Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8365 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

O Modelo de Três Linhas ajuda as organizações a identificar estruturas e processos que melhor auxiliam no atingimento dos objetivos e facilitam uma forte governança e gerenciamento de riscos.  

O modelo é aplicável a todas as organizações e é otimizado por: 

Para que a empresa siga crescendo, é necessário que seja estimulada a aprendizagem organizacional. Afinal, é dessa forma que a sustentabilidade pode ser buscada. Contudo, os diretores de um banco estão preocupados com a dificuldade que os gerentes têm encontrado no desenvolvimento de processos de detecção e correção de erros. Eles acreditam que isso ocorra por falta de treinamento adequado para os funcionários e gerentes e por pouca confiança na informação que é compartilhada. 

Esses obstáculos à aprendizagem dos gerentes são classificados como fatores

Diz-se que o processo de elaboração e execução das
políticas públicas (outputs) resultam do processamento,
pelo sistema político, dos inputs originários do meio ambiente
e de withinputs (demandas originadas no interior
do próprio sistema político). Essa visão de todo o processo
está sustentada pela abordagem

Essa teoria considera os indivíduos da organização como instrumentos passivos, cuja produtividade varia e pode ser elevada mediante incentivos de natureza financeira, bem como, condições físicas ambientais de trabalho favoráveis. É uma posição considerada simplista.

O texto acima faz referência ao conceito de:

A respeito da estrutura organizacional, julgue os itens a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso).

(__) As estruturas organizacionais possuem diferentes graus de centralização e descentralização.
(__) Descentralização significa manter a concentração da tomada de decisão nos níveis mais altos da empresa, em apenas uma ou poucas pessoas, sendo indicada para organizações de tamanho reduzido, diante de sua baixa complexidade.
(__) A centralização viabiliza, ainda, o que ficou conhecido como empowerment (empoderamento), que gera mais comprometimento dos empregados, visto que eles recebem novas atribuições.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.

A aplicação do Desdobramento da Função Qualidade (QFD) envolve a construção de uma série de matrizes, sendo a mais utilizada denominada Casa da Qualidade.

Com relação ao QFD, avalie as afirmativas a seguir.

I. Os requisitos dos clientes são as expressões linguísticas da vontade dos clientes convertidas qualitativamente em necessidades reais.

II. A matriz de correlações é o teto da matriz da qualidade e tem por objetivo cruzar as características de qualidade entre si, permitindo identificar como elas se relacionam.

III. Na avaliação competitiva do cliente, o objetivo é identificar o desempenho percebido do produto final da empresa, após a inserção dos requisitos dos clientes, na visão do cliente, em comparação com os principais concorrentes.

Está correto apenas o que se afirma em

A evolução dos programas de gestão da qualidade beneficiou-se do surgimento e da adoção de múltiplas técnicas ou ferramentais.

Associe as técnicas ou ferramentas de qualidade citadas aos objetivos descritos de cada uma delas.

1. Diagrama de causa e efeito
2. Fluxograma
3. Gráfico de Pareto
4. Diagrama de correlação
5. Gráfico de controle

(   ) Analisar a variabilidade de um processo considerando padrões mínimos e máximos esperados.
(   ) Mapear processos, identificando eventuais gargalos e o redesenho destes processos.
(   ) Identifica e hierarquiza as causas de determinados problemas que afetam a qualidade de um processo permitindo definir ações para sua minimização ou eliminação.
(   ) Permite priorizar quais os fatores que causam os maiores impactos na gestão da qualidade ao identificar os fatores críticos deste processo.
(   ) Analisar como dois fatores estão relacionados na determinação de um problema.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.

Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira divide a organização em Estrutura Organizacional Formal e Estrutura Organizacional Informal, sendo a Organização Formal “aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma” e a Organização Informal “é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve, espontaneamente, quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma”. 

Quanto à Estrutura Organizacional Informal, é CORRETO afirmar que:

Acerca da comunicabilidade, julgue os itens de 111 a 120.

O ruído de comunicação psicológico inclui fatores fora do receptor, que tornam difícil ouvir, além de provocarem outros tipos de distração.

Nos fundamentos da administração como ciência e no estudo da evolução das suas escolas clássicas, são comuns as referências à gestão administrativa das organizações e ao fayolismo. O norte-americano Luther H. Gulick, na década de 1930, considerando as organizações públicas, propôs o acrônimo POSDCORB.

O significado deste acrônimo refere-se ao

Acerca da comunicabilidade, julgue os itens de 111 a 120.

A comunicação é o processo pelo qual as pessoas transmitem umas às outras informações a respeito de ideias, sentimentos e emoções.

Os 5S são um programa de gestão da qualidade desenvolvido nos Estados Unidos, na década de 1950,
que visa a aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. No Brasil, chamamos estes “S”
de sensos (de arrumação, ordem, limpeza, padrão e disciplina).

O gerenciamento da qualidade em uma entidade pública exige que sejam definidos os objetivos e as metas a
serem alcançados na entidade. Ou seja, para controlar e garantir a qualidade, deve-se, preliminarmente, planejar a qualidade e como ela será gerenciada. Para prover esse plano, o servidor público pode valer-se das teorias dos principais gurus da qualidade, como Demming, Krosby e Maslow, os quais lançaram as bases do que hoje é conhecido como o gerenciamento profissional da qualidade nas organizações.

Para atingir os objetivos definidos para um projeto, são necessárias muitas tarefas diferentes. Assim, o relacionamento entre todas essas atividades, ainda que complexo, pode ser facilitado pelo uso de ferramentas de gerenciamento do tempo e do cronograma, tais como os diagramas de rede do projeto, os gráficos de controle, os histogramas, os gráficos de pizza e os modelos de cronograma.

O nome 5S vem de cinco palavras japonesas que começam com S: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke.
O shitsuke foi traduzido como senso de padronização, higiene, asseio e saúde. Ele visa a padronizar comportamentos trazendo conforto para a saúde física e mental dos colaboradores.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282