Saber se relacionar significa abrir portas para oportunidades tanto pessoais quanto profissionais. Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa correta
Os profissionais que conseguem se relacionar com outros profissionais no seu ambiente de trabalho, entendendo suas demandas e suas expectativas, bem como suas dificuldades são pessoas possuidoras de competência
A inteligência emocional é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação, sobretudo no ambiente de trabalho. No que se refere aos componentes da inteligência emocional, assinale a alternativa correta.
A cognição social é um aspecto da consciência interpessoal que representa a capacidade de conhecer como o mundo social funciona. O profissional que possui essa habilidade pode perceber, em seu ambiente de trabalho, quais as correntes de interesses implícitas na organização, atuando dentro da instituição com bom desempenho como um agente:
Manter a etiqueta no trabalho evita constrangimentos e demonstra profissionalismo e ética. Os comportamentos abaixo caracterizam o comportamento esperado no ambiente profissional, exceto:
A capacidade de comunicação é algo inerente à condição humana. Entretanto, saber se expressar ainda é um desafio para grande parte das pessoas. No ambiente de trabalho, a boa comunicação interpessoal pode ser a chave para o sucesso das equipes. A respeito do tema, analise as afirmativas a seguir:
Assinale
Analise com atenção as seguintes características:
I – Ética Profissional
II – Comprometimento
III – Capacidade de Trabalhar em Equipe
IV - Responsabilidade
A alternativa que traz, de forma CORRETA e COMPLETA, todas as características que contribuem para uma boa postura de atendimento ao público e tratamento interpessoal é:
Acerca de organização, julgue:
A organização formal emerge, espontânea e naturalmente, no meio das pessoas que ocupam posições na organização informal e a partir dos relacionamentos interpessoais como ocupantes de
cargos.
As mensagens não verbais contribuem para melhorar o relacionamento interpessoal. Ao buscar transmitir mensagens positivas, o emissor pode causar melhor impressão. Por outro lado, a emissão de uma mensagem não verbal negativa pode comprometer o relacionamento interpessoal. Diante de um conjunto de expressões não verbais, considera-se expressão negativa:
O adequado desempenho da função controle depende de sistemas de controle organizacional eficazes.
Sistemas de controle eficazes devem atender a alguns critérios gerais, tais como, entre outros:
Em relação à postura profissional e às relações interpessoais, julgue o item
Os valores individuais guiam as pessoas na separação entre o certo e o errado de cada situação
No que diz respeito à centralização, à descentralização, à concentração, à desconcentração, à organização administrativa da União e à administração direta e indireta, julgue o item
A administração pública direta é composta por órgãos, autarquias e fundações públicas.
Empatia é a competência de se colocar no lugar de outra pessoa, O que só ocorre se o profissional desenvolver a habilidade de escuta, que consiste na verdadeira predisposição de ouvir e de compreender a visão de mundo do outro.
A escritora Eliana Brum afirma que para desenvolver a capacidade de escuta é necessário:
Um requisito ou habilidade relevante que deve estar presente na atuação do servidor no desempenho da função de atendimento é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias. Trata-se da habilidade pessoal denominada