Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3160 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

No jogo de voleibol, com relação à penetração sob a rede, as regras oficiais determinam que:

Segundo o PCN (2000, para o Ensino Médio, as visões, fantasias e decisões sobre o próprio corpo e saúde são a base para um desenvolvimento autônomo, e poderão ser mais bem orientadas se as aprendizagens da escola estiverem significativamente relacionadas com as preocupações comuns na vida de todo jovem: aparência, sexualidade e reprodução, consumo de drogas, hábitos de alimentação, limite e capacidade física, repouso, atividade e lazer. Que abordagens de ensino podem ser utilizadas pela Educação Física para garantir estes princípios no processo de ensino aprendizagem?
l Abordagem Desenvolvimentista
ll Abordagem Tecnicista
lll Abordagem Critico Superadora
lV Abordagem Critico Emancipatória
Todas as abordagens corretas estão em:

A partir das diferentes metodologias de ensino apontadas pela literatura para o ensino e a aprendizagem dos esportes coletivos, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Método Situacional.
( 2 ) Método do Professor Claude Bayer.
( 3 ) Método dos Jogos Esportivos Modificados.
( 4 ) Método da Série de Jogos.
( ) Consiste em desenvolver a competência para solucionar problemas motores específicos do esporte através do desenvolvimento das capacidades coordenativas e técnico- motoras.
( ) Apresenta uma forma diluída do jogo principal, podendo ser competitivos ou cooperativos. São recomendados em qualquer nível de escolaridade. ( ) Composto por três elementos: 1- valorização dos jogos espontaneamente praticados; 2- adequação à etapa de desenvolvimento objetivando a formação de um aluno inteligente, capaz de atuar por si; 3- valorização dos elementos perceptivos da própria conduta e sua reflexão tática. ( ) O princípio fundamental é que os jogos devem ser desenvolvidos sempre dos mais simples para os mais complexos e garantir uma intensidade máxima de prazer e participação.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Sobre a reflexão da atividade corporal e da qualidade de vida, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) Na prática pedagógica o professor de Educação Física deve explorar, resignificar e criticar as informações oferecidas pela mídia sobre qualidade de vida.
( ) Como conteúdo de ensino pautado em abordagens críticas, as práticas corporais não sustentam uma reflexão sobre a saúde e seus benefí- cios ao corpo.
( ) A Educação Física aparece como uma das variáveis na promoção da qualidade de vida e da saúde, no entanto, seu caráter técnico instrumental dificulta esta discussão no âmbito escolar.
( ) A Educação Física escolar deve servir de base educacional para uma vida mais ativa, utilizando conteúdos que, além de ensinar como realizar, devem explicar o porquê realizar atividade física.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

A partir do tema qualidade de vida, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Atividade Física
( 2 ) Qualidade de vida
( 3 ) Saúde
( 4 ) Promoção da saúde
( ) Perfeito equilíbrio biopsicossocial e não meramente ausência de doenças.
( ) É entendida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos do qual resultam dispêndios energéticos.
( ) No âmbito individual pode ser medida tanto na vigência quanto ausência de saúde.
( ) Refere-se a uma atividade que pretende conseguir melhoras na saúde da população, ocupando-se especialmente das estratégias e métodos de ação.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Assinale a alternativa que apresenta um fator que prejudica o processo ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física.

As produções anaeróbica e aeróbica de energia são processos fisiológicos centrais da bioenergética e temas importantes para equacionar corretamente a atividade física, o esporte e a nutrição com a saúde de seus praticantes. Sobre os referidos processos, assinale a alternativa correta.

Sobre atividade física e saúde, é correto afirmar que:

A referência teórica do esporte de rendimento é:

A fundamentação teórica da educação física, de forma ampla, estabeleceu-se principalmente a partir de

Em uma aula de ginástica, o participante ao efetuar um rolamento para frente de maneira inadequada queixa-se de forte dor no pescoço e relata sensação de formigamento nos membros superiores. Nessa situação, o Educador Físico deve, de imediato,

Para aumentar a força muscular de um cliente adulto, já fisicamente bem condicionado, é preciso sistematizar a progressão da carga a ser aplicada. Para isso, o profissional de Educação Física deve manipular a intensidade do exercício, o número de repetições

Para ensinar uma habilidade motora, o profissional de Educação Física precisa orientar o aluno sobre o que é para ser

aprendido. Para isso, ele pode fornecer informação ao aluno através de instrução verbal,

No handebol, determinados lançamentos marcam o início ou o reinício da partida, a cobrança de faltas e a cobrança de laterais. São denominados como tiros de saída, lateral, de meta e de 7 metros. O tiro de 7 metros equivale ao lançamento que se caracteriza por um recurso de punição para violação de regras. Ele é

De acordo com Garganta (1998), o ensino de uma modalidade esportiva coletiva requer que o professor compreenda as fases de prática, apresentadas por seus praticantes, com organização crescente de níveis de compreensão do jogo: jogo anárquico, descentração, estruturação e elaboração. Ao se deparar com o início da aprendizagem, o Educador Físico deve compreender que o jogo anárquico pode ser observado na situação em que os praticantes

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282