Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3160 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para Pereira, qual o aspecto que afeta duramente a prática pedagógica dos professores de Educação Física?

Uma boneca permite à criança várias formas de brincadeira, desde a manipulação até a realização de brincadeiras como “mamãe e filhinha”. Ao contrário, jogos como o xadrez, exigem, de modo explícito e implícito, o desempenho de:

As habilidades motoras podem ser classificadas em categorias gerais, dando oportunidade para identificação de elementos comuns existentes entre elas. Quanto à precisão dos movimentos, podem-se classificar as habilidades em:

Nas aulas de Educação Física, é correto afirmar que a avaliação:

Sobre os aspectos da aprendizagem motora, é correto afirmar que a Teoria dos Sistemas Dinâmicos percebe o sistema motor humano como um sistema:

Através dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN´s, o Ministério da Educação apontou para uma Política Educacional que incluísse diversos temas transversais nas aulas do Ensino Médio. Sobre o tema, é correto afirmar que:

Sobre os objetivos da Educação Física, os Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental expõem o que o aluno deve ser capaz ao final deste nível de ensino.
Nesse sentido, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) Adotar atitudes de auto valorização individuais e que se destaquem no processo coletivo, qualificando a performance própria em situações lúdicas e esportivas.
( ) Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão.
( ) Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade das manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo.
( ) Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Com base nos fatores que devem ser considerados para uma atuação pedagógica da Educação Física conforme a Proposta Curricular de Santa Catarina, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Produção histórica do conhecimento.
( 2 ) Desenvolvimento do aluno como ser social.
( 3 ) Movimento humano.
( 4 ) Seleção dos conteúdos e metodologias como meio educacional.
( ) Faz-se necessário buscar um “novo fazer”, reflexivo, criativo e que enriqueça as aulas sobre os temas da Educação Física.
( ) Possibilita o desvelar dos interesses e necessidades de suas origens, o que vai nos remeter a uma intervenção pedagógica mais consistente e adequada à intenção da proposta.
( ) Implica na participação efetiva de todos, durante todo o processo (problematização, execução, avaliação) dos diversos conteúdos e metodologias a serem desenvolvidos.
( ) Deve extrapolar os limites orgânicos e biológicos, reconhecendo-se sua força expressiva e de relação, pois o Homem é um ser eminentemente cultural.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Ao refletir sobre os jogos eletrônicos na Educação Física escolar é necessária uma discussão sobre o ensino e o uso de diferentes linguagens no cotidiano escolar.
Nesse sentido, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) Costa e Betti (2006 alertam que devem ser refletidos na Educação Física os jogos eletrônicos, já que as práticas corporais não podem mais ser tratadas apenas como uma atividade realizada num espaço urbano tradicional.
( ) Os jogos eletrônicos que representam os esportes se tornam uma possibilidade diferenciada de estudo e uma possibilidade lúdica de aprendizagem.
( ) A eficácia da utilização dos jogos eletrônicos como possibilidade de ensino na Educação Física escolar está na sua utilização reprodutiva e abstrata.
( ) A cultura eletrônica não permite a discussão de temas historicamente construídos pela Educação Física escolar. A sequência correta, de cima para baixo, é:

Em relação aos esportes com raquete, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) O Badminton é um esporte praticado em quadra coberta, com raquetes e peteca.
( ) Os movimentos básicos do jogo de Tênis são: batida de direita (“forehand”), batida de esquerda (“backhand”) e saque (“service”).
( ) A partida de Tênis de mesa deve ser interrompida quando o saque "queimar" a rede.
( ) A partida do Tênis de Mesa é constituída de sets de 20 (vinte) pontos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

A Educação Física, quando busca a realidade do homem e representa uma ideia de sistematização, tem como referência a:

A aula de Educação Física deve servir como um espaço democrático, em que todos, indistintamente, possam acessar, usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar as práticas que a caracterizam, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, cabendo ao professor:

Nas últimas décadas, a sociedade imprimiu ao corpo um grande poder de sedução, controle e ascensão social. Os professores de Educação Física que em suas práticas, atuam como interventores sobre os corpos, devem ter a consciência de entendê-los por meio de:



Entre os movimentos executados na Ginástica Rítmica Desportiva com a fita, podem-se destacar:

O profissional de Educação Física quando do oferecimento de um programa individualizado ou coletivo de exercícios físicos, deve exigir previamente de cada participante informações médicas sobre fatores de risco (histórico familiar, consumo de cigarros etc.),

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282