Na iniciação de esportes coletivos, o professor de Educação Física escolar
deve considerar o conjunto de objetivos, o planejamento de estratégias de
ações educativas nas aulas, meios de intervenção pedagógica, sistema
de avaliação do progresso dos alunos e integração de três dimensões de
conteúdos pautados no saber conhecer, saber fazer, e saber ser.
Há muitas dificuldades relacionadas a conflitos de objetivos entre os
alunos, seus pais e professores, como, por exemplo, a pressão psicológica
exercida externamente, a especialização prematura em habilidades
motoras envolvidas em jogos, a qual resulta na busca excessiva da
plenitude atlética e no envolvimento precoce em competições.
A iniciação esportiva deve ser considerada uma etapa no processo
de formação integral humana, não sendo o desempenho esportivo
um fim em si mesmo. O esporte dever ser utilizado para desenvolver
valores humanos.
Considerando as ideias centrais desenvolvidas no texto acima, redija um texto
dissertativo sobre a iniciação esportiva no contexto da Educação Física escolar.
Em seu texto, aborde as principais características dos conteúdos a ser
aprendidos relacionados ao saber conhecer, saber fazer e saber ser.
A teoria pedagógica que tem como intenção a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo e entende o conhecer como uma ação que implica esquemas de assimilação e acomodação, num processo de constante reorganização, é a
O futebol é uma manifestação cultural dos nossos tempos.
Faz-se necessário conhecer suas origens no mundo e no
Brasil, além de sua importância na construção da cultura
brasileira, dos diferentes objetivos em jogar bola, de saber
como se relacionar com companheiros e adversários nas
partidas e observar a presença do futebol nas artes.
Nesse contexto, o conteúdo futebol está sendo tratado na
perspectiva
Visões abstratas e irreais que homogeneizam e igualam
os alunos condicionam variados entendimentos equivocados
de educação, ensino e aprendizagem.
Deve(m )-se considerar na avaliação em que o patrimônio cultural se expressa nas possibilidades corporais, no
acervo de conhecimentos sobre a cultura corporal, na
possibilidade de reconhecimento dos avanços e das dificuldades
dos alunos, dentro do processo de ensino e
aprendizagem,
Em uma aula de Educação Física para o 6° ano, o professor
desenvolve a seguinte atividade: “Sentar em grupo”.
Os alunos devem fazer um círculo, voltados para o
centro. Posteriormente, devem girar o corpo para a
esquerda, de forma que fiquem de frente para as costas
do colega à frente, continuando em círculo. Cada
aluno deverá então juntar a ponta dos pés nos calcanhares
do colega à sua frente, colocando as mãos na
cintura dele. Logo após, deverão sentar-se lentamente
no joelho do colega de trás, sem perder o equilíbrio.
Os alunos devem comunicar-se entre si, caso alguém
perca o equilíbrio. O objetivo é alcançado quando todos
os alunos conseguem sentar-se no joelho do colega,
mantendo o equilíbrio.
O jogo descrito acima aplica-se quando o objetivo a ser
atingido é
No voleibol, os movimentos realizados em conjunto pelos jogadores de uma equipe para marcar pontos ou se defender do ataque da equipe adversária são denominados
Nos anos 1990, em função dos muitos benefícios para a
aptidão física e para a saúde, pessoas de diferentes faixas
etárias passaram a envolver-se no treinamento com
pesos, que começou a ser adotado também como atividade
recreativa tanto para crianças quanto para os idosos.
Considerando o texto acima, em relação ao treinamento
da força, considere as afirmativas a seguir.
I - O aumento da força acontece em razão de dois fatores
principais: neurais e anatômicos.
II - Durante as primeiras semanas do treinamento, a
força aumenta principalmente em consequência do
aprendizado do exercício.
III - Ao participar de um programa de treinamento com
pesos igual ao do homem, o ritmo de ganho de força
da mulher não é igual ao do homem.
Está correto APENAS o que se afirma em

Considerando o que foi estabelecido pela lei, em relação à Educação Física no
currículo escolar, elabore um texto dissertativo abordando os seguintes
aspectos:
a) avanço decorrente da inclusão da Educação Física como conteúdo curricular
obrigatório;
b) “retrocesso” decorrente da facultabilidade da adesão à prática da
Educação Física.
Em uma aula de Educação Física, o professor é um
ex-atleta e enfatiza a prática, considerando que não é
necessário dominar os conhecimentos teóricos.
A concepção utilizada nessa aula caracteriza-se como
A atividade física acompanha a espécie humana desde
os tempos mais remotos. Atualmente, com as novas
tecnologias, somos capazes de passar dias, semanas e
meses sem realizar grandes esforços físicos. Em nenhum
outro momento da história da humanidade, a atividade
física esteve tão relacionada à saúde.
Nessa perspectiva, considere as afirmativas abaixo sobre
o papel da atividade física na Educação Física escolar.
I - As aulas de Educação Física devem oportunizar a
todos os alunos o prazer e o conhecimento, de tal
modo que todos tenham vontade de continuar a praticar
atividade física.
II - As aulas de Educação Física devem contribuir para a
diminuição do sedentarismo e da ocorrência da obesidade.
III - As aulas de Educação Física são capazes de promover
mudanças signifi cativas no estilo de vida do aluno.
Está correto o que se afirma em
Em relação ao trabalho na Educação Física, a partir de
uma concepção construtivista, considere as afirmativas
abaixo.
I - O objetivo é a construção do conhecimento a partir
da interação do sujeito com o mundo.
II - A defi nição dos objetivos e conteúdos deve ser feita
em conjunto com os alunos.
III - Na avaliação dos alunos, deve-se privilegiar a
técnica.
Está correto o que se afirma em
As fases de aquisição dos fundamentos do futsal caracterizam-se
pelo emprego de métodos e estratégias especiais
de ensino para as diferentes faixas etárias.
Na faixa de 6 a 9 anos de idade, deve-se trabalhar de
forma
Em relação à atividade física e saúde, a função cardiorrespiratória obtém ganhos através da prática das atividades aeróbicas, exercícios que incluem grandes atividades musculares dinâmicas, como caminhada, corrida, natação, ciclismo e remo. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), a faixa ideal de intensidade dessas atividades associadas a ganhos no VO2 máx. é de, aproximadamente,
Com relação às modificações fisiológicas decorrentes do treinamento aeróbio, três alterações cardiológicas normais podem ser identificadas. São elas: frequência cardíaca menor em repouso, consumo máximo de oxigênio maior e
Para verificar a condição de alongamento dos músculos posteriores do tronco e dos membros inferiores, o professor de Educação Física pode utilizar o teste de