A organização do tempo para um Auxiliar Administrativo de Secretaria é primordial para a boa condução do dia. Podemos considerar como atitudes positivas para esse objetivo, exceto: (e) Dominar as principais ferramentas do computador, como internet e processadores de textos, por exemplo.
A abordagem clássica da administração molda-se durante o processo da revolução industrial e pode ser resumida em dois fatos genéricos: crescimento acelerado e desorganizado das empresas e necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
Esta abordagem apresenta duas escolas de administração as quais, mesmo sendo distintas entre si, se complementam e tem como principais expoentes, respectivamente, Frederick W. Taylor e Henri Fayol. Estas escolas são conhecidas como:
As abordagens anteriores à teoria da contingência, ao estudarem o aspecto humano, não contemplavam o homem em sua totalidade e assim não consideravam todos os fatores que poderiam motivá-lo para se atingir os objetivos organizacionais. As pesquisas que ajudaram na construção da teoria da contingência, composta por escolas, tipologias, relações, sistemas e modelos diversos, passam a propor uma concepção do homem como um sistema de valores, percepções, características pessoais e necessidades.
Esta concepção é conhecida como:
Com relação aos benefícios percebidos pelos funcionários podemos afirmar que:
A técnica de análise de rede auxilia no planejamento de projetos complexos e, por isso, é utilizada em diversos segmentos. Assinale a opção correta em relação aos diagramas de redes.
No que concerne ao gerenciamento de conflitos e à gestão da
mudança, julgue os itens que se seguem.
A improvisação organizacional é um tipo de mudança em que as decisões não planejadas alteram os componentes da estrutura da organização.
Julgue o próximo item, relativo à gestão da qualidade.
Considere que determinada organização necessite solucionar um tipo de reclamação de usuários motivada por diversas causas e que, por limitação de recursos, a organização pretenda solucionar as causas mais relevantes. Nessa situação, o diagrama de Pareto seria uma ferramenta útil para a priorização das causas mais relevantes.
O processo de administração adequadamente executado envolve
atividades como planejar, organizar, liderar e controlar. Com
relação ao processo administrativo, julgue os itens a seguir.
A existência de duas linhas de comando, ou seja, de dois chefes aos quais os demais administradores devem se reportar, é característica da estrutura em linha e assessoria.
À medida que as organizações progridem ao longo do ciclo de vida, normalmente assumem características burocráticas quando se tornam maiores e mais complexas. (...) Embora Max Weber visse a burocracia como uma ameaça às liberdades pessoais básicas, ele também reconhecia como o sistema mais eficiente possível de organização. Previa o triunfo da burocracia por causa da sua capacidade de garantir maior eficiência das organizações, tanto no contexto dos negócios como no contexto do governo. (DAFT, 2002, p. 269.)
Assinale a alternativa que concentra características da burocracia:
Responda:
C, se a proposição é certa;
E, se a proposição é errada.
Ainda que, em todas as civilizações, possam ser identificadas ações administrativas organizadas, somente a partir do século XVIII, é que a Administração passou a ser entendida como fundamental.
Como o planejamento é um processo de decisão, os passos importantes seguidos durante o planejamento formal são similares aos passos básicos do processo de decisão.
Nesse sentido, a correspondência entre os passos do planejamento e os estágios do processo de tomada de decisão permite afirmar que a(o)

Essa proposição constata que
Assinale a opção que apresenta o termo que designa a redução do número de níveis hierárquicos em uma organização.
Em atividades de Organização e Métodos há instrumentos que possibilitam o cumprimento de uma boa análise organizacional. O instrumento que permite alcançar melhor os objetivos da coleta de dados com um grau de estímulo aplicado ao respondente, por ser aplicado de forma pessoal, é
Pode-se formar uma parceria muito formalizada e que possui diversos estágios, da comercialização dos produtos até a sua produção e comercialização total, desde que seguindo todas as regras. Esse tipo de parceria é uma estratégia adotada por muitas empresas e denomina-se