Julgue os itens que se seguem, relativos à arquivologia.
Os sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos são criados para gerenciar os documentos arquivísticos digitais, não abrangendo documentos em suporte convencional.
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O valor dos documentos no arquivo permanente é o valor fiscal.
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Uma das características do documento de arquivo é a autenticidade.
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As funções arquivísticas de descrição e difusão facilitam a divulgação da memória institucional.
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Denomina-se transferência a passagem dos documentos do arquivo corrente para o arquivo intermediário.
Considere a expressão: “Controle da criação e padronização documental buscando a racionalização e evitando a criação de documentos desnecessários e/ou supérfluos para a atividade da instituição.” O texto corresponde ao conceito da seguinte função arquivística:
Relacione as condições abaixo com os respectivos materiais.
I – entre 18 e 21 graus e entre 40 e 50%;
II – cerca de 2 graus e entre 30 e 40%;
P – mapas;
Q – fotografias coloridas;
R – fotografias em preto e branco.
A correlação correta é:
Rousseau e Couture, na obra “Os fundamentos da disciplina arquivística”, deram uma contribuição significativa para as discussões sobre as funções arquivísticas, bem como para a definição da teoria das três idades documentais. Em relação a essa temática, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os períodos relacionados às fases documentais, propostos por Rousseau e Couture (1998), às suas respectivas definições.
Coluna 1
1. Período corrente.
2. Período intermediário.
3. Período de eliminação.
4. Arquivos definitivos.
Coluna 2
( ) Período em que os documentos que são conservados para responder aos objetivos da sua criação e quando termina o seu período de atividades tornam-se semiativos ou passam diretamente para o período de inatividade.
( ) Período em que os documentos perdem seu valor e podem ser descartados mediante aprovação da direção da organização e por ato público, a partir de uma sequência de atividades pré-estabelecidas pela legislação.
( ) Compreende o período em que os documentos deixam de ter valor previsível para a organização que os produziu e passam a ser conservados em razão do seu valor de testemunho.
( ) Período em que os documentos devem ser conservados por razões administrativas, legais ou financeiras, mas não têm de ser utilizados para assegurar as atividades cotidianas de uma administração.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Abaixo encontram-se afirmativas acerca das funções arquivísticas. Julgue-as e selecione a CORRETA:
Nos termos especificados pela NBC TI 01, é aspecto atinente ao relatório de auditoria interna a
Uma das formas de ordenar os documentos é a alfabética. No caso de pastas de arquivo por nomes de pessoas, a regra de alfabetação principal é a que considera
Função arquivística destinada a tornar acessíveis os documentos e a promover sua utilização:
AtoM, acrônimo de Access to Memory, é um software livre desenvolvido pelo Conselho Internacional de Arquivos, em colaboração com parceiros e patrocinadores, que vem sendo utilizado, em suas três versões, para cumprir funções arquivísticas básicas: descrição, difusão e preservação de documentos. Adotado por inúmeras instituições, apresenta, entre outras características, a de
As funções arquivísticas são, comumente, enumeradas em sete. De acordo com essa visão, assinale a alternativa que contém somente funções arquivísticas.
O Centro de Informação, Documentação e Arquivo é o órgão responsável por socializar as informações gerais da Universidade Federal de Goiás e gerir a documentação arquivística para fins de pesquisa retrospectiva, promovendo a preservação e a transmissão da memória institucional. Para tanto, dentro de sua estrutura organizacional, mantém a Casa da Memória em parceria com a Justiça Federal, realizando exposições e outros eventos. Esta função arquivística denomina-se: