No Ensino Fundamental, dentro do eixo temático − Esporte, e com relação a uma modalidade esportiva específica (por exemplo,
voleibol), os tópicos que devem ser trabalhados nas aulas são
A educação física no dia a dia se vê diante de dois conceitos: atividade física e exercício físico que podem ser definidos, respectivamente, como
A ingestão de líquidos antes e durante o exercício minimiza os efeitos deletérios da desidratação sobre a dinâmica cardiovascular, a regulação da temperatura e o desempenho nos exercícios (McArdle, Katch e Katch, 2008). Durante a prática de atividades físicas moderadas, recomenda-se ingerir líquido
O estabelecimento de metas é uma estratégia muito eficaz para garantir, ou mesmo melhorar, o engajamento das pessoas em um programa de atividades físicas. Para essa estratégia ser bem sucedida o profissional de Educação Física deve, junto com o participante, estabelecer metas mensuráveis,
Um grupo de adolescentes, com a média de idade de 16 anos, procura uma academia para treinar musculação. Após os devidos
cuidados de avaliação física e médica, o adolescente é autorizado a participar desse treinamento. A elaboração da ficha de
treino, além das prescrições das avaliações, deve considerar as seguintes recomendações:
I.O nível de carga e os tipos de estímulos devem progredir ao longo dos anos de acordo com o estágio de desenvolvimento
dos praticantes.
II.Evitar exercícios que estimulem contração excêntrica em alto grau, devido à possibilidade de microtraumatismos das
estruturas de tecido conjuntivo existente nos tendões e ligamentos, como mecanismo de proteção à musculatura
mediante o estiramento muscular excessivo.
III.Efetuar apenas trabalhos de resistência muscular localizada.
IV.Evitar exercícios estáticos (isométricos), devido à baixa resistência anaeróbia, priorizando os exercícios dinâmicos
favoráveis à melhora da circulação nas estruturas que sofrem a ação da carga.
V.Trabalhar todos os grupos musculares, especialmente os maiores, evitando-se exercícios unilaterais e demasiadamente
localizados.
VI.Evitar testes de carga máxima ou cargas demasiadamente elevadas para a coluna vertebral.
Está correto o que se afirma em
As modalidades esportivas coletivas como o basquetebol, o handebol e o futebol podem ser compreendidas numa situação em que duas equipes disputam um objeto (bola), utilizando táticas para alcançar o objetivo de cada modalidade, ao mesmo tempo em que devem se proteger das investidas dos adversários. Segundo Bayer (1994), a técnica ultrapassa a execução mecanicamente perfeita de um movimento específico e a tática não se reduz à definição do sistema de jogo. Nessa perspectiva, o Educador Físico deve orientar os participantes para que utilizem, respectivamente, a técnica e a tática como
O Educador Físico forma uma turma com 17 pessoas iniciantes interessadas em aprender, praticar e participar em competições de atletismo. Realizando-se uma avaliação diagnóstica a respeito do desenvolvimento das capacidades físicas apresentadas por essas pessoas constata-se: I.Sete pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de resistência aeróbia. II.Quatro pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de velocidade. III.Seis pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de força muscular. Esse Educador Físico poderá aproveitar o potencial desse grupo de modo a incentivá-lo na prática do atletismo. Dessa maneira, o possível encaminhamento do grupo, dar-se-á nas seguintes modalidades, respectivamente:
A alternativa que descreve adequadamente uma regra oficial do jogo de handebol em relação à duração de uma partida é:
Embora voltados para a Educação Física Escolar, os Parâmetros Curriculares Nacionais abordam questões pertinentes às mais variadas situações de atividades físicas, jogos e competições. Neles são apresentados alguns princípios que devem nortear o trabalho do profissional desta área. Entre esses princípios destaca–se:
Kunz, apresentando a concepção crítico–emancipatória, defende a utilização do esporte no âmbito escolar. Porém “os alunos devem ser instrumentalizados além de capacidades e conhecimentos que lhes possibilitem apenas praticar o esporte”. Segundo o autor, aliada à ação funcional, deve–se desenvolver a seguinte capacidade:
Instituições governamentais ou não governamentais, que pretendam promover algum programa de atividade física nas comunidades, devem priorizar algumas ações iniciais para o sucesso do empreendimento. Entre essas ações, cita–se a seguinte:
João Batista Freire afirma que, assim como o desenvolvimento infantil, os jogos também podem ser divididos nas seguintes fases sequenciais:
Quando a prática pedagógica de um professor de Educação Física está em consonância com a concepção aberta de ensino, sua aula se desenvolve com base nos seguintes fatores:
Um dos grandes problemas de saúde pública no país é a hipertensão, caracterizada pela elevação acentuada ou súbita da pressão arterial. Mesmo sem a presença de equipamento próprio para medir as cifras tensionais, alguns sintomas evidenciam a necessidade de atendimento especializado. Alguns desses sintomas são:
Apesar da propaganda sobre os benefícios trazidos pela prá– tica regular de atividade física, o sedentarismo é uma das preocupações em termos de saúde pública. Para que uma pessoa seja considerada sedentária, seu gasto energético semanal, em kcal, corresponde à seguinte faixa: