Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 816 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Otávio, relações-públicas de determinada organização, foi convidado a integrar o departamento de projetos especiais da empresa. Ele havia exercido na empresa o papel de relações institucionais por doze anos, período em que manteve contato com deputados federais e senadores. A vaga disponível para o departamento também era do interesse de outro relações-públicas da empresa, mas a disputa não afetou o clima organizacional. Otávio tinha em sua cartela de clientes concorrentes de sua empresa contratante, contudo, ao deixar o cargo anterior para assumir o novo cargo, ele apagou todos os arquivos e não repassou ao seu sucessor informações importantes para a continuidade das atividades de relações institucionais.

À luz do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, julgue o item subsequente, relativos à situação hipotética apresentada.

Otávio descumpriu seus deveres profissionais ao não repassar informações importantes ao seu sucessor.

A respeito de comunicação pública e das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.

O emprego de recursos de não mídia para incentivar públicos a conhecer determinadas marcas é uma forma de comunicação pública.

Julgue o item a seguir, quanto à história dos meios de comunicação, à massificação e à segmentação do público, à interatividade na comunicação e aos novos meios de comunicação.

Na década de 20 do século XX, inventores utilizavam artefatos caseiros para construir transmissores artesanais de radiodifusores.

No que se refere aos gêneros jornalísticos, julgue o próximo item.

No jornalismo impresso, tradicionalmente a carta é o espaço facultado ao cidadão; no webjornalismo, a comunicação com o leitor vem sendo feita por meio de tecnologias mais ágeis, como, por exemplo, as redes sociais e os serviços de mensagens instantâneas.

Considerando que no meio jornalístico se diz que, quando um cachorro morde um homem, não há notícia, mas, se um homem morde um cachorro, há uma notícia, e uma notícia sensacional, julgue o item subsequente, acerca de notícia.

Define-se notícia como a comunicação de uma ocorrência que atinge a comunidade, causando-lhe horror.

A respeito da redação no telejornalismo e no radiojornalismo, julgue o item que se segue.

Ao redigir uma notícia para a televisão ou para o rádio, o jornalista deve imaginar que está contando uma história a alguém, exigindo-se, ainda, no caso da televisão, que a imagem esteja em sintonia com o texto.

Em relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional, julgue o item a seguir.

Embora seja necessário estabelecer claramente os objetivos para se elaborar o planejamento de comunicação, não é necessário estabelecer as prioridades: as atividades seguirão o calendário próprio da instituição ou da empresa.

O conceito tradicional de marca engloba um conjunto de imagens, em geral, um nome, um logotipo e um slogan. Nos últimos anos, foi incorporada a esse conceito a representação da experiência que a marca proporciona aos clientes. Considerando essas informações, julgue o item subsequente.

Uma das estratégias de construção de uma marca de sucesso é a narração de histórias, como é o caso da marca Disney, que remete a personagens coloridos, graciosos e divertidos.

A respeito de comunicação visual, processo gráfico e planejamento editorial, julgue o item que se segue.

A imagem corporativa reflete e projeta a real personalidade da organização, sendo definida por dois parâmetros: o que a empresa é e o que a empresa faz.

Acerca das novas tecnologias da comunicação, julgue o item subsequente.

A classificação de um portal se dá conforme o perfil de seus usuários: um portal vertical é aquele acessado por um público heterogêneo, com interesses variados (comunidades verticais); um portal horizontal é aquele que atrai pessoas especializadas em dado tema (comunidades horizontais).

A ilustração acima, de Steven Cutts, desperta sobre as coisas que as pessoas fazem, muitas vezes até sem pensar, devido ao uso excessivo das redes sociais e dos aparelhos eletrônicos. Acerca da comunicação e do uso das redes sociais no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.

A programação de uma emissora de rádio tende a incluir música, notícias e programas de comentários e análise. A fim de facilitar para os produtores, esse material é organizado por gênero. Esta expressão vem do latim genus/generis (família, espécie) e, para os veículos de comunicação, representa uma

O profissional de produção ou produtor tem como principais tarefas:

Na produção de conteúdos para o rádio e a televisão, a função do profissional de sonoplastia é

A medida da extensão durante o ciclo da onda sonora, o número de oscilações por unidade de tempo e a propriedade que permite distinguir as fontes sonoras são, respectivamente, denominados de

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282