s oftwares especiais de acessibilidade são componentes lógicos das TICs construídos como Tecnologia Assistiva, ou seja, são os programas especiais de computador que possibilitam ou facilitam a interação da pessoa com deficiência com a máquina como o NVDA por exemplo. Acerca desses softwares, marque a alternativa correta
Sobre a comunicação aumentativa e alternativa (CAA) e os recursos pedagógicos de acessibilidade, é incorreto afirmar.
Leia a charge abaixo.
Estela, professora do 2º ano da Escola Municipal Frei Peixoto, observou que o aluno Luís apresentava um peso frustracional muito grande, convertendo-se em um sentimento de autodesvalorização devido ao insucesso na leitura e na escrita. Relatou o caso para o psicopedagogo que observou o seguinte: o aluno não gosta de ler, especialmente se é em voz alta, sua escrita é lenta e desordenada, apresenta problemas para associar os fonemas às letras e sílabas, inversão, diminuição ou acréscimo de letras às palavras.
O psicopedagogo constatou através dos sinais apresentados pelo aluno que tratava-se de um distúrbio de aprendizagem chamado:
Na escola, a psicopedagoga poderá contribuir no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno. As consequências de problemas escolares podem ser derivadas de, EXCETO:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular e:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem um tratamento inovador à abordagem dos conteúdos. No ensino da Língua Portuguesa, não é correto afirmar que:
Sobre a Teoria Psicológica de Skinner, é correto afirmar que
No complexo legislativo da educação brasileira, ganha destaque a Resolução que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A aplicabilidade do conteúdo da referida norma deve ser observada pelas instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira, a partir da seguinte proposição:
De acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, os currículos dos cursos de formação de docentes terão por referência