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As tipologias documentais existentes devem ser agrupadas de modo não hierárquico para que seja flexibilizada sua classificação.

Segundo Rosely Curi Rondinelli, existem, na arquivologia, cinco marcos históricos, e o período que se segue ao fim da Segunda Guerra Mundial aparece como o quinto momento significativo na trajetória dos arquivos e da arquivologia. Assim, o grande aumento do volume de documentos produzidos pelas instituições públicas levou à necessidade de se racionalizar a produção e o tratamento desses documentos, sob pena de as organizações inviabilizarem sua capacidade gerencial e decisória.

A análise diplomática do conteúdo de um documento eletrônico, a partir de seus elementos constitutivos, considera o elemento “ação” componente central de um documento arquivístico, ou seja, o ato que o gerou. Desse modo, a diplomática estabelece as seguintes categorias de documentos: o dispositivo, o probatório, o de apoio e o narrativo, de acordo com as ações que o geram.

Ainformação arquivística pode ser classificada, do ponto de vista organizacional, em informação orgânica e informação não orgânica, com características distintas, sendo que as não orgânicas não se constituem em fundos e séries documentais da organização.

Em relação à gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

Uma forma eficiente de acondicionar documentos de arquivo consiste em colocá-los nas gavetas de arquivos de aço.

No que se refere aos princípios, conceitos e legislação arquivística,

julgue os itens a seguir.

A existência dos arquivos correntes na ANATEL pode ser

constatada pela aplicação da tabela de temporalidade de

documentos.

No que se refere aos princípios, conceitos e legislação arquivística, julgue os itens a seguir.

A organicidade do arquivo produz vínculos entre os vários documentos de uma mesma ação, processo de trabalho ou atividade.

Acerca da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

As atividades de recebimento, classificação, registro,

distribuição e tramitação são de responsabilidade do arquivo

permanente.

A respeito da tabela de temporalidade de documentos, julgue os

itens subsecutivos.

A aplicação da tabela de temporalidade gera, necessariamente,

um plano de destinação.

O servidor público Sérgio recebeu pedido de informações

sobre terceirização de mão de obra em sua instituição pelo

Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), em conformidade com

a Lei 12.527/ 2011, chamada Lei de Acesso à Informação

Pública. No entanto, ciente de movimentos de empregados

terceirizados que pretendiam entrar na justiça contra o órgão,

julgou por bem omitir certas informações, que poderiam

prejudicar sua instituição, ainda que estas informações não

estivessem classificadas como reservadas, secretas ou

ultrassecretas. Sobre a conduta do servidor é possível afirmar

que:

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos e da legislação específica, julgue os itens que se seguem.

A teoria das três idades é o principal conceito utilizado na tarefa de diminuição dos volumes documentais, sendo essa tarefa um desafio nas organizações.

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos e da legislação específica, julgue os itens que se seguem.

O arquivo da SUFRAMA constitui–se de todos os documentos utilizados para o desenvolvimento das atividades do órgão, o que inclui os documentos dos setores de trabalho, os livros e periódicos da biblioteca e as bases de dados não institucionais.

Julgue os itens que se seguem, a respeito de arquivologia.

A ANTAQ, dada a sua natureza jurídica, está dispensada de seguir as disposições contidas na Lei de Acesso à Informação.

No que diz respeito à gestão de documentos, julgue os próximos

itens.

Os prazos de guarda nos arquivos corrente e intermediário contidos na tabela de temporalidade resultam da identificação do valor primário nos documentos de arquivo.

Assinale a opção que indica a etapa de arquivamento que é

caracterizada pelo processo de determinação da codificação sob

a qual o documento será arquivado.

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