Considere o texto abaixo e responda a questão a seguir.
Tênis X Frescobol (Rubem Alves)
O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o
adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro
foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer
o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata
noção do ponto fraco do seu adversário - e é justamente
para aí que ele vai dirigir a sua cortada - palavra muito
sugestiva, que indica o seu objetivo sádico, que é o de
cortar, interromper, derrotar. O prazer do tênis se encontra,
portanto, justamente no momento em que o jogo não
pode mais continuar porque o adversário foi colocado
fora de jogo. Termina sempre com a alegria de um e a
tristeza de outro.
O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores,
duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom,
é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio
meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz
o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no
lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe
adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui
ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém fica
feliz quando o outro erra - pois o que se deseja é que
ninguém erre. O erro de um, no frescobol, é um acidente
lamentável que não deveria ter acontecido, pois o gostoso
mesmo é aquele ir e vir, ir e vir, ir e vir... E o que errou
pede desculpas, e o que provocou o erro se sente
culpado. Mas não tem importância: começa-se de novo
este delicioso jogo em que ninguém marca pontos...
A crônica de Rubem Alves contextualiza duas práticas
da cultura de movimento no qual a competição se
desenvolve em perspectivas diferentes. O tênis da forma
apresentada pelo autor pode ser associado à dimensão
“rendimento” e o frescobol à dimensão “educação”.
Relacione as colunas de acordo, associando os tipos
de esporte às suas respectivas características.
I – Esporte Rendimento
II – Esporte Educação
A- Objetiva o máximo
desempenho.
B- Visa à aprendizagem
e orienta-se para a
generalidade
C- Enfatiza o processo.
D- Preocupa-se com a
pessoa comum e é
inclusivo.
E- Orienta-se para a
especificidade.