A avaliação de desempenho é um processo conduzido de diferentes formas, nas diversas organizações. Um dos aspectos mais importantes nesse processo é definir quem conduzirá a avaliação de desempenho. Por vezes, esse processo é centralizado na área de recursos humanos, que assume total responsabilidade por sua realização.
Entre as desvantagens da centralização da avaliação de desempenho na área de recursos humanos, pode-se apontar:
Pode-se dizer que um conflito é uma situação em que duas pessoas ou partes não concordam com uma opinião comum. Em outras palavras, o conflito surge principalmente por causa das diferenças de opiniões ou perspectivas. Uma das técnicas para gestão de conflitos é a mediação, que se pauta pelos seguintes princípios:
1) Escute separadamente ambos os lados, antes de tomar uma atitude.
2) Identifique se há interesses externos por trás das posições de cada lado.
3) Procure sempre por alternativas ganha-ganha.
4) Mantenha ambas as partes focadas e respeitosas.
5) Impeça que qualquer parte sinta que está perdendo voz na empresa.
6) Tenha sempre por escrito os acordos que são feitos.
Estão corretos:
Para garantir a organização dos materiais de escritório é relevante:
1. Utilizar porta-objetos para guardar materiais em locais visíveis e conhecidos.
2. Manter o ambiente limpo.
3. Retirar materiais que não são mais usados.
4. Acumular materiais de escritório misturados em grandes caixas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
Julgue o item
Entre as políticas de relações trabalhistas, a participativa caracteriza‐se pelas negociações conduzidas e resolvidas diretamente entre a cúpula da organização, os sindicatos e o governo, coadjuvados pelos trabalhadores e supervisores
A respeito da gestão de pessoas no Setor Público, julgue o item
As dificuldades inerentes à gestão de pessoas no serviço público seriam: ambiguidade das prioridades; caráter mutável; brevidade dos ciclos políticos; reticência para medir e avaliar; o peso imenso da inércia; as numerosas limitações legais; e, principalmente, as restrições intangíveis de natureza cultural.
A respeito da gestão por competências, julgue o item
Os processos para desenvolver pessoas envolvem treinamento e desenvolvimento de pessoas, gestão do conhecimento, gestão de competências, aprendizagem corporativa, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação e consonância.
Acerca da gestão de pessoas, julgue o item
A gestão de pessoas tem como um dos seus objetivos aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no trabalho.
A respeito da gestão de pessoas, julgue o item
A articulação entre a estratégia empresarial e as pessoas que compõem as organizações exige uma troca mútua de competências
A respeito da gestão de pessoas, julgue o item
O treinamento profissionalizante é destinado à capacitação das pessoas que estão entrando no mercado de trabalho.
Em relação à postura profissional e às relações interpessoais, julgue o item
Pessoas com um estilo agressivo tendem a dominar os outros e a ignorar e a desvalorizar o que fazem.
No que diz respeito à centralização, à descentralização, à concentração, à desconcentração, à organização administrativa da União e à administração direta e indireta, julgue o item
São características da descentralização territorial a delimitação geográfica e a capacidade administrativa genérica.
Acerca da gestão de pessoas nas organizações e de sua relação com outros sistemas da organização, julgue o item
A gestão de pessoas deve combinar os objetivos individuais de sustentabilidade e de lucratividade com os objetivos organizacionais de ganhos, de benefícios, de satisfação e de respeito.
É necessário medir com precisão o desempenho dos funcionários. Dessa forma, é possível apontar ao funcionário os quesitos em que ele pode melhorar. Em uma empresa, ao final do ano, o gerente apresentou à direção a avaliação do desempenho dos seus subordinados. Esses funcionários foram avaliados com base na taxa de abstenção, no número de reclamações de clientes e na quantidade de vendas.
Nesse caso, foram utilizadas medidas de desempenho