Um gerente avaliou os resultados do último treinamento comportamental de sua Universidade em três níveis distintos: (i) da organização, (ii) dos recursos humanos e, (iii) das tarefas e operações.
Para tanto, ele teve de considerar, respectivamente, os seguintes resultados:
O chefe de um departamento formou um grupo de trabalho com cinco participantes, que não se conheciam, para elaborar um novo sistema de matrícula na universidade. Depois de quatro meses de trabalho, desenvolveram-se relacionamentos mais próximos entre os membros do grupo, que passaram a demonstrar coesão, forte senso de identidade e de camaradagem.
Se for avaliado o processo evolutivo desse grupo, será constatado que ele se encontra em um estágio de desenvolvimento caracterizado como
Uma vez que a empresa busca novos empregados no mercado de trabalho e já realizou tarefas de recrutamento, torna-se necessário selecionar os candidatos adequados. Testes psicométricos são utilizados em atividades de seleção para cargos mais complexos, como o de gerente ou de diretor, e uma das formas de se medirem aptidões é usar a teoria multifatorial de Thurstone. Segundo essa abordagem, a estrutura mental das pessoas é constituída por fatores que são responsáveis, cada qual, por uma determinada aptidão.
A capacidade de concentrar a atenção e ter facilidade em tratar de detalhes está associada à aptidão
O ponto de partida para entender o comportamento humano no local de trabalho é compreender o relacionamento entre indivíduos nas organizações e a natureza das diferenças individuais. As diferenças individuais são características que variam de pessoa para pessoa e, normalmente, podem ser
O processo de treinamento e ajuda a desenvolver habilidades importantes, tanto para as organizações como para os trabalhadores. Por isso a importância de uma política corporativa de desenvolvimento de pessoas, com a função de
As necessidades de desenvolvimento de recursos humanos e educação corporativa surgem nas empresas como uma maneira de os gestores repassarem algumas responsabilidades e funções mais complexas para as equipes. A educação corporativa traz muitos benefícios para as organizações a curto e a longo prazo. São benefícios da educação corporativa, EXCETO:
Acerca de gestão de pessoas, julgue o item seguinte.
A satisfação no trabalho é fator determinante do sucesso organizacional.
O século XXI tem trazido grandes desafios para as organizações, notadamente para suas áreas de Gestão de Pessoas. O conceito de Gestão Estratégica de Pessoas, utilizado de forma quase generalizada por organizações de diversos portes, traz, em si, comportamentos quase obrigatórios e que seriam inimagináveis em boa parte do século passado. Nas alternativas, há uma em que a atitude quanto ao tratamento do ser humano organizacional é tipicamente do século XX. Assinale-a.
A Gestão por competência tem sido um forte elemento de estratégia e orientação dos modelos de Avaliação de Desempenho. Sobre Gestão de Pessoas por Competência, assinale a alternativa incorreta.
Em um órgão público, um funcionário do setor de TI foi promovido ao cargo de gerente - um cargo de nível tático.
Em um cargo desse nível, o funcionário necessitará, preponderantemente, para seu bom desempenho, de habilidades do tipo:
Com relação à gestão de pessoas, à gestão de qualidade, à gestão de projetos e à gestão de processos, julgue o item. A equidade é uma característica importante do equilíbrio no clima organizacional, que recomenda condições iguais de trabalho e remuneração para os níveis operacionais da empresa.
Com relação à gestão de pessoas, à gestão de qualidade, à gestão de projetos e à gestão de processos, julgue o item. A dinâmica de avaliação de desempenho está fundamentada em parâmetros ou pontos de referência para a execução de determinado trabalho.
No que se refere aos diferentes enfoques da administração, julgue o item. Se determinada pessoa manifesta habilidade para compreender e trabalhar com outras pessoas, tal habilidade é denominada de inteligência subjetiva.
No âmbito organizacional, constatam-se diversos tipos de conflitos recorrentes nas equipes de trabalho. Na mediação destes conflitos, faz- se necessária levar em consideração a sua classificação. A partir da consideração do tipo substantivo, que resposta melhor atende sua especificação?
A mudança é uma característica essencial do processo de criatividade e de inovação das organizações. Ela pode ocorrer sem o desejo do administrador e envolve vários fatores como transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade.
Sobre o processo de mudança, é possível afirmar que a etapa do Recongelamento se define como: