De acordo com Chiavenato(2011), assinale a opção que apresenta
uma das vantagens da utilização do BENCHMARKING.
Uma das políticas administrativas atuais mais celebradas pelas corporações é a chamada Responsabilidade Social e Corporativa (RSC), segundo o qual as organizações devem levar em conta as necessidades sociais como um todo e incluí-las no planejamento da empresa. Para atender a essa política, uma organização procurou minimizar as margens (mark ups) de produtos destinados ao público de baixa renda e fazer investimentos volumosos em ações de cunho social e ambiental. Com base nessas políticas sociais, assinale a alternativa que define, corretamente, a ação da empresa com RSC.
O endomarketing visa a manter todos os integrantes da
organização plenamente informados sobre a sua cultura,
política, objetivos e diretrizes. Sobre o assunto, marque V
para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Visando à educação e à cultura organizacional,
projetos de endomarketing têm que valorizar o ser
humano e melhorar o grau de comprometimento das
pessoas.
( ) Os projetos de endomarketing são essencialmente
sistêmicos.
( ) Os projetos de endomarketing ganharam força, pois
diminuem os custos com propaganda e publicidade.
( ) Endomarketing é a tarefa bem–sucedida de
contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que
desejam atender bem aos consumidores.
( ) Atitudes de endomarketing são decisões da alta
direção da empresa, no sentido de proporcionar um
maior e melhor nível de informação aos acionistas e
de integrá–los ao mercado externo.
Uma empresa moderna caracteriza–se por uma organização complexa, e esse tipo de organização requer uma interdependência estreita entre seus setores, entre todas as suas atividades e operações. Essa interdependência ou a coesão interna é fator essencial para sua eficiência. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.
I. O endomarketing possui uma importância estratégica dentro das organizações, pois motiva, incentiva o bom relacionamento e gera comprometimento.
II. Os pioneiros no desenvolvimento de projetos de endomarketing foram os ingleses, logo após a Revolução Industrial, uma vez que precisavam “vender” a ideia industrial para uma mão de obra ainda rural.
III. O endomarketing, hoje, é visto como um meio de diminuir o isolamento departamental.
IV. Deve–se partir da premissa de que o público–alvo dos processos gerenciais de endomarketing e, por conseguinte, dos seus programas, são os parceiros externos, pois esses precisam ser conquistados e retidos com serviços e produtos de qualidade.
É correto o que se afirma em
Objetivando preparar o Planejamento Estratégico de Marketing da empresa para os próximos dois anos, João Alberto reuniu todo o pessoal envolvido em todas as atividades mercadológicas de sua empresa em um hotel fazenda durante um final de semana. Nessa “reunião” totalmente descontraída, foram discutidos amenidades e casos engraçados dos funcionários, mas também perspectivas comerciais para os próximos anos e que ideias e estratégias de Marketing a empresa deveria seguir. Técnicas de reunião foram adotadas para se certificar de que todos participassem com o maior número de sugestões possível, que não houvesse críticas, tampouco constrangimento, e que os participantes da reunião se sentissem o mais à vontade possível. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a técnica correspondente a essa reunião de preparação para o Planejamento de Marketing.
A ideia de sustentabilidade vem ganhando espaço em nossos dias em todos os setores da vida. No espaço organizacional, fala-se de um novo paradigma para as empresas, que leve em conta as preocupações ambientais. Certamente, a área do Marketing está sendo afetada por essa nova visão de mundo. Apresenta um efeito da noção de sustentabilidade sobre o Marketing:
Quando uma organização contrata uma auditoria em marketing, significa que quer
O modelo do Ciclo de Vida do Produto é comumente utilizado nas análises da administração de marketing. Ele enfrenta, porém, diversas críticas em relação à sua adequação para interpretar a dinâmica do mercado e do seu uso como ferramenta estratégica.
NÃO pode ser considerada uma crítica a este modelo:
Precisamos tentar manter todos os nossos clientes, de ano para ano." No livro Mitos do Marketing que estão matando seus negócios, os autores Kevin Clancy e Robert S. Shulman dizem que a frase entre aspas expressa um equívoco.
Esta frase está errada porque o que importa
É recomendável se valer de um modelo exploratório de pesquisa quando
A classificação da população pelo critério socioeconômico é amplamente utilizada na definição de estratégias de marketing. Sobre aspectos relacionados a esta classificação, é correto afirmar que
Lucas está analisando o grau de fidelidade de sua base de clientes. Representa um índice relevante para análise do grau de fidelidade da base de clientes:
Um dos conceitos centrais à administração de marketing é gestão do valor para o cliente. De acordo com a Teoria do Marketing, "valor" é a
O varejo é uma área de intensa evolução nos últimos anos. É uma tendência relevante para o futuro do setor,
Uma das atividades mais disseminadas no mercado é o telemarketing, ou o esforço de contatar clientes e consumidores, atendê-los ou realizar vendas por meio do telefone. Pelo ponto de vista da gestão do composto de marketing, o motivo que justifica a utilização dessa atividade é