Harmonizar todos os atos da empresa ou do órgão público, com o objetivo de facilitar seu funcionamento, é a função definida por Fayol como
Uma empresa conta com 300 clientes em carteira atualmente e identifica ainda que haja 60 clientes potenciais. A frequência média ideal de visitação é de 2 visitas por mês, cada visita durando, em média, 2 horas.
Com base no método do tempo de duração de uma visita, o administrador considera que o tempo real de vendas de um vendedor, em horas, uma vez que a empresa conta com 24 vendedores, é de
Uma empresa que atua no setor químico, em processo de expansão nacional, está planejando abrir uma nova unidade fabril para atender a uma demanda regional muito distante de onde se encontra a instalação da fábrica atualmente.
A administração dessa empresa está ciente de que a nova unidade atenderá parcialmente ao problema da distância de seus principais clientes.
Para que a alta administração da empresa possa fazer uma análise correta em seu processo de planejamento, ela deverá considerar o(a)
Sobre administração é INCORRETO afirmar:
Segundo o estudo comparativo das duas teorias de Douglas M. McGregor quanto ao estilo de administrar, marque (F) para as Falsas e (V) para as Verdadeiras:
( ) A teoria X leva as pessoas a fazerem exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam, independentemente de suas opiniões ou objetivos pessoais.
( ) A teoria Y afirma que as pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras.
( ) A teoria X afirma que as pessoas são ingênuas e sem iniciativa e que precisam ser controladas e dirigidas.
( ) A teoria Y propõe um estilo de administração francamente participativo, baseado nos valores humanos e sociais.
A seqüência correta de cima para baixo é:
Nas questões 46 a 55, selecione a opção que melhor representa o conjunto das afirmações, considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada.
I. A codificação pelo emissor, a transmissão, a decodificação e o feedback constituem o processo de comunicação.
II. A comunicação formal somente se consolida nos fluxos direcionais descendente e lateral. O fluxo ascendente é exclusivo da comunicação informal.
III. Como atividade gerencial a comunicação deve proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos.
Nas questões 46 a 55, selecione a opção que melhor representa o conjunto das afirmações, considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada.
I. O conceito de competência distingue-se do conceito de qualificação, entre outras características, pelo foco nos resultados e a alta aprendizagem do contexto do primeiro.
II. O processo de escolha utilizado na captação de pessoas em uma abordagem por competências é a observação e a adequação para um cargo específico.
III. Na gestão de pessoas por competências, a pessoa é desenvolvida para uma determinada trajetória dentro da organização.
Entre as afirmativas sobre o processo decisório, assinale a opção correta.
Acerca das diferentes abordagens da administração, assinale a opção correta.
A série 9000 de normas ISO (International Organization for Standardization) contém recomendações detalhadas para o estabelecimento de sistemas de qualidade. O modelo de sistemas para garantia de qualidade em produção e instalações é o assunto da norma
De acordo com a abordagem neoclássica da administração, as principais funções do processo administrativo são
A teoria que se incumbiu de absorver, rapidamente, a preocupação com a tecnologia, ao lado da preocupação com o ambiente, para definir uma abordagem mais ampla a respeito do desenho organizacional é a Teoria
Um projeto exige coordenação das atividades, compreendendo momentos de análise crítica e de validação das soluções, sem com isso inviabilizar o trabalho dos especialistas envolvidos. É preciso reconhecer que o projeto é
Acerca da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial,
julgue os itens de 92 a 98.
A gestão da qualidade prevê a eliminação ou a simplificação de processos que não adicionem valor ao produto.
Sob a perspectiva do simbolismo organizacional, as organizações são culturas de constantes trocas de conhecimentos.