O Modelo de Três Linhas ajuda as organizações a identificar estruturas e processos que melhor auxiliam no atingimento dos objetivos e facilitam uma forte governança e gerenciamento de riscos.
O modelo é aplicável a todas as organizações e é otimizado por:
Para que a empresa siga crescendo, é necessário que seja estimulada a aprendizagem organizacional. Afinal, é dessa forma que a sustentabilidade pode ser buscada. Contudo, os diretores de um banco estão preocupados com a dificuldade que os gerentes têm encontrado no desenvolvimento de processos de detecção e correção de erros. Eles acreditam que isso ocorra por falta de treinamento adequado para os funcionários e gerentes e por pouca confiança na informação que é compartilhada.
Esses obstáculos à aprendizagem dos gerentes são classificados como fatores
Diz-se que o processo de elaboração e execução das
políticas públicas (outputs) resultam do processamento,
pelo sistema político, dos inputs originários do meio ambiente
e de withinputs (demandas originadas no interior
do próprio sistema político). Essa visão de todo o processo
está sustentada pela abordagem
Essa teoria considera os indivíduos da organização como instrumentos passivos, cuja produtividade varia e pode ser elevada mediante incentivos de natureza financeira, bem como, condições físicas ambientais de trabalho favoráveis. É uma posição considerada simplista.
O texto acima faz referência ao conceito de:
A respeito da estrutura organizacional, julgue os itens a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso).
(__) As estruturas organizacionais possuem diferentes graus de centralização e descentralização.
(__) Descentralização significa manter a concentração da tomada de decisão nos níveis mais altos da empresa, em apenas uma ou poucas pessoas, sendo indicada para organizações de tamanho reduzido, diante de sua baixa complexidade.
(__) A centralização viabiliza, ainda, o que ficou conhecido como empowerment (empoderamento), que gera mais comprometimento dos empregados, visto que eles recebem novas atribuições.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
A aplicação do Desdobramento da Função Qualidade (QFD) envolve a construção de uma série de matrizes, sendo a mais utilizada denominada Casa da Qualidade.
Com relação ao QFD, avalie as afirmativas a seguir.
I. Os requisitos dos clientes são as expressões linguísticas da vontade dos clientes convertidas qualitativamente em necessidades reais.
II. A matriz de correlações é o teto da matriz da qualidade e tem por objetivo cruzar as características de qualidade entre si, permitindo identificar como elas se relacionam.
III. Na avaliação competitiva do cliente, o objetivo é identificar o desempenho percebido do produto final da empresa, após a inserção dos requisitos dos clientes, na visão do cliente, em comparação com os principais concorrentes.
Está correto apenas o que se afirma em
A evolução dos programas de gestão da qualidade beneficiou-se do surgimento e da adoção de múltiplas técnicas ou ferramentais.
Associe as técnicas ou ferramentas de qualidade citadas aos objetivos descritos de cada uma delas.
1. Diagrama de causa e efeito
2. Fluxograma
3. Gráfico de Pareto
4. Diagrama de correlação
5. Gráfico de controle
( ) Analisar a variabilidade de um processo considerando padrões mínimos e máximos esperados.
( ) Mapear processos, identificando eventuais gargalos e o redesenho destes processos.
( ) Identifica e hierarquiza as causas de determinados problemas que afetam a qualidade de um processo permitindo definir ações para sua minimização ou eliminação.
( ) Permite priorizar quais os fatores que causam os maiores impactos na gestão da qualidade ao identificar os fatores críticos deste processo.
( ) Analisar como dois fatores estão relacionados na determinação de um problema.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira divide a organização em Estrutura Organizacional Formal e Estrutura Organizacional Informal, sendo a Organização Formal “aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma” e a Organização Informal “é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve, espontaneamente, quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma”.
Quanto à Estrutura Organizacional Informal, é CORRETO afirmar que:
Acerca da comunicabilidade, julgue os itens de 111 a 120.
O ruído de comunicação psicológico inclui fatores fora do receptor, que tornam difícil ouvir, além de provocarem outros tipos de distração.
Nos fundamentos da administração como ciência e no estudo da evolução das suas escolas clássicas, são comuns as referências à gestão administrativa das organizações e ao fayolismo. O norte-americano Luther H. Gulick, na década de 1930, considerando as organizações públicas, propôs o acrônimo POSDCORB.
O significado deste acrônimo refere-se ao
Acerca da comunicabilidade, julgue os itens de 111 a 120.
A comunicação é o processo pelo qual as pessoas transmitem umas às outras informações a respeito de ideias, sentimentos e emoções.
Os 5S são um programa de gestão da qualidade desenvolvido nos Estados Unidos, na década de 1950,
que visa a aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. No Brasil, chamamos estes “S”
de sensos (de arrumação, ordem, limpeza, padrão e disciplina).
O gerenciamento da qualidade em uma entidade pública exige que sejam definidos os objetivos e as metas a
serem alcançados na entidade. Ou seja, para controlar e garantir a qualidade, deve-se, preliminarmente, planejar a qualidade e como ela será gerenciada. Para prover esse plano, o servidor público pode valer-se das teorias dos principais gurus da qualidade, como Demming, Krosby e Maslow, os quais lançaram as bases do que hoje é conhecido como o gerenciamento profissional da qualidade nas organizações.
Para atingir os objetivos definidos para um projeto, são necessárias muitas tarefas diferentes. Assim, o relacionamento entre todas essas atividades, ainda que complexo, pode ser facilitado pelo uso de ferramentas de gerenciamento do tempo e do cronograma, tais como os diagramas de rede do projeto, os gráficos de controle, os histogramas, os gráficos de pizza e os modelos de cronograma.
O nome 5S vem de cinco palavras japonesas que começam com S: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke.
O shitsuke foi traduzido como senso de padronização, higiene, asseio e saúde. Ele visa a padronizar comportamentos trazendo conforto para a saúde física e mental dos colaboradores.