Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 816 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Marketing e Publicidade são áreas interdependentes nas organizações. Sobre essa relação, considere as seguintes afirmativas:

1.Ambos contribuem para criar valor e gerar lucro para a organização.

2.O marketing faz uso de estratégias de comunicação para criar necessidades de mercado.

3.A publicidade faz uso de uma comunicação dirigida em nível interno e externo, objetivando informar, persuadir e lembrar.

4.A publicidade está inserida no composto de marketing.

Assinale a alternativa correta.

As organizações modernas, para se posicionar perante a sociedade e fazer frente a todos os desafios da complexidade contemporânea, precisam planejar, administrar e pensar estrategicamente a sua comunicação. Assim, sob a ótica do planejamento estratégico de comunicação, considere as seguintes afirmativas:

1.A visão estratégica é implementada por etapas, começando pelo plano de comunicação e, a partir dos seus resultados, incluindo-se o planejamento estratégico global da organização.

2.A alta administração deve entender a comunicação como fator estratégico na divulgação da missão e dos valores da organização perante todos os seus públicos.

3.A elaboração de um plano estratégico deve ser pensada a partir de uma tomada de decisão das autoridades da organização, após ouvir especialistas no assunto e profissionais de comunicação.

4.Ameaças do macroambiente não constituem fatores que devam ser observados na construção de um planejamento, uma vez que fatores externos não afetam a comunicação de uma organização.

Assinale a alternativa correta.

A passagem do marketing de massa para o marketing segmentado causou um dramático impacto sobre o processo comunicativo nas organizações. Assim, os programas de marketing estão cada vez mais focados na construção de relacionamentos mais fortes com os públicos estratégicos e mais afastados da comunicação massiva. Sobre esse impacto, considere os seguintes fatores:

1.O advento dos serviços de Streaming.

2.O impacto das tecnologias de informação e comunicação.

3.A ampliação dos canais de comunicação.

4.A fragmentação das mídias de massa.

São fatores determinantes para o cenário apresentado:

A manutenção da imagem corporativa é um importante instrumento de vantagem competitiva. Nesse sentido, a ferramenta mais indicada para avaliar e mensurar a imagem corporativa de uma organização é:

Segundo o CONAR, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:

( ) A classificação indicativa das campanhas publicitárias por faixa etária e horário é feita pelo CONAR.

( ) A palavra consumidor refere-se ao público-alvo do anúncio.

( ) O CONAR propõe a divisão da responsabilidade sobre o anúncio entre agência de publicidade, anunciante e veículo de divulgação.

( ) O CONAR trata como anúncio a publicidade realizada em espaço ou tempo pagos pelo anunciante.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Plano de Mídia é, segundo o Dicionário Brasileiro de Mídia (1996), o documento resultante de um processo de análise de dados e alternativas que estabelece a ação a ser desenvolvida em mídia para uma determinada situação mercadológica. Sobre o Plano de Mídia, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:

( ) O plano de mídia está dividido em quatro partes: briefing de mídia, objetivo de mídia, estratégia de mídia e táticas de mídia.

( ) O GRP (Gross Rating Points) é uma unidade padrão de medida resultante da soma da audiência bruta pela audiência objetivada (público-alvo).

( ) O briefing de mídia contém informações sobre o produto e o mercado.

( ) A estrutura de um plano de mídia deve conter: formulação e análise de programação, análise de custos e visibilidade, forma de utilização dos veículos, distribuição de verba e avaliação de desempenho.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Segundo Mena Barreto (2004), “criatividade editorial é a solução do problema de persuasão por meio de frases, textos – palavras”. Nesse sentido, o autor sugere algumas premissas para um bom texto publicitário. São estratégias eficientes em um anúncio:

Sobre o conceito de Marketing de Relacionamento, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:

( ) Trata de uma mudança profunda na forma de entender e trabalhar o relacionamento com os mercados.

( ) É assegurado que os funcionários satisfaçam as necessidades dos clientes.

( ) Enfatiza a transação de produtos ou serviços.

( ) Tem como objetivo a construção e a manutenção de uma base de clientes comprometidos que sejam rentáveis para a organização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Considere as seguintes funções:

1.Elaboração de releases para a imprensa e sugestões de pauta.

2.Organização de entrevistas coletivas.

3.Edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos.

4.Atuação como mestre de cerimônias em eventos.

5.Promoção de venda.

São funções de uma Assessoria de Imprensa de uma instituição pública ou privada que devem ser exercidas exclusivamente por um jornalista habilitado:

Para agir de forma ética, o assessor de imprensa deve:

As noções de imparcialidade e objetividade no jornalismo são polêmicas. Sobre tais noções, qual das afirmações abaixo é verdadeira? Assinale apenas a alternativa correta.

O planejamento visual gráfico na comunicação impressa é essencial. Para diagramar o conteúdo editorial, trabalha-se com elementos gráficos (categorias de conteúdo visual) e aspectos (variáveis que podem alterar o resultado final). Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.

Cada rede social tem características próprias, mas todas elas servem para, entre outras finalidades, armazenar informações e conhecimento. Para transformar um conjunto de perfis em um ecossistema de difusão de conteúdo e relacionamento com usuários em uma dinâmica de comunicação em rede é necessário:

São ações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará:

I. Rádio Universitária e Jornal da Educação

II. Programa UFC TV e Jornal da UFC

III. Revista Universidade Pública e Boletim Semanal UFC Notícia

IV. Diálogos Acadêmicos e Folha Universitária

V. Guia de Fontes e Agência UFC

Marque a opção correta:

A Escola de Frankfurt é uma referência nos estudos da teoria crítica da comunicação. Sobre a Escola de Frankfurt, marque a opção incorreta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282