Considerando o que consta na política nacional de arquivos públicos e privados (Lei nº 8.159/1991), julgue os itens a seguir: I - É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. II - Consideram-se arquivos o conjunto de documentos produzidos e recebidos especificamente por órgãos públicos, em decorrência do exercício de atividades específicas, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos. III - Consideram-se arquivos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. IV - Todos têm direito a receber dos órgãos públicos, de instituições de caráter público e de entidades privadas, informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, contidas em documentos de arquivos, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujos sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. São FALSAS apenas as assertivas constantes nos itens:
“A prática arquivística, até bem pouco tempo, estava voltada para o tratamento das grandes massas documentais que se acumularam sem critérios técnicos ao longo dos séculos. (...) A informação criada pelos computadores não era vista como arquivo, mas como dado, a separação era bem distinta” (SANTOS, 2005, p. 19 e 20). Sobre o avanço das tecnologias da informação nos arquivos está INCORRETO afirmar:
De acordo com o Decreto nº 82.590 de 06 de novembro de 1978 que regulamenta a profissão de Arquivista, são atribuições deste profissional, EXCETO:
Em relação aos processos de preservação, conservação e restauração documental, analise as assertivas abaixo: I - A conservação documental engloba os processos de preservação e de restauração. II - A restauração visa reverter ou estabilizar danos documentais. III - A luminosidade é um agente biológico que pode deteriorar documentos. IV - A tinta e a gordura são agentes químicos que podem deteriorar documentos. Estão CORRETAS, apenas, as assertivas:
Os procedimentos previstos na Lei nº 12.527/11 (Lei de acesso
a informação) destinam-se a assegurar o direito fundamental
de acesso à informação e devem ser executados em
conformidade com os princípios básicos da administração
pública. Para os efeitos dessa Lei, considera-se:
I. qualidade da informação coletada na fonte, com o
máximo de detalhamento possível, sem modificações;
II. qualidade da informação não modificada, inclusive
quanto a origem, trânsito e destino;
III. qualidade da informação que tenha sido produzida,
expedida, recebida ou modificada por determinado
indivíduo, equipamento ou sistema.
As definições acima correspondem, respectivamente, à:
Estabeleça a relação entre conceitos e definições. 1 tabela de temporalidade 2 arquivo intermediário 3 data-limite 4 data cronológica ( ) Conjunto de documentos de uso não frequente, aguardando destinação final. ( ) Instrumento que determina os prazos para a eliminação ou guarda dos documentos. ( ) Refere-se ao dia, mês e ano de produção do documento. ( ) Identificação cronológica de um período através dos anos de início e de término de processos, dossiês, séries, fundos ou coleções. A numeração correta de cima para baixo é:
Os documentos podem ser caracterizados de acordo com seus diversos elementos, formas e conteúdos. Segundo a Portaria 05, de 19/12/2002, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), quanto ao Gênero, os documentos podem ser caracterizados como:
Conjunto de documentos que preservam a memória da instituição; tem valor histórico, definitivo:
Julgue os itens que se seguem, referentes a arquivologia.
Em uma agência reguladora, como a ANVISA, por exemplo,
os documentos que compõem o arquivo do setor de trabalho
são aqueles produzidos e(ou) recebidos no desenvolvimento
das atividades administrativas da agência.
O desenvolvimento de ações planejadas facilita o direcionamento de atividades e tarefas e permite delinear a gestão estratégica em unidades de informação. Acerca de Diagnostico de arquivo é INCORRETO afirmar:
São atividades de protocolo, EXCETO:
Acerca da digitalização de documentos é INCORRETO afirmar:
A Lei Nº 12.682, de 09 de Julho de 2012, que dispõe sobre a elaboração e o arquivamento de documentos em meios eletromagnéticos, determina que os registros públicos originais, ainda que digitalizados:
Sobre a Lei nº 5.433, de 08 de Maio de 1968 que
regula a microfilmagem de documentos oficiais,
considere:
I - Os documentos microfilmados poderão, a critério da
autoridade competente, ser eliminados por
incineração, destruição mecânica ou por outro
processo adequado que assegure a sua desintegração.
II – A eliminação ou transferência para outro local dos
documentos microfilmados far-se-á mediante a
publicação de termo de eliminação ou transferência,
por autoridade competente, após autorização da
instituição arquivística pública, na sua específica esfera
de competência.
III – Os filmes negativos resultantes de microfilmagem
ficarão arquivados na repartição detentora do arquivo,
vedada sua saída sob qualquer pretexto.
IV – Quando houver conveniência, ou por medida de
segurança, poderão excepcionalmente ser
microfilmados documentos ainda não arquivados,
desde que autorizados por autoridade competente.
Está correto o que consta em:
Acerca da gestão de informações e de documentos e dos métodos
de arquivamento, julgue os itens a seguir.
As fases básicas da gestão de documentos são a produção,
a utilização e a destinação.