As opções a seguir apresentam mudanças introduzidas pelas mídias digitais quando comparadas às mídias tradicionais, à exceção de uma. Assinale-a.
Quanto à adequação do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, analise as afirmativas a seguir.
I. O jornalista deve priorizar o uso de identidades falsas, câmeras escondidas e microfones ocultos para obtenção de informações de interesse público.
II. O jornalista pode usar a cláusula de consciência do Código de Ética para se recusar a executar tarefas que agridam suas convicções.
III. O jornalista pode expor pessoas ameaçadas, exploradas ou sob risco de vida, desde que sua identificação seja apenas parcial.
Está correto o que se afirma em
Relacione os tipos de pesquisa relacionados a seguir, às suas respectivas características.
1- Etnográfica
2- Experimental
3- Por survey
4- Por observação
5- Por focus group
( ) Baseia-se em enquetes rápidas, que visam identificar normalmente o grau de satisfação e algumas preferências do consumidor.
( ) Baseia-se na relação de causa e efeito, através da alteração de alguma variável e observação dos resultados.
( ) Baseia-se na discussão de um assunto de interesse por um grupo pequeno de pessoas pré-selecionadas com base em critérios específicos.
( ) Baseia-se no acompanhamento do consumidor no seu dia-adia para identificar desejos ocultos ou particularidades.
( ) Baseia-se no relato feito por pesquisadores a partir do que observam no objeto de pesquisa.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Os critérios usados pelos jornalistas para definir se um fato tem ou não potencial de notícia podem ser divididos em substantivos e contextuais, dependendo do próprio fato ou do processo de produção noticiosa.
Assinale a opção que apresenta apenas critérios contextuais.
Relacione as diferentes visões de comunicação pública, listadas a seguir, às suas respectivas funções.
1- Forma de orientação dos cidadãos
2- Orientadora dos discursos dos dirigentes
3- Forma de integração interna
4- Instrumento a serviço da verdade
5- Forma de expressão da identidade
( ) Imagem e credibilidade.
( ) Assessoria estratégica.
( ) Educativa.
( ) Ética.
( ) Ajuste organizacional.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Após elaborar o release e enviá-lo, se algum jornalista se interessar pela pauta, realizar uma apuração complementar, e resolver publicar a notícia em algum veículo, a assessoria de imprensa deve cuidar do monitoramento de resultados por meio do
A comunicação institucional, como elemento da comunicação empresarial integrada, abrange
As situações de crise costumam impactar a empresa em aspectos tangíveis e intangíveis. Assinale a opção que apresenta apenas exemplos de aspectos intangíveis.
Na medida em que um texto publicitário se coloca como deliberativo e com função de aconselhamento, a função predominante da linguagem tende a ser a
Acerca de ética na comunicação e de responsabilidade social da mídia, julgue o item a seguir.
Quando estendida aos meios de comunicação, a noção de accountability corresponde a formas de se buscar a responsabilização objetiva e subjetiva de profissionais e veículos, por meio da participação coletiva.
Várias narrativas se utilizam de múltiplas plataformas para contar uma história. Como define Henry Jenkins em seu clássico Cultura da convergência (2008), uma narrativa transmídia:
Suíte é um jargão jornalístico que, em linhas gerais, significa “sequência que se dá a um determinado assunto, nas edições subsequentes do jornal". Tomando como exemplo uma publicação impressa, suponha que será disponibilizada uma página já retrancada com capacidade para determinado número de caracteres e tipologia. O repórter incumbido da tarefa de redigir a notícia precisará tanto descrever resumidamente o que já se divulgou como acrescentar fatos novos. O texto em questão, composto no formato da pirâmide invertida, com 4 parágrafos, repetirá alguns dados divulgados anteriormente.
Tais elementos de repetição deverão figurar na seguinte posição:
O setor de Marketing Institucional de uma empresa desenvolveu uma campanha para conquistar mais seguidores nas redes sociais. Após pesquisas junto ao público-alvo (classe BC, faixa etária de 18 a 25 anos e nível médio completo) e também diante da limitação da verba disponível, decidiu-se pela criação de uma conta no Instagram.
Destacam-se como estratégias iniciais de lançamento da conta da empresa na referida rede social:
O repórter da editoria de Economia conseguiu vender a pauta de uma matéria relativa ao mercado financeiro para o editor. Contudo, embora ainda faltem elementos para compor o texto, foi decidido publicar ainda hoje, no site do jornal, um texto curto acompanhado de foto com ótima resolução. Amanhã, na edição impressa do jornal, será publicada a matéria completa.
Esse recurso para publicação do conteúdo no site é conhecido, no jargão das redações, como:
A direção de uma instituição pública precisa divulgar com urgência uma informação relevante para a população. O momento demanda que essa informação seja confiável e crível para o público, mesmo que a assessoria da instituição perca parcialmente o controle sobre o que será divulgado.
A ferramenta de comunicação mais adequada para o caso é(são):