É na fase escolar que jovens vivenciam um conjunto signifi cativo de mudanças, principalmente na questão corporal, em que as infuências culturais e sociais em relação à padronização do corpo produzem prejuízos na formação desses jovens. Nesse aspecto, a educação física pode tanto aprofundar tais crises quanto pode auxiliar em sua superação. Nesse sentido, Chaves (in Pereira e Souza, 2011) analisa a importância da educação física como promotora da superação a partir de ações como:
Longe de situar-se com um padrão de desempenho o profissional de Educação Física deve ser capaz de identificar junto a seus alunos níveis diferentes de proficiência no domínio das habilidades motoras. Determinados níveis de aprendizado de habilidades motoras, independem da faixa etária e tipificam o aprendizado de uma nova habilidade. Gallahue e Donnelly (2008) situam em três os níveis de aprendizado dos indivíduos às novas habilidades motoras sendo estes sequencialmente apresentados na alternativa:
Segundo Huizinga (2005) o jogo é uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida cotidiana. O jogo é um fenômeno cultural, que possui diferentes manifestações, significados e conceitos. A ludicidade é o princípio marcante do jogo e da brincadeira, constituído da fantasia, aventura, vertigem, competição (KISHIMOTO, 2003). Sobre ele, analise os itens abaixo: I.O jogo cooperativo não é baseado em resultados finais de vencedor; ele acaba como uma ferramenta que coloca a diversão e o prazer acima de resultados. A cooperação é um processo em que os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas, e os resultados são benéficos a todos; II.Os jogos de mesa são aqueles que necessitam de alguma base para serem jogados, que pode ser uma mesa. Mas nada impede que esses jogos sejam disputados, por exemplo, no chão, sobre um banco, no capô de um carro, etc. Os jogos de mesa são aqueles conhecidos como jogos de salão, em que o jogador não precisa despender muita energia corporal e, sim, esforço mental. III.Os jogos populares somente são realizados em locais padronizados e estão ligados às regras e aos equipamentos institucionalizados, assim como, durante sua prática, nega-se a vida real e parte-se para uma esfera temporária de atividade que requer competição; IV.Nos jogos de handebol, voleibol, basquete, futsal, futebol de campo, existe um significado central, que consiste em atacar, defender, recuar e contra-atacar, visando marcar pontos; V.Jogos populares são aqueles conhecidos, também, como jogos de rua, em que seus elementos podem ser alterados ou decididos pelos próprios jogadores, com variação no número de participantes e uma flexibilidade de regras, assim como não são necessários recursos materiais mais sofisticados, pois a gênese dos jogos populares está na cultura popular; Estão CORRETOS os itens:
O consumo máximo de oxigênio (VO2max.) pode ser conceituado segundo Wilmore e Costill (2001) como a capacidade máxima de consumo de oxigênio pelo corpo durante o esforço máximo. É também conhecida como potência aeróbia, captação máxima de oxigênio, ingestão máxima de oxigênio e capacidade de resistência cardiorrespiratória. Todas as alternativas abaixo são fatores fisiológicos que influenciam o VO2 máx., EXCETO:
A maioria dos desempenhos atléticos declina numa taxa constante durante a meia-idade e a velhice. Essas diminuições são resultantes, sobretudo das diminuições da resistência muscular e cardiovascular como também força (WILMORE e COSTILL, 2001). Constituem-se em alterações na estrutura corporal peculiares ao processo de envelhecimento EXCETO:
Dentre as atribuições estabelecidas ao profissional de Educação Física em seu Código de Ética (CONFEF/CREF, 2000) esta a de preservar a saúde dos beneficiários do seu fazer profissional e, em se tratando de uma situação de urgência intervir de forma adequada. O conhecimento dos quadros de urgência comuns durante as práticas esportivas é indispensável ao profissional da área (SILVA, 2012). Assim analise as proposições: I.A primeira atitude a ser tomada no local do acidente é avaliar os riscos que possam colocar em perigo a pessoa prestadora dos primeiros socorros. II.Contusão é a lesão produzida nos tecidos por trauma contuso (pancada, chute, cotoveladas), com rompimento da pele. III.Entorses são traumatismos ósseos, com o comprometimento da integridade do osso; apresentam deformação da continuidade da superfície óssea. IV.Hemorragia abundante e não controlada pode causar a morte de 3 a 5 minutos. V.Intermação é a perturbação do organismo causada por excessivo calor em locais úmidos e não arejados, dificultando a regulação térmica do organismo. Estão corretas as proposições:
O esporte, entendido como fenômeno sociocultural, passou a atuar isoladamente da Educação Física, com suas características próprias e elementos essenciais como:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais entendem a Educação Física como um componente curricular que:
Para Vieira, a música tem um papel vital na Ginástica Rítmica Desportiva, oferecendo à criança um estímulo adequado para o desenvolvimento:
Os CBCs de Educação Física contemplam os conhecimentos mínimos necessários para que os adolescentes e jovens possam
A introdução da Educação Física no currículo escolar associou-se a um conceito sobre o corpo. Segundo Bracht (1999), citado
no texto da Proposta Curricular/MG: A ciência moderna destacou a importância do movimento como forma de promoção da
saúde. O corpo passou a ser entendido como uma estrutura mecânica passível de ser conhecido no seu funcionamento, mas
também controlado e aperfeiçoado.
Nesse contexto, no século XIX, a Educação Física no currículo do Ensino Secundário brasileiro apresenta-se sob a forma de
exercícios ginásticos,
Segundo a Proposta Curricular de Educação Física/MG, currículo é compreendido como um conjunto de experiências
organizadas sistematicamente em dada realidade concreta, historicamente situada... . Nessa perspectiva, o currículo em relação
aos alunos visa à formação de sujeitos
No Ensino Fundamental, espera-se que o aluno compreenda que o esporte corresponde a uma produção humana que se
encontra em constante construção e que a história do esporte, relacionada ao contexto de cada época, atende aos mais
diversos interesses políticos, econômicos e educacionais. Contar como foi esse processo implica que o aluno possa contar a
história
A Capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore. O principal movimento de deslocamento,
base de todos os outros movimentos realizados na Capoeira, é denominado
O esporte não leva necessariamente à saúde; por isso, é importante que a Educação Física esclareça o aluno do Ensino Médio
sobre as relações entre esporte, saúde e qualidade de vida. Essas relações dependem de