Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 816 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A notícia publicada por um veículo jornalístico da grande imprensa apresenta como características o ineditismo e a proximidade com o leitor.

Ao planejar a estratégia editorial de um house organ, a assessoria de comunicação de um órgão público, em relação a essas duas características, deve levar em conta:

Ao se analisar o desenvolvimento de house organs no Brasil, seja em instituições públicas ou privadas, o maior desafio, historicamente, para os responsáveis pela publicação está no(a):

Um banco tem entre seus clientes diversos segmentos heterogêneos, que dificultam a comunicação para um público amplo e tornam necessária a realização de diversos ajustes em produtos e serviços. Dessa forma, o custo para captação de clientes é mais alto do que o dos concorrentes.

A direção do banco implementou um plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:

Sobre a objetividade e a recepção da mensagem no jornalismo, leia o texto a seguir.

Para o leitor, a compreensão de uma notícia depende em grande parte de como a_____________ é organizada e apresentada. Há uma óbvia____________ entre o número de eventos reais e o espaço restrito de um jornal. A decisão entre o que vale a pena ser usado ou deve ser deixado de lado faz parte da atividade profissional e não significa manipulação ou ____________deliberada dos acontecimentos. Selecionando os fatos, a (o) __________lhes confere obrigatoriamente um novo significado na medida em que esses eventos são recontextualizados e transformados.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.

Sobre as características do hipertexto, leia o texto a seguir.

Os hipertextos servem para _____________ o fluxo da leitura linear por meio de redes remissivas ____________ para conduzir o leitor para um “vertiginoso delírio de possibilidades". A principal ideia do hipertexto é a interligação em rede de links, que tem um efeito centrifugo. O(A)__________ é um convite hipertextual para o leitor dar um salto receptivo entre vários fragmentos ou planos.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.

Muitos autores atribuem a expansão do rádio à regulamentação do Decreto nº 21.111, de 1932.

Sobre esse decreto, assinale a afirmativa correta.

Sobre a relação entre reportagem e democracia, leia o texto a seguir.

A reportagem é a forma de maior aprofundamento possível da ______________ e, por outro lado, é aquela que melhor responde às aspirações de uma democracia contemporânea, com toda a plenitude, até mesmo da utopia. Pois é justamente a __________ de vozes e de significados sobre o real que fazem com que a reportagem se torne um instrumento de __________ e instrumentalização plena da democracia, uma vez que a democracia é __________ e polissêmica.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.

No discurso noticioso, o chamado nariz de cera se caracteriza como um texto

No jornalismo televisivo, a relação entre texto e imagem deve ser de

Assinale a opção que indica uma vantagem do uso das redes sociais digitais como fonte de insumos para os jornalistas.

Sobre a comunicação organizacional em tempos de redes sociais digitais, leia o fragmento a seguir.

As redes sociais digitais são um meio de comunicação _________entre os usuários, tanto para divulgar os benefícios de um produto/serviço, como para criticar uma empresa. Nesse sentido, qualquer crise mal resolvida nas redes sociais pode trazer consequências irreparáveis para uma organização, seja qual for o tempo de existência, estabilidade financeira e consolidação no mercado. Na Internet, a divulgação de uma imagem negativa é muito mais _________ do que nas mídias convencionais. Sendo assim, é necessário ___________ na resolução dos problemas e respostas às críticas, evitando gerar uma crise de proporções indesejadas e irreversíveis, seja no ambiente real ou ____________.

Assinale a opção que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

As opções a seguir apresentam condições para que um evento seja classificado como megaevento, à exceção de uma. Assinale-a.

As opções a seguir apresentam diversas tarefas da propaganda como instrumento de promoções de vendas, à exceção de uma. Assinale-a.

Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.

Composto por representantes do público, dos jornalistas e dos empresários do setor, o conselho de imprensa possui atribuições e funções diversas, mas todas elas visam assegurar a responsabilidade social da imprensa e, consequentemente, estimular a participação da opinião pública no combate pela independência.

Considerando que o texto precedente faça parte de uma reportagem hipotética, julgue o item a seguir, com base nas disposições do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e nas teorias da comunicação.

Entre outros fins, o texto jornalístico investiga, reúne e contextualiza criticamente informações da atualidade.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282