Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8405 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.
A esse respeito, analise o fragmento a seguir.
“Toda cultura tem três diferentes níveis de apresentação: _____, _____ compartilhados e _____ básicas.”
Assinale a opção que completa corretamente o fragmento acima.

Sobre as teorias acerca da administração, leia as afirmativas, assinalando com V as

verdadeiras e com F as falsas.

( ) Todas as teorias de administração são válidas e úteis de alguma forma para as empresas

( ) As teorias de administração possuem caráter temporal e cumulativo em seus conteúdos.

( ) As teorias de administração gradualmente ampliaram a forma como percebemos o mundo.

( ) As teorias da administração possuem caráter atemporal e se dissociam da sua época.

( ) As teorias da administração trouxeram avanços e soluções prementes das organizações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A empresa Terra está transformando suas relações de trabalho e de produtividade por

meio do uso de tecnologia intensiva. Essa tipologia de tecnologia dentro do atual arranjo

em que a empresa se encontra pode apresentar determinadas características.

Assinale a alternativa que NÃO expressa o tipo de tecnologia intensiva.

Ao se implantar um SIM em uma empresa, seu sistema de pesquisa de mercado demandará algumas decisões e recursos.
Assinale a alternativa que NÃO contém temas que representem uma estrutura de pesquisa de mercado para um SIM.

O&M, ou Organização, Sistemas e Métodos, é uma área

importante da administração que tem como objetivo principal

aperfeiçoar

A primeira tentativa de formalização de uma teoria

administrativa foi feita por Taylor, com a publicação de

“Os Princípios da Administração Científica".

Com relação a esses princípios, assinale V para a afirmativa

verdadeira e F para a falsa.

( ) Princípio de planejamento – substituição de métodos

científicos por procedimentos empíricos, conforme o

raciocínio de cada trabalhador.

( ) Princípio de preparo dos trabalhadores – os operários não

precisam demonstrar aptidões porque é possível treiná-los,

mas o material de trabalho deve ser previamente preparado.

( ) Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do

trabalho para se certificar de que está sendo realizado de

acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

As afirmativas são, respectivamente,

O Balanced Scorecard, de Kaplan e Norton, provavelmente é a mais difundida abordagem ou estrutura de mensuração de desempenho. Em relação ao Balanced Scorecard, é correto afirmar que

Considerando a afirmação “para atingir um estágio de efetividade, as organizações precisam ser eficientes e eficazes, atendendo plenamente as necessidades dos seus clientes”, é correto afirmar que se trata de um

Uma empresa do setor elétrico foi constituída por seu sócio-fundador em 1954 que, no ano passado, se retirou da empresa e deixou como seu substituto o neto, que é formado em Administração de Empresas. Porém, antes de se retirar da organização, solicitou a um consultor que fizesse um levantamento das características de sua empresa. Uma característica, que se refere à cultura da organização ressaltada pelo consultor, é a seguinte:

Com a popularização do Personal Computer (PC) ou Computador Pessoal, por volta da década de 90 do século XX, as organizações passaram a registrar com mais precisão dados e informações e gerar relatórios gerenciais, mas foi com a criação de Sistemas Integrados de Gestão que foi possível agilizar e tornar mais efetivo o processo decisório e as rotinas administrativas. Marque a alternativa que apresenta o contexto dos sistemas integrados.

O Balanced Scorecard foi desenvolvido por Kaplan e Norton, em 1992, como metodologia de implementação de estratégias e baseada em quatro perspectivas: financeira, cliente, processos internos, aprendizagem/crescimento organizacional. Ana Cláudia, Administradora em um órgão administrativo de uma universidade pública, adota essa ferramenta e suas perspectivas quando definiu um objetivo: “ desenvolver competências estratégicas em inovação” , uma medida: “ controlar a data de entrega dos produtos e a saída do estoque para o consumo” , e uma iniciativa: “ instituir um novo sistema de apuração de custos e despesas” . O objetivo, a medida e a iniciativa pertencem, respectivamente, a qual das perspectivas?

A Previsão de Demanda de estoque é importante informação estratégica nas organizações, pois é uma estimativa antecipada do volume de vendas num determinado período, considerando uma margem de erro. Além do ponto de vista comercial, a demanda de estoque também envolve os materiais de consumo. Em relação à previsão de demanda, assinale a afirmativa correta.

Aceitar que problema para gerenciar o tempo existe e mudar de hábito faz-se necessário são recomendações feitas por Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade. Sobre o modo racional do uso do tempo, analise as afirmativas.

I - Usar agenda impressa ou software instalado no computador para centralizar todas as anotações sobre as tarefas cotidianas.
II - Deixar as atividades menos trabalhosas e as que necessitam de maior concentração para as horas em que se sentir mais produtivo.
III - Priorizar as atividades é imprescindível para organizar os compromissos e não deixar tarefas mais importantes e urgentes sem serem executadas.
IV - Reservar na agenda parte do tempo para administrar as inevitáveis urgências que ocorrem.

Estão corretas as afirmativas.

A respeito da normalização e da manualização, julgue os itens subsequentes.

A manualização consiste na organização, sob a forma de manual, de um conjunto de normas, instruções e documentos sobre políticas, diretrizes e sistemáticas operacionais, entre outros elementos, que facilitem a operacionalização de alguma atividade.

Com referência à gestão de qualidade, julgue os itens subsecutivos.

O diagrama de afinidade e o diagrama de árvore são algumas das ferramentas para dados numéricos que auxiliam os projetos e as atividades de melhoria da qualidade.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282