Em decorrência de acordo de cooperação técnica firmado em 2009 entre órgãos da administração da justiça, fixaram-se padrões de intercâmbio de informações de processos judiciais para implementação de funcionalidades no âmbito dos sistemas eletrônicos de tramitação processual. Tais padrões integram
Quando diretor do Arquivo Nacional (1958-1964), José Honório Rodrigues preocupou-se com a modernização da instituição e com sua transferência para a nova capital do país. Quis, para tanto, ouvir a opinião de um especialista na área, e conseguiu a vinda do
A identificação do tipo documental é a base para
Atenção: Para responder à questão número 45, considere o quadro abaixo, extraído do Código de Classificação de Documentos Administrativos e Judiciais do Tribunal Superior do Trabalho.
04 COMUNICAÇÃO SOCIAL
4.1 Ações de planejamento relacionadas com a execução dos serviços de comunicação social
4.2 Assessoramento de Magistrado no relacionamento com a mídia
4.3 Relações com a imprensa
4.4 Credenciamento de jornalistas
4.5 Administração das páginas do TST na Internet
4.6 Solicitação de atualização de intranet/ extranet e sites sociais
4.7 Entrevistas, noticiários, reportagens e editoriais
4.8 Solicitação de cobertura jornalistica ou fotográfica
4.9 Campanhas e publicidade institucional
4.10 Campanha de saúde no âmbito interno no TST
4.11 Material de divulgação
4.12 Acervo de áudio e vídeo
4.13 Informativo semanal
4.14 Clipping
4.15 Release ou sinopse de matérias sobre a instituição a serem divulgadas pela imprensa
4.16 Projeto editorial
4.17 Editoração e programação visual
4.18 Elaboração de pauta
4.19 Artigo, nota e notícia
4.20 Convite aos autores para elaboração de artigo
4.21 Autorização do autor para publicação de artigo
4.22 Artigo original do autor
4.23 Solicitação de ISBN / ISSN
4.24 Controle das publicações em mídia impressa
4.25 Encaminhamento de material editorial para publicação
4.26 Comunicados e informes gerais de natureza interna
4.27 Agradecimentos, convites, felicitações e pêsames
4.28 Atendimento ou consultas do público externo
A classificação adotada para a área de Comunicação Social coloca no mesmo plano, sem distingui-los, assuntos, atividades e documentos. Constituem exemplos de documentos, entre outros, os códigos
A norma de descrição arquivística do Conselho Internacional de Arquivos − ISAD(G), assim como a correspondente Norma Brasileira − NOBRADE, propõe um formulário de descrição multinível, cujos campos iniciais de preenchimento são destinados a
Tamanho da letra e assinatura digital constituem, nos documentos de arquivo, exemplos ilustrativos de seus atributos
Atenção: Para responder às questões de números 55 a 58, considere as informações abaixo.
O e-ARQ Brasil − modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivista de documentos estabeleceu metadados para uma série de entidades: documento, evento de gestão, classe, agente, componente digital e evento de preservação.
Quanto ao título do documento, é preciso indicar se é
A organização e administração de arquivos possibilitam que os documentos existentes possam ser recuperados de forma rápida, econômica e eficaz, otimizando os recursos humanos, materiais e físicos utilizados nesse processo. Existem etapas que são fundamentais na organização e administração de arquivos. Uma dessas etapas e seu respectivo objetivo são:
Qualquer elemento gráfico, iconográfico, plástico ou fônico pelo qual o homem se expressa pode ser considerado documento. O arquivo e a biblioteca possuem o documento como elemento em comum, no entanto possuem distinções na finalidade, forma de acumulação, tipo de conjunto etc. Tendo por base a distinção entre os dois, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 - Documento de arquivo 2 - Documento de biblioteca ( ) Finalidade cultural ( ) Finalidade administrativa e jurídica ( ) Documentos de uma mesma proveniência ( ) Atividade humana individual ou coletiva ( ) Acumulação de forma natural Assinale a sequência correta.
De acordo com a legislação brasileira, a gestão de documentos é um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento aplicáveis nas fases
É um instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária e analítica. Trata-se de
Acerca dos procedimentos de eliminação de documentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Os editais de eliminação decorrem da aplicação das tabelas de temporalidade de documentos de arquivo. ( ) Os documentos a serem eliminados devem ser registrados no plano de destinação de documentos de arquivo. ( ) Os editais para eliminação de documentos devem consignar prazo mínimo de sessenta dias para manifestações contrárias, desentranhamento de documentos ou para cópias de peças de processos. ( ) Os editais de eliminação de documentos de arquivo dos órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo federal devem ser publicados no Diário Oficial da União. Assinale a sequência correta.
De acordo com a legislação em vigor, o Presidente da República pode declarar como de interesse público e social, por meio de decreto, os
Acerca dos procedimentos de conservação de documentos, é correto afirmar:
Com relação às normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue os itens subsequentes.
A dimensão da unidade de descrição é um dos elementos obrigatórios na descrição de documentos de arquivo, conforme estabelece a norma brasileira de descrição arquivística.