Na Educação Física escolar, os conteúdos podem
ser divididos em três dimensões, para que se possam
alcançar os objetivos educacionais. Eles se referem ao
que se deve saber, ao que se deve saber fazer e a como
se deve fazer.
Essas dimensões são, respectivamente,
A perspectiva da Educação Física escolar que tem como objetivo contribuir para a afirmação dos interesses das classes populares à medida que desenvolve uma reflexão pedagógica sobre valores como solidariedade, substituindo o individualismo pela cooperação, sobretudo enfatizando a liberdade de expressão dos sentimentos, negando a dominação e submissão do homem pelo homem, é a perspectiva
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Educação Física para o Ensino Fundamental, são critérios para a seleção dos conteúdos dessa disciplina:
O rolamento simples, usado no aprendizado da ginástica
artística (olímpica), é um exercício que melhora a flexibilidade
e agilidade do corpo.
Esse rolamento é também denominado
A técnica do futsal fundamenta aquilo que o atleta faz individualmente
dentro do jogo.
Dentre os fundamentos do futsal, tem-se:
Os jogos populares são manifestações espontâneas e
transmitidos de geração a geração, atuando também,
como apoio para atividades educacionais. Dentre esses
jogos, podemos citar a queimada, amplamente praticada
nas escolas durante as aulas de Educação Física.
Esse jogo tem como característica o desenvolvimento,
principalmente, das seguintes capacidades socioorganizacionais:
A dança pode ser vivenciada em quatro momentos, a saber: o momento de fazer a dança; o momento de conhecer a dança; o momento de interpretar a dança, no qual se vivenciará a construção das figuras coreográficas e sua composição; e o momento de apreciar a dança, que é o momento de revisão crítica do que fora construído em vias de se reconstruir novas formas e novas possibilidades de se dançar. Nesse sentido, quando os alunos afirmam que gostam de funk, que ouvem e dançam hip hop, que sabem cantar samba, que vão às baladas de música tecno, etc, eles estão dizendo, dentre outras coisas, que
Marcellino denuncia o furto do lúdico no processo escolar. O autor entende que é possível, dentro do ambiente da escola, recuperar e conviver com o lúdico, mas é fundamental que se saiba quem é o educando, pois não há uma única criança a ser educada, mas várias delas, com formações morais diferenciadas, pertencentes a classes sociais distintas, com interesses particulares conflitantes. O direito ao lúdico encontra-se em plena conformidade com a
Para Marcellino, a incorporação do prazer dentro do processo educacional não significa a renúncia do esforço, da disciplina e da concentração. Até porque, parafraseando Rubem Alves, é justamente quando o prazer está ausente que a ameaça se torna necessária... é só do prazer que surge a disciplina e a vontade de aprender. Pensando no princípio da inclusão, a Educação poderá ser concebida como
A baixa frequência de conteúdos da Ginástica Artística e da Ginástica Rítmica nas escolas não se deve apenas à falta de condições físicas para o seu desenvolvimento, mas, fundamentalmente, à (ao)
A padronização dos modelos de beleza, desempenho, saúde e alimentação imposta pela sociedade de consumo contribui para a cristalização de conceitos e comportamentos estereotipados e alienados, tornando a discussão, a reflexão e a relativização de conceitos e valores uma permanente necessidade (Parâmetros Curriculares Nacionais, p. 82). Nesse sentido, a Educação Física pode e deve abrir um espaço de reflexão no ambiente escolar a partir do processo de ensino e de aprendizagem que lhe é inerente. Tal processo está ancorado, simultaneamente, em três componentes:
Valter Bracht argumenta não ser possível fundamentar, do ponto de vista epistemológico, a Educação Física enquanto ciência. Nesse contexto de análise, o autor aponta para uma compreensão de Educação Física por ele definida como uma prática
É fundamental para o processo de ensino-aprendizagem em Dança a estruturação de conteúdos dessa linguagem em parâmetros de movimento (corpo, espaço, forma, movimento, ritmo, intensidade). Relacione as atividades apresentadas na coluna da esquerda com os elementos de movimentos indicados na coluna da direita.
Entender como o movimento se processa é fundamental para que o professor possa auxiliar o aluno na aprendizagem da dança. Todo movimento voluntário envolve um elemento de consciência perceptiva que resulta de algum tipo de estímulo sensorial, cujo processo de organização de novas informações irá se ajustar a partir daquelas já armazenadas, o que levará a um ato manifesto ou desempenho motor. Na perspectiva dessa citação, afirma-se que o processo perceptivo-motor é formado por uma determinada sequência de etapas, ordenadas da seguinte forma:
A preparação de dançarinos virtuosos para a montagem de espetáculos para a Corte, a criação da Academia Real de Dança, a organização de uma escola de movimentos com passos e posições codificados por Pierre Beauchamps definiram as bases do academismo da dança. As referências de movimentos predeterminados e técnicas de movimento que perduram até os dias de hoje servem de base para várias modalidades de dança. Nessa perspectiva, é um fator determinante na composição da dança clássica o fato de o