“[...] criou-se o conceito de integração, que se referia à necessidade de modificar a pessoa com necessidades educacionais especiais, de forma que esta pudesse vir a se assemelhar, o mais possível, aos demais cidadãos, para então poder ser inserida, integrada, ao convívio em sociedade". (ARANHA, Maria Salete Fábio. Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos, p. 18).
A esse modelo de atenção à pessoa com deficiência chamou-se de:
Considerando a dissertação de mestrado intitulada Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, indique a alternativa abaixo que não corresponde a uma “baixa tecnologia":
Em consonância com a dissertação de mestrado intitulada Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, assinale a alternativa abaixo que indica um software destino às pessoas com deficiências visuais.
“[...] respostas que se separam das respostas corretas, mas que, longe de impedir alcançar estas últimas, pareceriam permitir os acertos posteriores." (FERREIRO, Emilia & TEBEROSKY, Ana, A psicogênese da língua escrita, p. 25).
A definição apresentada acima refere-se aos:
Os conteúdos das matérias, a ação de ensinar e a ação de aprender são alguns dos elementos constitutivos do processo didático. No entanto, compreender o processo didático como totalidade abrangente implica a descrição da alternativa:
O desenvolvimento integral de todas as crianças é uma das funções da educação. No caso da Educação Infantil, é fundamental considerar as possibilidades de aprendizagem que elas apresentam nas diferentes faixas etárias. Para que isso ocorra, faz-se necessária uma atuação que propicie o disposto na alternativa:
De acordo com o livro Avaliar para promover: as setas do caminho, assinale a alternativa que não representa uma prática mediadora de avaliação:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que o uso de recursos traz significativas contribuições para se repensar sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática à medida que:
I. Evidencia para os alunos a importância do papel da linguagem gráfica e de novas formas de representação.
II. Relativiza a importância do cálculo mecânico e da simples manipulação simbólica.
III. Permite que os alunos construam uma visão mais completa da verdadeira natureza da atividade matemática e desenvolvam atitudes positivas diante de seu estudo.
Está correto o que se afirma em:
Conforme o Relatório Delors (1996), da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, constituem-se em:
O desenvolvimento integral de todas as crianças é uma das funções da educação. Para que isso ocorra, faz-se necessária uma atuação que propicie o item descrito corretamente na alternativa:
A formação pessoal e social é um eixo de trabalho das instituições de Educação Infantil que têm como foco favorecer a construção da identidade e autonomia das crianças. Nessa perspectiva, são estabelecidos objetivos a serem alcançados na faixa etária de 0 a 5 anos. Assinale a afirmativa que não se relaciona a esse eixo de trabalho.
As grandes mudanças ocorridas na sociedade mundial, influenciadas pelo processo de globalização das relações econômicas e culturais, ampliaram, de forma considerável, o papel e o conceito de educação. Para dar resposta às demandas desse contexto, o Relatório Delors (1996), da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, argumenta que a educação deve organizar-se em torno de dispositivos descritos corretamente na alternativa:
Em relação à perspectiva libertadora de educação (Vasconcellos, 2002), está incorreta a afirmação da alternativa:
No Brasil, apesar de existirem várias experiências de escolas em período integral, na intenção de dirimir as desigualdades de acesso à educação, ao conhecimento e à cultura e melhorar o convívio social, as escolas brasileiras ainda são as que possuem o menor número de horas diárias de efetivo trabalho escolar, em comparação a escolas de outros países que oferecem tempo integral. Diante desse quadro, podem ser feitas as seguintes considerações:
I. A proposta educativa de escola de tempo integral poderá contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação e do rendimento escolar, à medida que incita os sistemas de ensino a ampliarem a sua oferta.
II. O currículo da escola de tempo integral, concebido como um projeto educativo integrado, deve prever uma jornada escolar de no mínimo 7 (sete) horas diárias.
III. Esse tipo de escola, quando voltada prioritariamente ao atendimento de populações com alto índice de vulnerabilidade social e que se concentram, não por acaso, em instituições com baixo rendimento dos alunos, poderá resolver as questões de desigualdades de acesso à educação, ao conhecimento e à cultura e melhorar o convívio social.
IV. A ampliação da jornada poderá ser organizada mediante o desenvolvimento de atividades de acompanhamento pedagógico, reforço e aprofundamento da aprendizagem, afirmação da cultura dos direitos humanos, quilombolas e afrodescendentes.
Em relação às afirmativas acima, estão corretas:
Numa concepção de educação, que tem como finalidade a formação integral do aluno, devem ser feitas as seguintes considerações: I. Seu objetivo é o desenvolvimento de todas as capacidades das pessoas e não apenas as cognitivas. II. A avaliação serve para qualificar e selecionar, desde cedo, aqueles que podem obter sucesso na carreira até a universidade. III. O ensino não está centrado em parâmetros finalistas para todos, mas nas possibilidades pessoais de cada um dos alunos. IV. A tomada de posição em relação às finalidades do ensino implica mudanças fundamentais, especialmente nos conteúdos e no sentido da avaliação. Em relação às afirmativas acima: