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Os principais métodos de avaliação de desempenho são: das escalas gráficas, da escolha forçada, da pesquisa de campo, dos incidentes críticos e mistos. O que avalia o desempenho com base em entrevistas com o superior, levantando-se causas, origens e motivos de tal desempenho por meio da análise de fatos e situações, é o método

Para a criação de equipes eficazes, é preciso que se considerem variáveis de contexto, de composição e de processos da equipe.
É uma variável de composição da equipe, fortemente relacionada ao seu desempenho:

A rotatividade de pessoal afeta quase todos os processos da área de recursos humanos. A rotatividade também implica diversos custos de reposição de mão de obra, que devem ser levados em conta no processo de planejamento de recursos humanos.
Representam custos de reposição de mão de obra, em função da rotatividade:

Em uma organização, o método de avaliação de desempenho consiste em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação do cargo (tais como assiduidade, cooperação, responsabilidade), e nas colunas estão os graus de avaliação, com escala de fraco a ótimo.
Esse tipo de método tradicional de avaliação de desempenho e uma de suas principais vantagens são, respectivamente:

O instrumento de pesquisa qualitativa que se baseia em um protocolo inicial formado por um conjunto de perguntas ou temas que pode ser adaptado ao longo do processo de coleta de dados, conforme o interesse do(a) pesquisador(a), é chamado de

Sobre o conjunto de etapas que corresponde ao processo de treinamento, analise as afirmativas.


I. Na etapa de levantamento das necessidades de treinamento num cenário reativo, diante de situações desfavoráveis, busca-se solução imediata focando em sanar o problema diagnosticado.
II. A etapa de programação de treinamento consiste em analisar e coordenar as ações consideradas prioritárias e necessárias para serem implementadas em módulos de aprendizagem, conforme previamente planejado.
III. Na etapa de implementação e execução de um treinamento, o preparo técnico de quem o conduzirá é indiferente na relação da qualidade de aplicação do programa.
IV. Quanto à eficácia de um treinamento aferida na etapa de avaliação dos resultados, a reação corresponde a um tipo de avaliação que procura medir, principalmente, se os participantes do programa de treinamento mudaram seu comportamento.


Estão corretas as afirmativas

Leia as afirmativas abaixo acerca de relacionamento interpessoal, e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Quando o relacionamento interpessoal se torna harmonioso e prazeroso, permite que o trabalho seja realizado de forma cooperativa, em equipe, com integração de esforços, conhecimentos e experiências para que exista uma verdadeira sinergia.

( ) As relações intrapessoais se desenvolvem a partir da interação, entre uma pessoa e outra, não sendo um processo solitário.

( ) O exercício da habilidade interpessoal se dá conhecendo, analisando e distinguindo sentimentos (intenções, motivações, estados de ânimo) pertencentes ao outro e controlando sua reação em função destes sentimentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

O trabalho em equipe é benéfico e vantajoso tanto para o serviço público quanto para o servidor, e a colaboração e cooperação são os principais benefícios desse tipo de trabalho. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta fatores positivos do relacionamento no serviço público.

Assinale a alternativa que apresenta um conceito de administração de pessoas nas organizações.

O desenvolvimento organizacional é um conjunto de intervenções planejadas de mudança construído sobre valores humanísticos e democráticos que procuram incrementar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários. Assinale a alternativa que é uma característica do desenvolvimento organizacional.

Em relação às unidades organizacionais de linha e as de assessoria, complete o texto abaixo.

 

“As unidades organizacionais de linha têm ação de ___________, enquanto as unidades organizacionais de assessoria não têm _________ de comando, pois apenas _______________ as unidades de linha no _____________ de suas atividades.”

 

As palavras que completam corretamente as lacunas são, respectivamente:

As necessidades de recursos humanos dependem dos objetivos, das estratégias da organização, da demanda dos produtos ou serviços e de seus níveis de produtividade. Depois de estimar a receita total, a administração deverá estimar a quantidade de e o tipo de recursos humanos necessários para obter essa receita. O planejamento estratégico de recursos humanos é uma das ferramentas mais importantes das organizações, pois as pessoas é que fazem a diferença, ou seja, é simplesmente impossível para qualquer empresa atingir seus objetivos sem pessoas eficazes. Uma das estratégias de recursos humanos é a de investimento na integração dos colaboradores. Essa estratégia também visa:

A respeito da gestão de pessoas no Setor Público, julgue o item  

Na Administração Pública, a relação de emprego costuma ser marcada pela estabilidade e, consequentemente, pela rigidez na demissão, as ações e os projetos sofrem grande impacto das normas, qualquer forma de atuação está restrita ao determinado por elas, e prevalece uma rigidez nos procedimentos, além da grande dificuldade em se mensurar o desempenho, devido à influência política.

A respeito da gestão por competências, julgue o item  

A gestão por competências envolve os seguintes passos: definir os objetivos estratégicos da organização; identificar as competências necessárias ao alcance desses objetivos; mapear as competências internas, isto é, aquelas que a organização já possui; e comparar as competências necessárias com as atuais a fim de identificar as lacunas a serem preenchidas.

Acerca da gestão de pessoas, julgue o item

De acordo com a teoria do equilíbrio organizacional, a utilidade das contribuições representa o valor dos alicientes que a organização presta a seus participantes.

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