Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 816 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

As opções a seguir apresentam mudanças introduzidas pelas mídias digitais quando comparadas às mídias tradicionais, à exceção de uma. Assinale-a.

Quanto à adequação do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, analise as afirmativas a seguir.

I. O jornalista deve priorizar o uso de identidades falsas, câmeras escondidas e microfones ocultos para obtenção de informações de interesse público.

II. O jornalista pode usar a cláusula de consciência do Código de Ética para se recusar a executar tarefas que agridam suas convicções.

III. O jornalista pode expor pessoas ameaçadas, exploradas ou sob risco de vida, desde que sua identificação seja apenas parcial.

Está correto o que se afirma em

Relacione os tipos de pesquisa relacionados a seguir, às suas respectivas características.

1- Etnográfica

2- Experimental

3- Por survey

4- Por observação

5- Por focus group

( ) Baseia-se em enquetes rápidas, que visam identificar normalmente o grau de satisfação e algumas preferências do consumidor.

( ) Baseia-se na relação de causa e efeito, através da alteração de alguma variável e observação dos resultados.

( ) Baseia-se na discussão de um assunto de interesse por um grupo pequeno de pessoas pré-selecionadas com base em critérios específicos.

( ) Baseia-se no acompanhamento do consumidor no seu dia-adia para identificar desejos ocultos ou particularidades.

( ) Baseia-se no relato feito por pesquisadores a partir do que observam no objeto de pesquisa.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Os critérios usados pelos jornalistas para definir se um fato tem ou não potencial de notícia podem ser divididos em substantivos e contextuais, dependendo do próprio fato ou do processo de produção noticiosa.

Assinale a opção que apresenta apenas critérios contextuais.

Relacione as diferentes visões de comunicação pública, listadas a seguir, às suas respectivas funções.

1- Forma de orientação dos cidadãos

2- Orientadora dos discursos dos dirigentes

3- Forma de integração interna

4- Instrumento a serviço da verdade

5- Forma de expressão da identidade

( ) Imagem e credibilidade.

( ) Assessoria estratégica.

( ) Educativa.

( ) Ética.

( ) Ajuste organizacional.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Após elaborar o release e enviá-lo, se algum jornalista se interessar pela pauta, realizar uma apuração complementar, e resolver publicar a notícia em algum veículo, a assessoria de imprensa deve cuidar do monitoramento de resultados por meio do

A comunicação institucional, como elemento da comunicação empresarial integrada, abrange

As situações de crise costumam impactar a empresa em aspectos tangíveis e intangíveis. Assinale a opção que apresenta apenas exemplos de aspectos intangíveis.

Na medida em que um texto publicitário se coloca como deliberativo e com função de aconselhamento, a função predominante da linguagem tende a ser a

Acerca de ética na comunicação e de responsabilidade social da mídia, julgue o item a seguir.

Quando estendida aos meios de comunicação, a noção de accountability corresponde a formas de se buscar a responsabilização objetiva e subjetiva de profissionais e veículos, por meio da participação coletiva.

Várias narrativas se utilizam de múltiplas plataformas para contar uma história. Como define Henry Jenkins em seu clássico Cultura da convergência (2008), uma narrativa transmídia:

Suíte é um jargão jornalístico que, em linhas gerais, significa “sequência que se dá a um determinado assunto, nas edições subsequentes do jornal". Tomando como exemplo uma publicação impressa, suponha que será disponibilizada uma página já retrancada com capacidade para determinado número de caracteres e tipologia. O repórter incumbido da tarefa de redigir a notícia precisará tanto descrever resumidamente o que já se divulgou como acrescentar fatos novos. O texto em questão, composto no formato da pirâmide invertida, com 4 parágrafos, repetirá alguns dados divulgados anteriormente.

Tais elementos de repetição deverão figurar na seguinte posição:

O setor de Marketing Institucional de uma empresa desenvolveu uma campanha para conquistar mais seguidores nas redes sociais. Após pesquisas junto ao público-alvo (classe BC, faixa etária de 18 a 25 anos e nível médio completo) e também diante da limitação da verba disponível, decidiu-se pela criação de uma conta no Instagram.

Destacam-se como estratégias iniciais de lançamento da conta da empresa na referida rede social:

O repórter da editoria de Economia conseguiu vender a pauta de uma matéria relativa ao mercado financeiro para o editor. Contudo, embora ainda faltem elementos para compor o texto, foi decidido publicar ainda hoje, no site do jornal, um texto curto acompanhado de foto com ótima resolução. Amanhã, na edição impressa do jornal, será publicada a matéria completa.

Esse recurso para publicação do conteúdo no site é conhecido, no jargão das redações, como:

A direção de uma instituição pública precisa divulgar com urgência uma informação relevante para a população. O momento demanda que essa informação seja confiável e crível para o público, mesmo que a assessoria da instituição perca parcialmente o controle sobre o que será divulgado.

A ferramenta de comunicação mais adequada para o caso é(são):

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282