Com relação aos métodos e aos processos administrativos, assinale a alternativa que indica uma das atividades que pertence ao processo de análise de dados.
Para Belkin, a questão central não é estabelecer uma definição singular para a informação, mas conceitos em cuja pluralidade se poderiam identificar maneiras de ver e interpretar o fenômeno da informação. Com relação ao assunto apresentado, assinale a alternativa que indica o conceito de informação, no qual a ciência da informação se baseia em relação ao que um receptor pode aprender de um texto.
Com relação aos documentos que ainda preservam o valor primário, mas contam com um prazo de guarda muito extenso e não são consultados com frequência, assinale a alternativa que indica o local em que eles devem ficar guardados.
Assinale a alternativa que indica por quem é feita a avaliação de documentos contidos em uma massa documental acumulada.
Assinale a alternativa que identifica um elemento considerado obrigatório pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística.
A entrega a um órgão público – geralmente à Biblioteca Nacional – de um ou mais exemplares de toda publicação editada em um país é uma exigência definida por lei. Assinale a alternativa que indica como é conhecida essa exigência.
Quanto aos arquivos intermediários, é correto afirmar que eles são destinados ao armazenamento dos documentos arquivísticos
Considerando o modelo de requisitos para sistema informatizado de gestão arquivística de documentos, assinale a alternativa que apresenta um metadado do agrupamento “eventos de gestão”.
No Brasil, atualmente o órgão responsável pelo depósito legal de publicações no Brasil é o (a)
Os procedimentos previstos na Lei n.º 12.527/2011 destinam-se
a assegurar o direito fundamental de acesso à informação
e devem ser executados em conformidade com os
princípios básicos da administração pública e, dentre outras,
com a seguinte diretriz:
Como Assistente Administrativo você precisa organizar em um arquivo os nomes de diversos fornecedores de produtos e serviços, incluindo pessoas físicas e pessoas jurídicas. Utilize o arquivamento alfabético e ordene o arquivamento com a seguinte relação de nomes: João Carlos de Assis; Mário de Andrade Souza; Antônio Juvenal Neto; Papelaria Aguazul Ltda; Farmácia 4 Doses; O Jornal dos Pampas; Caixa Econômica Federal; Dr. Luiz Mendes de Carvalho; Renato Cruz Azul; Farmácia e Drogaria Sul. Assinale a alternativa que apresenta a ordem de arquivamento correta dos nomes.
No que se refere à criação das instituições arquivísticas, a descentralização dos arquivos é o traço característico da administração de arquivos no período anterior à Revolução Francesa.
Entre as conquistas da arquivologia no Brasil, destaca-se o primeiro periódico brasileiro especializado, denominado de Acervo que mantém sua periodicidade regular até os dias atuais.
Visando agilizar o processo de indexação em ambiente GED, aplicam-se as ferramentas denominadas de reconhecimento de padrões em imagens, ou seja, OCR e ICR, sendo o ICR uma ferramenta que permite reconhecer manuscritos em documentos, muito úteis para documentos preenchidos manualmente.
No universo digital, a preservação dos documentos e o acesso a esses são atividades distintas