Na linguagem da produção radiofônica, as inserções sonoras dividem-se em
Uma das características do rádio é o jingle, que é
Segundo Jorge Duarte, em “Os desafios da Comunicação Pública":
A primeira vez que se organizou a comunicação do Serviço Público no Brasil, foi no período Vargas. A estrutura era usada como estratégia de manipulação, censura, convencimento em moldes “fascistas" e com uso assumidamente político e personalista. Depois disso, durante muito tempo, evitou-se falar em comunicação dentro de governos, até para não lembrar o famigerado DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda – de Vargas. Quando um governo resolveu fazer planejamento em comunicação foi em pleno regime militar. Adotou-se, então, um novo modelo de sistema de comunicação usando o então nome “moderno" de Relações Públicas. Na prática, fortaleceu-se a compreensão da comunicação como instrumento de persuasão social em um governo. Além de reafirmar preconceitos sobre comunicação de governo, esse período serviu também para ajudar a estigmatizar a prática relações públicas.
(Porto Alegre: Rede Escolas de Governo, mimeo. Disponível em: <http://redeescoladegoverno.fdrh.rs.gov.br/upload/ 1367323906_Jorge%20Duarte.pdf>
Considere o texto abaixo.
“A auditoria é uma prática consolidada na maioria das organizações e, de maneira geral, compreende a análise de atividades ou operações realizadas ou disposições estabelecidas e a eficácia de sua implementação. Podemos nos referir à auditoria de qualidade, à auditoria fiscal, à auditoria de recursos humanos, à auditoria contábil ou de sistemas, dentre muitas outras, e também, o que nos interessa especialmente neste texto, à auditoria em comunicação, e particularmente a uma de suas modalidades conhecida como auditoria de imagem."
(BUENO, Wilson da Costa Bueno. Auditoria de imagem das organizações nas mídias sociais.In:GONÇALVES, Gisela & LISBOA FILHO, Flavi F. Novos media e novos públicos COLEÇÃO: Relações Públicas e Comunicação Organizacional: dos fundamentos às práticas (v. 3), 2015)
Diante do atual contexto das mídias, a auditoria de imagem nas organizações compreende a auditoria
A existência de um título, dentro de um anúncio publicitário, cumpre inúmeras funções, tais como chamar a atenção para o que está sendo divulgado. Além disso, espera-se que
Na criação e produção de um projeto gráfico, a escolha da letra tem um papel fundamental e constitui um dos fatos primordiais na comunicação da peça. Assim, entre os vários tipos de letra, tem-se a cursiva, considerada como uma das mais bonitas, pois seus desenhos têm liberdade de traço. No entanto, apresentam um problema de legibilidade porque são
A característica de um site ou portal que permite a adaptação a telas de distintos tamanhos, melhorando tanto a exibição em diferentes dispositivos quanto o posicionamento em mecanismos de busca, é chamada
Considere a tabela abaixo.

O cálculo total do GRP (valor de x) do exemplo acima é
Com relação a aspectos teóricos e éticos da comunicação, julgue o item a seguir.
Devido às semelhanças entre os meios de comunicação de massa e os meios de comunicação digital, a conduta do profissional que exerce atividades nesses campos de trabalho é exatamente a mesma.
Julgue o item subsecutivo, referente à comunicação pública.
A comunicação pública tem origem na comunicação governamental, mas são distintas: enquanto a comunicação pública se refere a tudo que seja destinado ao público, a comunicação governamental diz respeito a cada governo em si e ao terceiro setor.
Com relação à imprensa escrita, julgue o item seguinte.
A montagem final da reportagem corresponde à edição, etapa em que a complexidade do fato real é sintetizada na redação da matéria.
Julgue o próximo item, relativo ao relacionamento das instituições com a imprensa, à organização de entrevistas e a produtos de assessoria de imprensa.
O assessor de imprensa de uma organização deve se relacionar de forma proativa com a imprensa externa, buscando oportunidades para colocar a empresa em evidência, abrindo espaços para que ela figure como matéria principal ou, pelo menos, como fonte.
No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que se segue.
Conhecido também como jornal da empresa, o house-organ é um instrumento de comunicação escrita de custo inferior ao da revista, razão por que é uma ótima opção para divulgação das informações do ambiente organizacional.
Acerca do conceito de projeto gráfico, julgue o item subsequente.
Enquanto ponto de apoio para uma página, uma fotografia constitui um elemento secundário no processo de diagramação.
Acerca do conceito de projeto gráfico, julgue o item subsequente.
O tamanho do corpo da letra determina o espacejamento natural entre uma linha e outra composição gráfica.