Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 5208 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • Certo
    • Errado

Em decorrência de acordo de cooperação técnica firmado em 2009 entre órgãos da administração da justiça, fixaram-se padrões de intercâmbio de informações de processos judiciais para implementação de funcionalidades no âmbito dos sistemas eletrônicos de tramitação processual. Tais padrões integram

Quando diretor do Arquivo Nacional (1958-1964), José Honório Rodrigues preocupou-se com a modernização da instituição e com sua transferência para a nova capital do país. Quis, para tanto, ouvir a opinião de um especialista na área, e conseguiu a vinda do

A identificação do tipo documental é a base para

Atenção: Para responder à questão número 45, considere o quadro abaixo, extraído do Código de Classificação de Documentos Administrativos e Judiciais do Tribunal Superior do Trabalho.

04 COMUNICAÇÃO SOCIAL

4.1 Ações de planejamento relacionadas com a execução dos serviços de comunicação social

4.2 Assessoramento de Magistrado no relacionamento com a mídia

4.3 Relações com a imprensa

4.4 Credenciamento de jornalistas

4.5 Administração das páginas do TST na Internet

4.6 Solicitação de atualização de intranet/ extranet e sites sociais

4.7 Entrevistas, noticiários, reportagens e editoriais

4.8 Solicitação de cobertura jornalistica ou fotográfica

4.9 Campanhas e publicidade institucional

4.10 Campanha de saúde no âmbito interno no TST

4.11 Material de divulgação

4.12 Acervo de áudio e vídeo

4.13 Informativo semanal

4.14 Clipping

4.15 Release ou sinopse de matérias sobre a instituição a serem divulgadas pela imprensa

4.16 Projeto editorial

4.17 Editoração e programação visual

4.18 Elaboração de pauta

4.19 Artigo, nota e notícia

4.20 Convite aos autores para elaboração de artigo

4.21 Autorização do autor para publicação de artigo

4.22 Artigo original do autor

4.23 Solicitação de ISBN / ISSN

4.24 Controle das publicações em mídia impressa

4.25 Encaminhamento de material editorial para publicação

4.26 Comunicados e informes gerais de natureza interna

4.27 Agradecimentos, convites, felicitações e pêsames

4.28 Atendimento ou consultas do público externo

A classificação adotada para a área de Comunicação Social coloca no mesmo plano, sem distingui-los, assuntos, atividades e documentos. Constituem exemplos de documentos, entre outros, os códigos

A norma de descrição arquivística do Conselho Internacional de Arquivos − ISAD(G), assim como a correspondente Norma Brasileira − NOBRADE, propõe um formulário de descrição multinível, cujos campos iniciais de preenchimento são destinados a

Tamanho da letra e assinatura digital constituem, nos documentos de arquivo, exemplos ilustrativos de seus atributos

Atenção: Para responder às questões de números 55 a 58, considere as informações abaixo.

O e-ARQ Brasil − modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivista de documentos estabeleceu metadados para uma série de entidades: documento, evento de gestão, classe, agente, componente digital e evento de preservação.

Quanto ao título do documento, é preciso indicar se é

A organização e administração de arquivos possibilitam que os documentos existentes possam ser recuperados de forma rápida, econômica e eficaz, otimizando os recursos humanos, materiais e físicos utilizados nesse processo. Existem etapas que são fundamentais na organização e administração de arquivos. Uma dessas etapas e seu respectivo objetivo são:

Qualquer elemento gráfico, iconográfico, plástico ou fônico pelo qual o homem se expressa pode ser considerado documento. O arquivo e a biblioteca possuem o documento como elemento em comum, no entanto possuem distinções na finalidade, forma de acumulação, tipo de conjunto etc. Tendo por base a distinção entre os dois, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 - Documento de arquivo 2 - Documento de biblioteca ( ) Finalidade cultural ( ) Finalidade administrativa e jurídica ( ) Documentos de uma mesma proveniência ( ) Atividade humana individual ou coletiva ( ) Acumulação de forma natural Assinale a sequência correta.

De acordo com a legislação brasileira, a gestão de documentos é um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento aplicáveis nas fases

É um instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária e analítica. Trata-se de

Acerca dos procedimentos de eliminação de documentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Os editais de eliminação decorrem da aplicação das tabelas de temporalidade de documentos de arquivo. ( ) Os documentos a serem eliminados devem ser registrados no plano de destinação de documentos de arquivo. ( ) Os editais para eliminação de documentos devem consignar prazo mínimo de sessenta dias para manifestações contrárias, desentranhamento de documentos ou para cópias de peças de processos. ( ) Os editais de eliminação de documentos de arquivo dos órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo federal devem ser publicados no Diário Oficial da União. Assinale a sequência correta.

De acordo com a legislação em vigor, o Presidente da República pode declarar como de interesse público e social, por meio de decreto, os

Acerca dos procedimentos de conservação de documentos, é correto afirmar:

Com relação às normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue os itens subsequentes.

A dimensão da unidade de descrição é um dos elementos obrigatórios na descrição de documentos de arquivo, conforme estabelece a norma brasileira de descrição arquivística.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282