Questionada em seu valor educacional, a competição tornouse,
para alguns autores, uma prática a ser combatida nas escolas.
Porém, Freire diz que “se a competição assume na sociedade
o caráter predatório que observamos atualmente, não é
culpa do jogo e nem será suprimindo deste o aspecto competitivo
que o problema desaparecerá". Para ele, o professor de
Educação Física pode se utilizar da competição quando tem o
seguinte objetivo principal:
O professor de Educação Física pode assumir diferentes papéis,
em conformidade com seus ideais, procedimentos e objetivos.
De acordo com Soler, quando estabelece uma relação
horizontal com o grupo, o professor está assumindo o papel de:
Os PCNs – Educação Física propõem a organização dos conteúdos
de aprendizagem dividida em três grandes blocos: 1)
conhecimento do corpo; 2) esportes, jogos, lutas e ginásticas;
3) atividades rítmicas e expressivas. Esses conteúdos são
divididos nas seguintes categorias:
A alternativa que define corretamente uma regra de basquete
é:
Sob a ótica de uma concepção aberta para o ensino de Educação Física, tem–se o aluno como sujeito do processo. Nessa
abordagem, as situações pedagógicas estão voltadas para o
questionamento e o agir autônomo. O princípio que rege tal
concepção é o de.
Bouet, analisando o esporte, tece uma crítica pela função de
espetáculo e comercial e afirma que a competição “domina
quase toda a sua significação no momento atual". Esta situação refere–se ao aspecto extrínseco do esporte. Com base
nesse pensamento, a ideia que caracteriza o aspecto intrínseco
do esporte é:
A partir dos anos de 1980, surgiram abordagens que tematizaram
e debateram a Educação Física Escolar. Elas construíram
críticas ao modelo tradicional de aula, conhecido como tecnicista,
competitivista, esportivizado. Embora essas abordagens tivessem
em comum o anseio de uma intervenção na atuação do professor
de Educação Física com fundamentos científicos e filosóficos,
havia, também, muitas divergências entre elas, de natureza
teórica e didática.
Considerando essas abordagens, faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Em relação à seleção dos conteúdos, quais são as diferenças entre as
abordagens crítico-superadora e construtivista-interacionista?
b) No que concerne aos objetivos de ensino, quais são as diferenças entre a aula
tradicional tecnicista e a abordagem crítico-emancipatória?
Ao organizar um campeonato, utilizando o processo de dois torneios para classificar o campeão, o professor estará utilizando o sistema denominado
A ginástica compensatória, muito utilizada entre os profissionais de Educação Física, tem o objetivo principal de corrigir
A importância da atividade recreativa passiva desenvolvida no início de um dia de trabalho é, principalmente,
Quase todos os movimentos do corpo são produzidos por contrações musculares, que podem apresentar diferentes características. Uma contração muscular em que ocorre a aproximação das inserções dos músculos é a
Dentre as medidas biométricas somáticas utilizadas em avaliação física, uma é chamada de envergadura. Ela representa a distância entre
Para medir e avaliar a capacidade física, o professor propõe a seus alunos uma atividade de sustentação de carga de trabalho por um longo período de tempo, até o surgimento de sinais ou sintomas de fadiga, sem perda da qualidade de execução dos movimentos. A capacidade avaliada é
David Gallahue e John Ozmun caracterizam o estágio transitório, uma das fases de movimentos especializados, como um período agitado em que as crianças se acham ativamente envolvidas na descoberta e na combinação de numerosos padrões motores e, com muita frequência, ficam admiradas com a rápida expansão de suas habilidades motoras. Considerando-se essa definição e os aspectos a ela relacionados, é correto afirmar que, para que os alunos apresentem melhor rendimento nessa fase, os educadores devem buscar
Piaget, Vygostsky e Wallon consideram o jogo como um instrumento de grande importância para o desenvolvimento dos indivíduos. De acordo com esses autores, os aspectos envolvidos no jogo que abalizam a utilização do movimento incluem