Celso dos S. Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias. Quais são elas?
Com base na Resolução nº 7 de 2010, assinale a alternativa correta.
No livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, Jussara Hoffmann diz que quando pede para que as pessoas representem a avaliação por meio de imagens, a configuração é clara e consistente.
Das alternativas abaixo, qual não condiz com essa configuração?
O artigo 3º da Resolução CNE/CP nº 1 de 2012, diz que a Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, fundamenta-se em alguns princípios.
Assinale a alternativa que não condiz com o enunciado acima.
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa abaixo que não condiz com os temas transversais.
A relação entre professor e aluno poderá ser benéfica, segundo Piaget, caso o professor assuma um papel:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, há uma tendência dominante na abordagem de conteúdos na educação escolar que se assenta no binômio transmissão-incorporação. Dessa forma a incorporação de conteúdos pelo aluno é:
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal do governo federal junto ao Distrito Federal, aos estados e aos municípios, buscando alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Entre os eixos centrais está a avaliação da qualidade de aprendizagem, além dele existem outros eixos de atuação, exceto:
Assinale a alternativa incorreta. A educação básica obrigatória e gratuita é organizada da seguinte forma:
Não é uma atribuição do professor do Atendimento Educacional Especializado:
Nas questões do desenvolvimento da criança, Vygotsky privilegia o ambiente social como fator fundamental à aprendizagem, onde a variação ambiental poderá determinar o desenvolvimento infantil. Em comparação a tais aspectos, Piaget considera que:
O Referencial Curricular Nacional para educação infantil desenvolveu eixos para o desenvolvimento das atividades, sendo que no eixo da Formação Pessoal e Social é desenvolvido a temática:
Segundo o Referencial Curricular Nacional para educação infantil, são atividades que podem ser adequadamente aplicadas à crianças de zero a três anos de idade, exceto:
Segundo o artigo 4º da Resolução nº 4 de 2 de outubro de 2009, para fins destas Diretrizes, considera-se público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE): I - Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial; II - Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação; III - Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade. Dos itens acima:
Segundo Dermeval Saviani e tendo por bases suas influências marxistas, a pedagogia que segue uma sistematização tradicional na transmissão de conteúdos pode perpetuar não só um sistema pedagógico desinteressante, mas que irá: