Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3160 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d

Questionada em seu valor educacional, a competição tornouse,

para alguns autores, uma prática a ser combatida nas escolas.

Porém, Freire diz que “se a competição assume na sociedade

o caráter predatório que observamos atualmente, não é

culpa do jogo e nem será suprimindo deste o aspecto competitivo

que o problema desaparecerá". Para ele, o professor de

Educação Física pode se utilizar da competição quando tem o

seguinte objetivo principal:

O professor de Educação Física pode assumir diferentes papéis,

em conformidade com seus ideais, procedimentos e objetivos.

De acordo com Soler, quando estabelece uma relação

horizontal com o grupo, o professor está assumindo o papel de:

Os PCNs – Educação Física propõem a organização dos conteúdos

de aprendizagem dividida em três grandes blocos: 1)

conhecimento do corpo; 2) esportes, jogos, lutas e ginásticas;

3) atividades rítmicas e expressivas. Esses conteúdos são

divididos nas seguintes categorias:

A alternativa que define corretamente uma regra de basquete

é:

Sob a ótica de uma concepção aberta para o ensino de Educação Física, tem–se o aluno como sujeito do processo. Nessa

abordagem, as situações pedagógicas estão voltadas para o

questionamento e o agir autônomo. O princípio que rege tal

concepção é o de.

Bouet, analisando o esporte, tece uma crítica pela função de

espetáculo e comercial e afirma que a competição “domina

quase toda a sua significação no momento atual". Esta situação refere–se ao aspecto extrínseco do esporte. Com base

nesse pensamento, a ideia que caracteriza o aspecto intrínseco

do esporte é:

A partir dos anos de 1980, surgiram abordagens que tematizaram e debateram a Educação Física Escolar. Elas construíram críticas ao modelo tradicional de aula, conhecido como tecnicista, competitivista, esportivizado. Embora essas abordagens tivessem em comum o anseio de uma intervenção na atuação do professor de Educação Física com fundamentos científicos e filosóficos, havia, também, muitas divergências entre elas, de natureza teórica e didática.

Considerando essas abordagens, faça o que se pede nos itens a seguir.

a) Em relação à seleção dos conteúdos, quais são as diferenças entre as abordagens crítico-superadora e construtivista-interacionista?

b) No que concerne aos objetivos de ensino, quais são as diferenças entre a aula tradicional tecnicista e a abordagem crítico-emancipatória?

Ao organizar um campeonato, utilizando o processo de dois torneios para classificar o campeão, o professor estará utilizando o sistema denominado

A ginástica compensatória, muito utilizada entre os profissionais de Educação Física, tem o objetivo principal de corrigir

A importância da atividade recreativa passiva desenvolvida no início de um dia de trabalho é, principalmente,

Quase todos os movimentos do corpo são produzidos por contrações musculares, que podem apresentar diferentes características. Uma contração muscular em que ocorre a aproximação das inserções dos músculos é a

Dentre as medidas biométricas somáticas utilizadas em avaliação física, uma é chamada de envergadura. Ela representa a distância entre

Para medir e avaliar a capacidade física, o professor propõe a seus alunos uma atividade de sustentação de carga de trabalho por um longo período de tempo, até o surgimento de sinais ou sintomas de fadiga, sem perda da qualidade de execução dos movimentos. A capacidade avaliada é

David Gallahue e John Ozmun caracterizam o estágio transitório, uma das fases de movimentos especializados, como um período agitado em que as crianças se acham ativamente envolvidas na descoberta e na combinação de numerosos padrões motores e, com muita frequência, ficam admiradas com a rápida expansão de suas habilidades motoras. Considerando-se essa definição e os aspectos a ela relacionados, é correto afirmar que, para que os alunos apresentem melhor rendimento nessa fase, os educadores devem buscar

Piaget, Vygostsky e Wallon consideram o jogo como um instrumento de grande importância para o desenvolvimento dos indivíduos. De acordo com esses autores, os aspectos envolvidos no jogo que abalizam a utilização do movimento incluem

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282