A pesquisa de marketing envolve cinco etapas, assinale a alternativa que apresenta a primeira etapa a ser realizada na sequência correta quando da realização da pesquisa de marketing:
No mercado competitivo atual, é difícil alcançar a liderança (regional ou global) sem constituir alianças com empresas locais ou multinacionais.
Qual das afirmativas abaixo NÃO descreve as características ou estruturas dessas alianças estratégicas?
Frente a mercados cada vez mais globalizados, empresas locais encontram desafios significativos. Considere o caso de uma empresa local que contava com proteção governamental e passa a atuar em um mercado mais liberalizado como consequência de um acordo de integração econômica. Com as reformas realizadas no país e a abertura do mercado, essa empresa percebe que seus métodos produtivos são ineficientes, e seus produtos, ultrapassados, seus ativos competitivos são adequados somente à realidade anterior do mercado doméstico. Assim, a pressão para globalizar suas atividades elevou-se consideravelmente.
Levando em conta as estratégias competitivas para empresas locais, a empresa apresentada é classificada como
O gerente de uma empresa deseja definir qual o número ótimo de vendedores para um determinado território cuja previsão anual de vendas é da ordem de R$ 3.000.000,00. Dados da empresa mostram que a produtividade mínima desejável por vendedor é de R$ 200.000,00, e o turnover anual de vendedores na empresa é de 20%.
Utilizando o método do potencial de vendas, o número ótimo de vendedores para a empresa é
Atualmente, o endomarketing tem desempenhado um papel muito importante em empresas e instituições. É INCORRETO afirmar que entre seus objetivos inclui-se
Na avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças — análise SWOT—, está envolvido o monitoramento dos ambientes tanto externo quanto interno.
O marketing organizacional, ou marketing institucional,
consiste em atividades empreendidas para criar, manter ou
modificar as atitudes e comportamentos do público–alvo com
relação a uma organização.
Philip Kotler; Gary Armstrong. Princípios de marketing. Rio de Janeiro:
LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1999, p. 461 (com adaptações).
Com relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos
itens.
O desenvolvimento do plano de marketing da empresa pode ser definido com base em pesquisas periódicas de opinião realizadas com públicos estratégicos, com vistas a determinar a distância entre a imagem real e a almejada.
Considerando que, atualmente, os clientes são mais independentes e tendem à valorização de serviços confiáveis e ágeis, a cada dia, demanda-se, com mais intensidade, um bom relacionamento com eles. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta quanto à estratégia que melhor desenvolve a lealdade de clientes.
São componentes do mix de mercado, EXCETO:
Assinale a alternativa que apresenta o que os vendedores fornecem aos compradores (mercado) em um sistema de Marketing:
Com relação a gestão de produto, gestão estratégica e
organizacional e gestão de conhecimento organizacional, julgue os
itens subsequentes.
Marketing direto, ou marketing individual, é uma estratégia
comercial que se contrapõe ao marketing de massa.
Com relação à ciência, tecnologia e inovação (CT&I), julgue os itens a seguir.
A Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC) mede inovações em produtos e processos, além de inovações organizacionais e de marketing.
Por meio da internet, foram criadas as redes sociais, que estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Por isso, as organizações estão dando mais ênfase ao mundo tecnológico, passando a utilizar as redes sociais como ferramenta de trabalho. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o conceito de rede social.
Os consumidores sabem que devem esperar variações na prestação de serviços de um prestador para o outro. Até mesmo por parte do mesmo prestador há variações nas prestações de serviços, afinal, uma das características dos serviços é a heterogeneidade.
A diferença entre os níveis de serviço desejado pelo consumidor e aquele que ele considera adequado é denominada
Marketing é um processo social pelo qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a ____I____ de oferta e ____II____ negociação de produtos e ____III____ de ____IV____ com os outros. Os termos que completam corretamente as lacunas estão indicados em: