No jogo de voleibol, com relação à penetração sob a rede, as regras oficiais determinam que:
Segundo o PCN (2000, para o Ensino Médio,
as visões, fantasias e decisões sobre o próprio
corpo e saúde são a base para um desenvolvimento
autônomo, e poderão ser mais bem orientadas
se as aprendizagens da escola estiverem significativamente
relacionadas com as preocupações comuns
na vida de todo jovem: aparência, sexualidade
e reprodução, consumo de drogas, hábitos de
alimentação, limite e capacidade física, repouso,
atividade e lazer.
Que abordagens de ensino podem ser utilizadas
pela Educação Física para garantir estes princípios
no processo de ensino aprendizagem?
l Abordagem Desenvolvimentista
ll Abordagem Tecnicista
lll Abordagem Critico Superadora
lV Abordagem Critico Emancipatória
Todas as abordagens corretas estão em:
A partir das diferentes metodologias de ensino
apontadas pela literatura para o ensino e a aprendizagem
dos esportes coletivos, correlacione as
colunas a seguir.
( 1 ) Método Situacional.
( 2 ) Método do Professor Claude Bayer.
( 3 ) Método dos Jogos Esportivos Modificados.
( 4 ) Método da Série de Jogos.
( ) Consiste em desenvolver a competência para
solucionar problemas motores específicos do
esporte através do desenvolvimento das capacidades
coordenativas e técnico- motoras.
( ) Apresenta uma forma diluída do jogo principal,
podendo ser competitivos ou cooperativos. São
recomendados em qualquer nível de escolaridade.
( ) Composto por três elementos: 1- valorização
dos jogos espontaneamente praticados; 2- adequação
à etapa de desenvolvimento objetivando
a formação de um aluno inteligente, capaz de
atuar por si; 3- valorização dos elementos perceptivos
da própria conduta e sua reflexão tática.
( ) O princípio fundamental é que os jogos devem
ser desenvolvidos sempre dos mais simples
para os mais complexos e garantir uma intensidade
máxima de prazer e participação.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Sobre a reflexão da atividade corporal e da
qualidade de vida, marque com V as afirmações
verdadeiras e com F as falsas.
( ) Na prática pedagógica o professor de Educação
Física deve explorar, resignificar e criticar as
informações oferecidas pela mídia sobre qualidade
de vida.
( ) Como conteúdo de ensino pautado em abordagens
críticas, as práticas corporais não sustentam
uma reflexão sobre a saúde e seus benefí-
cios ao corpo.
( ) A Educação Física aparece como uma das
variáveis na promoção da qualidade de vida e
da saúde, no entanto, seu caráter técnico instrumental
dificulta esta discussão no âmbito
escolar.
( ) A Educação Física escolar deve servir de base
educacional para uma vida mais ativa, utilizando
conteúdos que, além de ensinar como realizar,
devem explicar o porquê realizar atividade física.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A partir do tema qualidade de vida, correlacione
as colunas a seguir.
( 1 ) Atividade Física
( 2 ) Qualidade de vida
( 3 ) Saúde
( 4 ) Promoção da saúde
( ) Perfeito equilíbrio biopsicossocial e não meramente
ausência de doenças.
( ) É entendida como qualquer movimento corporal
produzido pelos músculos esqueléticos do qual
resultam dispêndios energéticos.
( ) No âmbito individual pode ser medida tanto na
vigência quanto ausência de saúde.
( ) Refere-se a uma atividade que pretende conseguir
melhoras na saúde da população, ocupando-se
especialmente das estratégias e métodos
de ação.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que apresenta um fator que prejudica o processo ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física.
As produções anaeróbica e aeróbica de energia são processos fisiológicos centrais da bioenergética e temas importantes para equacionar corretamente a atividade física, o esporte e a nutrição com a saúde de seus praticantes. Sobre os referidos processos, assinale a alternativa correta.
Sobre atividade física e saúde, é correto afirmar que:
A referência teórica do esporte de rendimento é:
A fundamentação teórica da educação física, de forma ampla, estabeleceu-se principalmente a partir de
Em uma aula de ginástica, o participante ao efetuar um rolamento para frente de maneira inadequada queixa-se de forte dor no pescoço e relata sensação de formigamento nos membros superiores. Nessa situação, o Educador Físico deve, de imediato,
Para aumentar a força muscular de um cliente adulto, já fisicamente bem condicionado, é preciso sistematizar a progressão da carga a ser aplicada. Para isso, o profissional de Educação Física deve manipular a intensidade do exercício, o número de repetições
Para ensinar uma habilidade motora, o profissional de Educação Física precisa orientar o aluno sobre o que é para ser
aprendido. Para isso, ele pode fornecer informação ao aluno através de instrução verbal,
No handebol, determinados lançamentos marcam o início ou o reinício da partida, a cobrança de faltas e a cobrança de laterais. São denominados como tiros de saída, lateral, de meta e de 7 metros. O tiro de 7 metros equivale ao lançamento que se caracteriza por um recurso de punição para violação de regras. Ele é
De acordo com Garganta (1998), o ensino de uma modalidade esportiva coletiva requer que o professor compreenda as fases de prática, apresentadas por seus praticantes, com organização crescente de níveis de compreensão do jogo: jogo anárquico, descentração, estruturação e elaboração. Ao se deparar com o início da aprendizagem, o Educador Físico deve compreender que o jogo anárquico pode ser observado na situação em que os praticantes