Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3160 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

No Ensino Fundamental, dentro do eixo temático − Esporte, e com relação a uma modalidade esportiva específica (por exemplo,

voleibol), os tópicos que devem ser trabalhados nas aulas são

A educação física no dia a dia se vê diante de dois conceitos: atividade física e exercício físico que podem ser definidos, respectivamente, como

A ingestão de líquidos antes e durante o exercício minimiza os efeitos deletérios da desidratação sobre a dinâmica cardiovascular, a regulação da temperatura e o desempenho nos exercícios (McArdle, Katch e Katch, 2008). Durante a prática de atividades físicas moderadas, recomenda-se ingerir líquido

O estabelecimento de metas é uma estratégia muito eficaz para garantir, ou mesmo melhorar, o engajamento das pessoas em um programa de atividades físicas. Para essa estratégia ser bem sucedida o profissional de Educação Física deve, junto com o participante, estabelecer metas mensuráveis,

Um grupo de adolescentes, com a média de idade de 16 anos, procura uma academia para treinar musculação. Após os devidos

cuidados de avaliação física e médica, o adolescente é autorizado a participar desse treinamento. A elaboração da ficha de

treino, além das prescrições das avaliações, deve considerar as seguintes recomendações:

I.O nível de carga e os tipos de estímulos devem progredir ao longo dos anos de acordo com o estágio de desenvolvimento

dos praticantes.

II.Evitar exercícios que estimulem contração excêntrica em alto grau, devido à possibilidade de microtraumatismos das

estruturas de tecido conjuntivo existente nos tendões e ligamentos, como mecanismo de proteção à musculatura

mediante o estiramento muscular excessivo.

III.Efetuar apenas trabalhos de resistência muscular localizada.

IV.Evitar exercícios estáticos (isométricos), devido à baixa resistência anaeróbia, priorizando os exercícios dinâmicos

favoráveis à melhora da circulação nas estruturas que sofrem a ação da carga.

V.Trabalhar todos os grupos musculares, especialmente os maiores, evitando-se exercícios unilaterais e demasiadamente

localizados.

VI.Evitar testes de carga máxima ou cargas demasiadamente elevadas para a coluna vertebral.

Está correto o que se afirma em

As modalidades esportivas coletivas como o basquetebol, o handebol e o futebol podem ser compreendidas numa situação em que duas equipes disputam um objeto (bola), utilizando táticas para alcançar o objetivo de cada modalidade, ao mesmo tempo em que devem se proteger das investidas dos adversários. Segundo Bayer (1994), a técnica ultrapassa a execução mecanicamente perfeita de um movimento específico e a tática não se reduz à definição do sistema de jogo. Nessa perspectiva, o Educador Físico deve orientar os participantes para que utilizem, respectivamente, a técnica e a tática como

O Educador Físico forma uma turma com 17 pessoas iniciantes interessadas em aprender, praticar e participar em competições de atletismo. Realizando-se uma avaliação diagnóstica a respeito do desenvolvimento das capacidades físicas apresentadas por essas pessoas constata-se: I.Sete pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de resistência aeróbia. II.Quatro pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de velocidade. III.Seis pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de força muscular. Esse Educador Físico poderá aproveitar o potencial desse grupo de modo a incentivá-lo na prática do atletismo. Dessa maneira, o possível encaminhamento do grupo, dar-se-á nas seguintes modalidades, respectivamente:

A alternativa que descreve adequadamente uma regra oficial do jogo de handebol em relação à duração de uma partida é:

Embora voltados para a Educação Física Escolar, os Parâmetros Curriculares Nacionais abordam questões pertinentes às mais variadas situações de atividades físicas, jogos e competições. Neles são apresentados alguns princípios que devem nortear o trabalho do profissional desta área. Entre esses princípios destaca–se:

Kunz, apresentando a concepção crítico–emancipatória, defende a utilização do esporte no âmbito escolar. Porém “os alunos devem ser instrumentalizados além de capacidades e conhecimentos que lhes possibilitem apenas praticar o esporte”. Segundo o autor, aliada à ação funcional, deve–se desenvolver a seguinte capacidade:

Instituições governamentais ou não governamentais, que pretendam promover algum programa de atividade física nas comunidades, devem priorizar algumas ações iniciais para o sucesso do empreendimento. Entre essas ações, cita–se a seguinte:

João Batista Freire afirma que, assim como o desenvolvimento infantil, os jogos também podem ser divididos nas seguintes fases sequenciais:

Quando a prática pedagógica de um professor de Educação Física está em consonância com a concepção aberta de ensino, sua aula se desenvolve com base nos seguintes fatores:

Um dos grandes problemas de saúde pública no país é a hipertensão, caracterizada pela elevação acentuada ou súbita da pressão arterial. Mesmo sem a presença de equipamento próprio para medir as cifras tensionais, alguns sintomas evidenciam a necessidade de atendimento especializado. Alguns desses sintomas são:

Apesar da propaganda sobre os benefícios trazidos pela prá– tica regular de atividade física, o sedentarismo é uma das preocupações em termos de saúde pública. Para que uma pessoa seja considerada sedentária, seu gasto energético semanal, em kcal, corresponde à seguinte faixa:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282