Um dos objetivos de uma atividade de recreação é favorecer, pelo movimento, o processo consciente de exteriorização das ideias, sentimentos e emoções dos participantes. Esse objetivo é mais facilmente atingido por meio de atividades de
Para que uma atividade recreativa tenha eficácia e sucesso, a condição mais importante é que ela seja
Em anatomia, olécrano ou olecrânio é um termo que se refere a um acidente ósseo localizado
Quando um professor faz avaliação física em seus alunos e verifica o grau de esforço com que é realizada uma atividade física ele está medindo
Considerando que, em cada uma das opções abaixo, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, assinale a opção que apresenta uma situação que exemplifica a concepção defendida no texto.
Considerando que, para o movimento humano assumir o caráter de linguagem, ele não pode ser limitado a um fenômeno físico, devendo ser compreendido como um comportamento, uma postura, uma presença e uma intencionalidade, assinale a opção correta.
A partir do início da década de 80 do século passado, pode-se perceber o paulatino rompimento de modelos de concepção pedagógica na área de educação física. Entre as concepções que buscaram esse rompimento, inclui-se a voltada à
São exemplos de músculos localizados nos membros superiores e inferiores, respectivamente:
No sistema nervoso central, a sequência normal do processamento das informações, é
A associação de vários músculos para a realização de um gesto ou função denomina-se
A coluna vertebral é uma estrutura anatômica extremamente importante no corpo humano. Ela apresenta curvas fisiológicas normais, no sentido céfalo caudal, denominadas
Um dos cuidados que deve ser tomado durante e após a realização das atividades físicas é a reposição hídrica, porque a água
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são citados, dentre outros, os seguintes temas transversais que devem ser trabalhados nas aulas de Educação Física:
O entendimento de que os conteúdos são realidades
exteriores aos alunos, que não são fechados e refratários
às realidades sociais, faz com que se saiba que não basta
que os conteúdos sejam apenas ensinados, ainda que
bem ensinados. É preciso que os conteúdos se liguem, de
forma indissociável, à sua significação humana e social.
Essa explicação põe em destaque qual princípio curricular
para o processo de seleção de conteúdos de ensino?