Para Pereira, qual o aspecto que afeta duramente a prática pedagógica dos professores de Educação Física?
Uma boneca permite à criança várias formas de brincadeira, desde a manipulação até a realização de brincadeiras como “mamãe e filhinha”. Ao contrário, jogos como o xadrez, exigem, de modo explícito e implícito, o desempenho de:
As habilidades motoras podem ser classificadas em categorias gerais, dando oportunidade para identificação de elementos comuns existentes entre elas. Quanto à precisão dos movimentos, podem-se classificar as habilidades em:
Nas aulas de Educação Física, é correto afirmar que a avaliação:
Sobre os aspectos da aprendizagem motora, é correto afirmar que a Teoria dos Sistemas Dinâmicos percebe o sistema motor humano como um sistema:
Através dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN´s, o Ministério da Educação apontou para uma Política Educacional que incluísse diversos temas transversais nas aulas do Ensino Médio. Sobre o tema, é correto afirmar que:
Sobre os objetivos da Educação Física, os Parâmetros
Curriculares do Ensino Fundamental expõem
o que o aluno deve ser capaz ao final deste
nível de ensino.
Nesse sentido, marque com V as afirmações
verdadeiras e com F as falsas.
( ) Adotar atitudes de auto valorização individuais e
que se destaquem no processo coletivo, qualificando
a performance própria em situações lúdicas
e esportivas.
( ) Conhecer, organizar e interferir no espaço de
forma autônoma, bem como reivindicar locais
adequados para promover atividades corporais
de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade
básica do ser humano e um direito do cidadão.
( ) Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da
pluralidade das manifestações de cultura corporal
do Brasil e do mundo.
( ) Reconhecer-se como elemento integrante do
ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene,
alimentação e atividades corporais.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Com base nos fatores que devem ser considerados
para uma atuação pedagógica da Educação
Física conforme a Proposta Curricular de
Santa Catarina, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Produção histórica do conhecimento.
( 2 ) Desenvolvimento do aluno como ser social.
( 3 ) Movimento humano.
( 4 ) Seleção dos conteúdos e metodologias como
meio educacional.
( ) Faz-se necessário buscar um “novo fazer”, reflexivo,
criativo e que enriqueça as aulas sobre
os temas da Educação Física.
( ) Possibilita o desvelar dos interesses e necessidades
de suas origens, o que vai nos remeter a
uma intervenção pedagógica mais consistente e
adequada à intenção da proposta.
( ) Implica na participação efetiva de todos, durante
todo o processo (problematização, execução,
avaliação) dos diversos conteúdos e metodologias
a serem desenvolvidos.
( ) Deve extrapolar os limites orgânicos e biológicos,
reconhecendo-se sua força expressiva e de
relação, pois o Homem é um ser eminentemente
cultural.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Ao refletir sobre os jogos eletrônicos na Educação
Física escolar é necessária uma discussão
sobre o ensino e o uso de diferentes linguagens no
cotidiano escolar.
Nesse sentido, marque com V as afirmações
verdadeiras e com F as falsas.
( ) Costa e Betti (2006 alertam que devem ser
refletidos na Educação Física os jogos eletrônicos,
já que as práticas corporais não podem
mais ser tratadas apenas como uma atividade
realizada num espaço urbano tradicional.
( ) Os jogos eletrônicos que representam os esportes
se tornam uma possibilidade diferenciada de
estudo e uma possibilidade lúdica de aprendizagem.
( ) A eficácia da utilização dos jogos eletrônicos
como possibilidade de ensino na Educação Física
escolar está na sua utilização reprodutiva e
abstrata.
( ) A cultura eletrônica não permite a discussão de
temas historicamente construídos pela Educação Física escolar.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Em relação aos esportes com raquete, marque
com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) O Badminton é um esporte praticado em quadra
coberta, com raquetes e peteca.
( ) Os movimentos básicos do jogo de Tênis são:
batida de direita (“forehand”), batida de esquerda
(“backhand”) e saque (“service”).
( ) A partida de Tênis de mesa deve ser interrompida
quando o saque "queimar" a rede.
( ) A partida do Tênis de Mesa é constituída de sets
de 20 (vinte) pontos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A Educação Física, quando busca a realidade do homem e representa uma ideia de sistematização, tem como referência a:
A aula de Educação Física deve servir como um espaço democrático, em que todos, indistintamente, possam acessar, usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar as práticas que a caracterizam, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, cabendo ao professor:
Nas últimas décadas, a sociedade imprimiu ao corpo um grande poder de sedução, controle e ascensão social. Os professores de Educação Física que em suas práticas, atuam como interventores sobre os corpos, devem ter a consciência de entendê-los por meio de:
Entre os movimentos executados na Ginástica Rítmica Desportiva com a fita, podem-se destacar:
O profissional de Educação Física quando do oferecimento de um programa individualizado ou coletivo de exercícios físicos, deve exigir previamente de cada participante informações médicas sobre fatores de risco (histórico familiar, consumo de cigarros etc.),