A metodologia Balanced scorecard (BSC) é utilizada no setor público para medição e controle da gestão do desempenho e na busca do alinhamento entre a estratégia e as atividades operacionais, para garantir que os objetivos estratégicos sejam alcançados. Focado no equilíbrio organizacional, o BSC tem quatro perspectivas básicas: aprendizagem e crescimento organizacional, além de:
Na estrutura organizacional para a gestão de pessoas em grandes corporações, segundo o modelo de Ulrich (2008), criar a cultura e a identidade com abrangência para toda organização, além de orientar as transições e a evolução das carreiras, a comunicação com o público interno e externo, a resolução de problemas de liderança e a formação e escolha de sucessores, é função do gestor de pessoas atuante na estrutura, no papel de:
O processo social de dirigir e influenciar o comportamento das pessoas por meio da comunicação para atingir determinados objetivos organizacionais é denominado liderança. Assim, o líder contemporâneo que inspira os seguidores a superarem seus objetivos pessoais em prol da organização exerce a liderança do tipo:
Enquanto a Teoria Clássica buscava aumentar a eficiência por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização, a Administração Científica tinha como objetivo aumentar a eficiência da organização por meio do aumento da eficiência no nível operacional. Nesse sentido, os autores e a ênfase da Teoria Clássica e da Administração Científica, são, respectivamente:
Para Massari (2018), em sua obra de Gerenciamento Ágil de Projetos, as equipes devem usar técnicas de brainstorming para ajudar a identificar opções, resolver problemas e encontrar caminhos para melhorar seus processos. Segundo o autor, entre os tipos de brainstorming que podem ser utilizados estão:
I. Quiet writing: Cada membro da equipe escreve uma longa lista de ideias de forma silenciosa. Ao término da escrita, as listas são compartilhadas e discutidas.
II. Round-Robin: Cada membro da equipe deverá falar sobre suas ideias, um de cada vez e sem interrupções.
III. Free-for-all: Aqui vale tudo. Os membros da equipe lançam ideias de forma espontânea e colaborativa, sem questão de ordem.
Quais estão corretas?
O Município de Morada do Sol celebrou um convênio com a União para a construção de novos equipamentos públicos de lazer e esporte. Uma vez encerrado o convênio e já com todas as prestações de contas aprovadas, verificou-se, mediante denúncia, irregularidades nos contratos administrativos realizados entre prefeitura e a empreiteira da obra.
Nesta situação, levando em conta as instâncias e os órgãos de controle, de acordo com a Constituição Federal, é correto afirmar:
Um dos principais desafios para a compreensão e gestão do comportamento organizacional reside no estudo da motivação para o trabalho e o alcance dos objetivos organizacionais.
Considerando as contribuições teóricas sobre motivação, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Com base na teoria dos quatro impulsos, focada no conteúdo da motivação, podemos afirmar que todos temos impulsos proativos e reativos que definem nossas emoções e impedem que elas sejam racionalmente trabalhadas para a motivação e o foco em objetivos.
( ) A teoria da equidade está baseada na premissa de que as pessoas comparam a relação entre esforços e recompensas e esperam que haja o mesmo tratamento para todos neste aspecto. De acordo com esta teoria, a percepção da equidade no ambiente de trabalho é um elemento decisivo para a motivação e o comprometimento com os objetivos organizacionais.
( ) Na teoria da hierarquia de necessidades de Maslow, a principal fonte de motivação é o suprimento da próxima necessidade na hierarquia que, por sua vez, parte das necessidades fisiológicas, de segurança, de pertencimento, de estima e, finalmente, de autorrealização.
As afirmativas são, respectivamente,
Quanto aos aspectos de gestão de pessoas, de gestão da qualidade, de gestão de projetos, de gestão de administração financeira e de gestão de riscos, julgue os itens de 56 a 60.
Considerando-se o planejamento financeiro de um adolescente para efetuar a compra de um veículo daqui a doze anos e fazer uma viagem no fim do ano corrente, é correto afirmar que esse jovem terá de realizar, respectivamente, um planejamento de longo e um planejamento de curto prazo.
Quanto aos aspectos de gestão de pessoas, de gestão da qualidade, de gestão de projetos, de gestão de administração financeira e de gestão de riscos, julgue os itens de 56 a 60.
O fluxograma é uma das ferramentas de gestão da qualidade que possibilita o detalhamento dos passos que um processo deve seguir para transcorrer de maneira ideal.
Acerca das principais abordagens da administração e do processo de planejamento, julgue os itens de 51 a 55.
O planejamento organizacional é essencial para o delineamento dos planos de médio e longo prazo, tendo como referência as experiências passadas e o foco nas realizações conforme os planos estabelecidos.
A departamentalização por processo representa
Gerenciar um projeto exige buscar uma forma equilibrada e combinar restrições, assim como de conciliar despesas com limites de financiamento e de promover o desenvolvimento do time.
A definição do escopo do projeto prepara o cenário para o desenvolvimento do plano. O escopo é uma definição do resultado final ou missão de seu projeto — um produto ou serviço para seu cliente ou consumidor.
Acerca da comunicabilidade, julgue os itens de 111 a 120.
A comunicação enfatiza a maneira como os indivíduos se comunicam.
Qualquer estrutura organizacional na qual o gerente de projetos divide as responsabilidades com os gerentes funcionais para atribuição de prioridades e orientação do trabalho das pessoas alocadas no projeto. Nesse contexto, há sempre autoridade dupla ou dual, por responder ao comando da linha funcional e ao gerente da horizontal.
O texto acima faz referência a um tipo de departamentalização conhecida como: