As resoluções assumidas por um gestor dependem, fundamentalmente, da consolidação de dados e informações que sustentam o processo de tomada de decisão. Assim sendo, ferramentas que têm por objetivo organizar e apresentar dados e informações relevantes ao processo de tomada de decisão são denominadas
Existe um modelo de tomada de decisão em que as condições cognitivas são de certeza. O exame das alternativas é feito a partir de uma análise completa e cálculos de consequências. A modalidade de escolha é o cálculo, e o critério de decisão é a otimização.
Essas características referem-se ao seguinte modelo:
É um conjunto de estratégias e ações que visam a tomada de decisão assertiva dentro de uma empresa. Trata-se da habilidade de escolher o melhor caminho diante de um determinado contexto. É algo que parte já na identificação do problema.
O texto acima faz referência ao conceito de:
O processo decisório no âmbito das organizações comporta diferentes abordagens, incluindo a classificação dos tipos de decisões dele decorrentes. Uma dessas categorizações classifica as decisões em “programadas” e “não programadas”, sendo que
Sobre Tomada de decisão, analise as afirmativas abaixo.
I. Para planejar, é preciso tomar decisões sobre o futuro.
II. A tomada de decisões constitui o núcleo da responsabilidade administrativa.
III. Administrar significa tomar decisões, escolher opções, definir dentre várias alternativas o melhor curso de ação.
IV. Decidir é optar ou selecionar dentre várias alternativas de cursos de ação aquela que pareça – dentro da racionalidade adotada – a mais adequada para o alcance de determinados fins ou objetivos.
Assinale a alternativa correta.
As heurísticas auxiliam a criar atalhos para a tomada de
decisões rápidas e com grau elevado de certeza. Assinale
a alternativa que apresenta um tipo de heurística e
o que ela representa.
Durante a execução de um processo administrativo, como, por exemplo, uma licitação, verificou-se que este não atendeu a determinado formalismo estabelecido em lei, porém, essa inobservância não gerou prejuízo a terceiros e nem ao interesse público.
Logo, pode-se afirmar: