As pessoas podem aumentar ou reduzir as forças e fraquezas de uma organização, dependendo da maneira como elas são tratadas. Elas podem ser a fonte de sucesso como podem ser a fonte de problemas. É melhor tratá-las como fonte de sucesso. Para que os objetivos da gestão de pessoas sejam alcançados, é necessário que as pessoas sejam tratadas como elementos básicos para a eficácia organizacional.
Dessa forma, são objetivos da gestão de pessoas dentro da organização, EXCETO:
A Inspetora de Aluno (IA) tem consciência que ao assumir as atividades em uma instituição de Educação Infantil deve:
O que pode contribuir para um trabalho integrado da instituição de Educação Infantil com as famílias, geralmente tem início no período de adaptação e acolhimento dos novatos, de modo mais produtivo se, nesse período, os/as professores/as e demais profissionais devem propiciar os meios para que:
Ao acompanhar as ações infantis, individuais e coletivas, o cuidador de creche deve refletir com o professor sobre a importância das atividades lúdicas. De acordo com as DCNEI, é necessário considerar que as linguagens se inter-relacionam. Por exemplo, as brincadeiras cantadas contribuem para que a criança possa:
O conhecimento científico socialmente construído e acumulado historicamente apresenta um modo:
Estudos mais recentes sobre o autismo ampliam a sua definição e os seus níveis de manifestações. Trabalhos realizados por M. Rutter e D. Cohen nos finais dos anos 60 traduzem o autismo como um transtorno do desenvolvimento. Com base nesses estudos, entende-se como Transtorno Global do Desenvolvimento não apenas o autismo, mas diferentes transtornos que afetam as funções do desenvolvimento das pessoas. A saber: I. Autismo; II. Síndrome de Rett; III. Transtorno ou Síndrome de Asperger; IV. Transtorno Desintegrativo da Infância; V. Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação A esse respeito são considerados Transtorno Global do Desenvolvimento:
O Art. 205 da Constituição Federal (1988) assegura que a Educação é direto de todos e dever do Estado e da família, sendo promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para a o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Nessa perspectiva, as diretrizes da política Nacional para a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, define a Educação Especial, como:
As políticas educacionais de formação de professores e de atendimento as necessidades educacionais especiais e/ou as exigências sociais tem se intensificado a cada dia. É cada vez mais comum as discussões a esse respeito. Nessa perspectiva, Glat e Nogueira (2002) enfatizam que:
Segundo Brasil (2007) no Decreto nº 3.298 de 1999 da legislação brasileira, encontramos o conceito de deficiência física. Assim é definida como:
A professora Marta procura formular boas perguntas que exigem de seus alunos, a busca de pesquisas, a pensarem por si mesmos, tirarem conclusões acerca da temática estudada. Ao assumir uma postura pedagógica que expressa confiabilidade, coerência, segurança a professora deve:
No que diz respeito ao ano letivo regular na Educação Superior, é correto afirmar:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação em vigor, conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente serão incluídos nos currículos escolares como
A Avaliação Institucional da Educação Superior se divide em duas modalidades:
Na perspectiva da avaliação formativa, é correto afirmar que a centralidade da avaliação está no
Sobre as Universidades, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n° 9.394/1996, é correto afirmar: