Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3160 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Qual a abordagem da Educação Física escolar brasileira que recebeu forte influência da corrente progressista da Educação Física alemã?

Assinale a alternativa que apresenta uma abordagem da Educação Física escolar classificada como propositiva sistematizada.

São consideradas abordagens da Educação Física escolar associadas ao movimento renovador, EXCETO a:

São consideradas habilidades motoras de locomoção, EXCETO:

O professor de Educação Física colocou alguns tijolos entre duas linhas, que representavam um riacho, e propôs aos seus alunos que tentassem passar de uma margem a outra pulando de tijolo em tijolo. Pode-se dizer que o objetivo do professor, com essa atividade, é trabalhar o(a):

Assinale a alternativa que apresenta uma característica da habilidade arremesso, no estágio inicial de desenvolvimento da habilidade motora.

Assinale a alternativa que apresenta uma das características da ginástica escolar.

De acordo com a Lei nº 9.696/1998, que regulamenta a Profissão de Educação Física, analise as assertivas abaixo.

I. Compete ao profissional de Educação Física coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas e do desporto.
II. É expressamente proibida a inscrição nos quadros dos Conselhos Regionais de Educação Física dos profissionais possuidores de diploma expedido por instituição de ensino superior estrangeira.
III. É vedada, de qualquer forma, a inscrição no Conselho de Educação Física de profissionais que não tenham diploma do respectivo curso, ainda que comprovadamente tenham exercido atividades próprias da profissão antes da Lei nº 9.696/1998 que regulamentou a profissão.
IV. O exercício das atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física.

É correto o que se afirma em

Um planejamento de ensino efi caz em educação física escolar requer, dentre outras ações, que o professor vá além da condição de ministrador de atividades físicas e que desenvolva refl exões, pesquisas e ações contextualizadas com a realidade social e cultural, ligados ao movimento humano. Campos (2011) desenvolve tais ideias e propõe que, para elaboração do planejamento de ensino, é necessário que o professor observe também os seguintes requisitos:

Na semana de planejamento, a equipe de professores de Educação Física discute sobre os conteúdos a serem selecionados para o ano letivo:

Professor 1- “Temos que fazer com que os alunos vivenciem o jogo.”
Professor 2- “Nada disso! Vamos trabalhar o desenvolvimento motor dessa garotada!”
Professor 3- “Gente! Vamos valorizar o saber do aluno! Vamos trazer para a escola as brincadeiras deles! As brincadeiras populares.”
Professor 4- “Minha gente... Esse pessoal precisa conhecer sobre o jogo que jogam!”

De acordo com os estudos apresentados por Darido (2003), os professores do diálogo reproduzido acima são adeptos, respectivamente, das seguintes abordagens:

A quadrilha é uma dança tradicional das festividades juninas muito comuns nas escolas do Rio de Janeiro. Muitos dos passos executados pelos dançarinos foram influenciados pelos franceses e inspirados na dança da nobreza europeia. Isso explica termos como “anarriê”, “anavantur” e “balancê”. Para orientar atividades como essas, devem os professores de Educação Física se valer tanto do conhecimento histórico-social, quanto do técnico-corporal. Darido e Souza Jr (2007) identifi cam, em seu livro, alguns passos de forma clara e específica. Conforme os autores, o “beija-flor” se realiza quando:

Daólio (2004) observa que o conceito de “ser cultural” vem ganhando notoriedade no seio da Educação Física brasileira, apoiado pelo conceito de cultura da antropologia social de Clifford Geertz. Com base nesse referencial teórico, é possível dimensionar a Educação Física como uma área que trata do seguinte aspecto:

Segundo o Estatuto do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, analise as assertivas abaixo.

I. Tem o Sistema CONFEF/CREFs poder delegado pela União para normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de Educação Física e das pessoas jurídicas prestadoras de serviços nas áreas das atividades físicas, desportivas e similares.
II. Os Conselhos Federal e Regionais de Educação Física são organizados e dirigidos pelos próprios profissionais e mantidos por estes e pelas pessoas jurídicas que oferecem atividades físicas, desportivas e similares, com independência e autonomia, sem qualquer vínculo funcional, técnico, administrativo ou hierárquico com qualquer órgão da Administração Pública.
III. Os Conselhos Regionais de Educação Física têm, por finalidade, estabelecer as diretrizes da fiscalização do exercício profissional em todo o Território Nacional e estabelecer as especialidades profissionais que serão reconhecidas pelo Sistema CONFEF/CREFs.
IV. O profissional de Educação Física intervém segundo propósitos de prevenção, promoção, proteção e manutenção da saúde, de formação cultural, do rendimento físico-esportivo, do lazer e da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, excluída a reabilitação da saúde e a reeducação motora, que são atividades afeitas a outra profissão.

É correto o que se afirma em

Segundo a Resolução CONFEF nº 182/2009, assinale a alternativa incorreta.

A quadrilha é uma dança tradicional das festividades juninas

muito comuns nas escolas do Rio de Janeiro. Muitos dos

passos executados pelos dançarinos foram infl uenciados pelos

franceses e inspirados na dança da nobreza europeia. Isso explica

termos como “anarriê", “anavantur" e “balancê". Para orientar

atividades como essas, devem os professores de Educação

Física se valer tanto do conhecimento histórico–social, quanto

do técnico–corporal.

Darido e Souza Jr (2007) identificam, em seu livro, alguns passos

de forma clara e específica. Conforme os autores, o “beija–flor" se realiza quando:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282