Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3160 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Na iniciação de esportes coletivos, o professor de Educação Física escolar deve considerar o conjunto de objetivos, o planejamento de estratégias de ações educativas nas aulas, meios de intervenção pedagógica, sistema de avaliação do progresso dos alunos e integração de três dimensões de conteúdos pautados no saber conhecer, saber fazer, e saber ser.
Há muitas dificuldades relacionadas a conflitos de objetivos entre os alunos, seus pais e professores, como, por exemplo, a pressão psicológica exercida externamente, a especialização prematura em habilidades motoras envolvidas em jogos, a qual resulta na busca excessiva da plenitude atlética e no envolvimento precoce em competições.
A iniciação esportiva deve ser considerada uma etapa no processo de formação integral humana, não sendo o desempenho esportivo um fim em si mesmo. O esporte dever ser utilizado para desenvolver valores humanos.

Considerando as ideias centrais desenvolvidas no texto acima, redija um texto dissertativo sobre a iniciação esportiva no contexto da Educação Física escolar. Em seu texto, aborde as principais características dos conteúdos a ser aprendidos relacionados ao saber conhecer, saber fazer e saber ser.

A teoria pedagógica que tem como intenção a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo e entende o conhecer como uma ação que implica esquemas de assimilação e acomodação, num processo de constante reorganização, é a

O futebol é uma manifestação cultural dos nossos tempos.
Faz-se necessário conhecer suas origens no mundo e no Brasil, além de sua importância na construção da cultura brasileira, dos diferentes objetivos em jogar bola, de saber como se relacionar com companheiros e adversários nas partidas e observar a presença do futebol nas artes.
Nesse contexto, o conteúdo futebol está sendo tratado na perspectiva

Visões abstratas e irreais que homogeneizam e igualam os alunos condicionam variados entendimentos equivocados de educação, ensino e aprendizagem.
Deve(m )-se considerar na avaliação em que o patrimônio cultural se expressa nas possibilidades corporais, no acervo de conhecimentos sobre a cultura corporal, na possibilidade de reconhecimento dos avanços e das dificuldades dos alunos, dentro do processo de ensino e aprendizagem,

Em uma aula de Educação Física para o 6° ano, o professor desenvolve a seguinte atividade: “Sentar em grupo”. Os alunos devem fazer um círculo, voltados para o centro. Posteriormente, devem girar o corpo para a esquerda, de forma que fiquem de frente para as costas do colega à frente, continuando em círculo. Cada aluno deverá então juntar a ponta dos pés nos calcanhares do colega à sua frente, colocando as mãos na cintura dele. Logo após, deverão sentar-se lentamente no joelho do colega de trás, sem perder o equilíbrio.
Os alunos devem comunicar-se entre si, caso alguém perca o equilíbrio. O objetivo é alcançado quando todos os alunos conseguem sentar-se no joelho do colega, mantendo o equilíbrio.
O jogo descrito acima aplica-se quando o objetivo a ser atingido é

No voleibol, os movimentos realizados em conjunto pelos jogadores de uma equipe para marcar pontos ou se defender do ataque da equipe adversária são denominados

Nos anos 1990, em função dos muitos benefícios para a aptidão física e para a saúde, pessoas de diferentes faixas etárias passaram a envolver-se no treinamento com pesos, que começou a ser adotado também como atividade recreativa tanto para crianças quanto para os idosos. Considerando o texto acima, em relação ao treinamento da força, considere as afirmativas a seguir. I - O aumento da força acontece em razão de dois fatores principais: neurais e anatômicos.
II - Durante as primeiras semanas do treinamento, a força aumenta principalmente em consequência do aprendizado do exercício.
III - Ao participar de um programa de treinamento com pesos igual ao do homem, o ritmo de ganho de força da mulher não é igual ao do homem.
Está correto APENAS o que se afirma em



Considerando o que foi estabelecido pela lei, em relação à Educação Física no currículo escolar, elabore um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos:

a) avanço decorrente da inclusão da Educação Física como conteúdo curricular obrigatório;

b) “retrocesso” decorrente da facultabilidade da adesão à prática da Educação Física.

Em uma aula de Educação Física, o professor é um ex-atleta e enfatiza a prática, considerando que não é necessário dominar os conhecimentos teóricos.
A concepção utilizada nessa aula caracteriza-se como

A atividade física acompanha a espécie humana desde os tempos mais remotos. Atualmente, com as novas tecnologias, somos capazes de passar dias, semanas e meses sem realizar grandes esforços físicos. Em nenhum outro momento da história da humanidade, a atividade física esteve tão relacionada à saúde.
Nessa perspectiva, considere as afirmativas abaixo sobre o papel da atividade física na Educação Física escolar.
I - As aulas de Educação Física devem oportunizar a todos os alunos o prazer e o conhecimento, de tal modo que todos tenham vontade de continuar a praticar atividade física.
II - As aulas de Educação Física devem contribuir para a diminuição do sedentarismo e da ocorrência da obesidade.
III - As aulas de Educação Física são capazes de promover mudanças signifi cativas no estilo de vida do aluno.
Está correto o que se afirma em

Em relação ao trabalho na Educação Física, a partir de uma concepção construtivista, considere as afirmativas abaixo. I - O objetivo é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo.
II - A defi nição dos objetivos e conteúdos deve ser feita em conjunto com os alunos.
III - Na avaliação dos alunos, deve-se privilegiar a técnica.
Está correto o que se afirma em

As fases de aquisição dos fundamentos do futsal caracterizam-se pelo emprego de métodos e estratégias especiais de ensino para as diferentes faixas etárias.
Na faixa de 6 a 9 anos de idade, deve-se trabalhar de forma

Em relação à atividade física e saúde, a função cardiorrespiratória obtém ganhos através da prática das atividades aeróbicas, exercícios que incluem grandes atividades musculares dinâmicas, como caminhada, corrida, natação, ciclismo e remo. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), a faixa ideal de intensidade dessas atividades associadas a ganhos no VO2 máx. é de, aproximadamente,

Com relação às modificações fisiológicas decorrentes do treinamento aeróbio, três alterações cardiológicas normais podem ser identificadas. São elas: frequência cardíaca menor em repouso, consumo máximo de oxigênio maior e

Para verificar a condição de alongamento dos músculos posteriores do tronco e dos membros inferiores, o professor de Educação Física pode utilizar o teste de

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282