É correto afirmar que o objetivo da gestão do relacionamento com o cliente é
Os padrões de consumo são moldados de acordo com as características dos consumidores, ou seja, de acordo com a idade e o sexo. É importante considerar transições ou mudanças na vida das pessoas, quando se faz necessário conhecer os clientes. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta características relacionadas ao fator pessoal.
Além de atrair e reter os consumidores, uma boa gestão pode aumentar a participação das compras, no curto prazo, em cada uma de suas categorias de produto.
Uma ação para aumentar essa participação do cliente é
Uma empresa possui um novo produto para o qual o mercado tem tamanho limitado. Além disso, grande parte dos consumidores conhece o produto e está disposta a pagar um preço alto por ele, e a concorrência potencial não é significativa.
Limitado a trabalhar apenas com as variáveis preço e promoção, o gerente de marketing dessa empresa deve lançar o novo produto utilizando a estratégia de
Uma indústria que adotou, no último ano, um sistema de distribuição por multicanais percebe que vem perdendo o controle dos processos mercadológicos, principalmente em relação à exposição dos seus produtos nas gôndolas dos canais e ao volume baixo de vendas dos seus intermediários.
Ela pode precaver-se dessa desvantagem utilizando ferramentas de
O gerente de marketing queria testar os produtos de consumo da empresa no mercado. Para tanto, ofereceu o produto a um grupo determinado de consumidores. Uma semana depois, ofereceu o produto novamente a um preço pouco mais baixo que o normal. Repetiu o mesmo procedimento por mais cinco semanas e registrou quantos clientes selecionaram novamente o produto da empresa e o nível de satisfação desses clientes.
Esse método de teste de produto de consumo no mercado é denominado
Correlacione a COLUNA I com sua respectiva classificação na COLUNA II.

Assinale a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA.
Em relação à definição de Customer Relationship Management (CRM), assinale a alternativa correta.
Tendo em vista que o investimento em marketing de relacionamento distingue-se por níveis, é correto afirmar que o nível
Para se segmentar um mercado o profissional de marketing segue alguns passos, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta desses passos:
Sobre o objetivo de conquistar novos clientes e fidelizar os já
existentes, leia o fragmento a seguir.
“O Customer Relationship Management ou Gerenciamento de
Relacionamento com o Cliente abrange, na generalidade, três
grandes áreas: automatização da gestão de _____,
automatização da gestão _____, dos canais e da força de _____ e
a gestão dos serviços ao _____.”
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do
fragmento acima.
Distinguem-se três estágios pelos quais a atividade de marketing pode passar, a saber:
O conjunto de todos os produtos e itens que uma empresa coloca à disposição de seus consumidores é a defini- ção de mix de
Ao assumir a gestão de marketing de uma organização, Paulo, um profissional de marketing, observou que as estratégias eram idênticas para todos os clientes e consumidores. "Isso está errado", disse ele em reunião com a alta direção. "Nem todos os compradores possuem as mesmas necessidades e respondem de modo semelhante às ações de marketing. Precisamos estudá-los melhor e dividir o mercado em grupos distintos para avaliar quais merecem maior atenção e quais estratégias são mais adequadas para cada um deles". Para justificar as recomendações, Paulo utilizou, dentre os conceitos do planejamento em marketing, a análise
Na análise das estratégias da atratividade e da condição de sustentação de longo prazo em um dado mercado ou segmento, os administradores de marketing podem se valer do Modelo das 5 Forças de Porter. Apresenta corretamente algumas das variáveis (Forças) consideradas neste modelo: