Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a propriedades de um projeto gráfico editorial.
A família tipográfica é o conjunto de caracteres que possuem as mesmas características de desenho, independentemente de suas variações de peso, inclinação e corpo.
Com relação a técnicas de editoração modernas, julgue o item que se segue.
Os comprimentos das linhas de texto considerados eficientes em páginas compostas por uma única coluna variam entre quarenta e cinquenta caracteres.
Segundo Duarte (2014), a Comunicação Pública ocupa-se da viabilização do direito social coletivo e individual ao diálogo, à informação e à expressão. Levando em conta os conhecimentos sobre a Comunicação Pública, considere as seguintes categorias:
1.Institucional: referente ao papel, responsabilidades e funcionamento das organizações.
2.De Gestão: relativa ao processo decisório e de ação dos agentes que atuam em temas de interesse público.
3.De Utilidade Pública: incide sobre temas relacionados ao dia a dia das pessoas, geralmente serviços e orientações.
4.De Interesse Privado: diz respeito exclusivamente ao cidadão, empresa ou instituição.
Estão corretamente identificadas as categorias:
A eficácia da comunicação está diretamente relacionada à capacidade das organizações de atuarem de forma integrada. Para isso, é necessário que haja uma ação conjugada entre a comunicação interna, a administrativa, a institucional e a mercadológica. Assinale a alternativa em que todas as ferramentas são utilizadas pela comunicação mercadológica para atingir seus objetivos.
“As comunidades virtuais eletrônicas são agregações em torno de interesses comuns, independentes de fronteiras ou demarcações territoriais fixas" (Lemos apud Recuero, 2008). Sobre outras definições de comunidades virtuais, considere as seguintes afirmativas:
1.As comunidades virtuais são construídas através da interação mediada por computador.
2.Podem ser cooperativas, competitivas ou geradoras de conflito.
3.Podem ser de dois tipos: comunitárias e não comunitárias.
Assinale a alternativa correta.
O CONAR – Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária – é uma organização não governamental que visa promover a liberdade de expressão publicitária e defender as prerrogativas constitucionais da propaganda comercial. O CONAR normatiza:
1.propaganda político-partidária.
2.publicidade de causas sociais e entidades sem fins lucrativos.
3.merchandising.
4.relações públicas.
Assinale a alternativa correta.
Segundo Kotler e Armstrong (2003), durante anos, o Timex foi o relógio de boa qualidade com preço acessível. Por sua vez, o Swatch é apresentado como um relógio de estilo e moderno e o Rolex reforça suas características de luxo e status.
Sobre os apelos utilizados pela propaganda, considere as seguintes afirmativas:
1.Os apelos devem destacar os benefícios que tornam o produto mais desejável ou interessante aos consumidores.
2.Os apelos devem demonstrar como o produto é melhor do que o das marcas concorrentes.
3.Os apelos mais significativos nem sempre serão utilizados, pois podem não ter caráter distintivo.
Assinale a alternativa correta.
No que diz respeito à comunicação institucional, considere os seguintes itens:
1.Característica internas e externas, lemas, ações e valores que definem o que a empresa é.
2.Percepção que as pessoas têm em relação a uma instituição.
3.Refere-se ao conceito ou opinião que se forma sobre a instituição no decorrer do tempo.
Os itens 1, 2 e 3 são, respectivamente, definidos como:
De acordo com Duarte (2009), os ambientes da Comunicação de Interesse Público e da Comunicação de Interesse Privado podem ser representados a partir da figura abaixo.
Sobre esses ambientes, considere as seguintes afirmativas:
1.A Comunicação Governamental, realizada pelo estado, é a de maior importância no âmbito da comunicação de interesse público.
2.As empresas estão inseridas em ambos os ambientes, e a sua relação com o interesse público se dá pelas práticas de Responsabilidade Social e Cidadania Corporativa.
3.A imprensa está situada em ambos os ambientes, porque deve divulgar as informações de interesse público atendendo às exigências do interesse privado.
4.As ONGs estão inseridas no âmbito do interesse público, porque substituem o estado na resolução de problemas sociais.
Assinale a alternativa correta.
As teorias da comunicação tratam das relações entre os meios de comunicação de massa e a sociedade. Considerando as características da Mass Communication Research marque a opção correta.

No Brasil quais jornais têm a função de ombudsman? Marque a opção correta.
Em relação à comunicação pública, assinale verdadeira ( V ) ou falsa ( F ) em cada afirmativa a seguir.
( ) O modelo de emissoras públicas está previsto na Constituição Federal de 1988, conforme descrito em seu Art. 223.
( ) Comunicação pública é uma expressão que não se relaciona a profissões, estruturas ou a um conjunto de conhecimentos, mas a uma postura de perceber a comunicação como instrumento de interesse coletivo para fortalecimento da cidadania.
( ) Sua proposição é exclusiva para órgãos públicos governamentais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Sobre o trabalho de assessoria de imprensa, considere as afirmativas abaixo.
1) Uma das finalidades da segmentação de mailing é aumentar a pertinência do material encaminhado às redações.
2) O atendimento de imprensa, sobretudo nas assessorias de instituições públicas de ensino, é um dos principais instrumentos para aumentar a presença da instituição nos meios de comunicação.
3) O follow up é um instrumento fundamental para mensurar a penetração da assessoria de imprensa.
Assinale a alternativa correta.
As notícias em jornalismo têm uma estrutura comum pela técnica da pirâmide invertida. Esta pirâmide consiste em estabelecer:
Assinale a alternativa que apresenta a base de quase toda matéria jornalística, em qualquer meio de comunicação que consiste em contato pessoal entre repórter e fonte.