Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8405 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • Certo
    • Errado

Com base na bibliografia do concurso, relacione as tipologias de grupos e equipes, listados

na COLUNA I, aos comentários referentes a eles, elencados na COLUNA II.


A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

Em relação à terceirização, é CORRETO afirmar:

O objetivo principal de um fluxograma é descrever a sequência (fluxo) de um processo, seja

manual ou mecanizado, especificando os recursos (documento, papel, disco, formulário ou qualquer outro)

usados como fonte para os dados e as informações. Em sua confecção, são usados símbolos

convencionados, que permitem poucas variações. Considerando os símbolos convencionados para os

fluxogramas e os sentidos a eles atribuídos, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.


A alternativa que representa a sequência CORRETA de numeração da segunda coluna, de cima para baixo,

é

Atualmente, os consumidores têm muitas opções no mercado, em relação aos produtos e serviços que desejam ou de que precisam.

Para escolherem aqueles que mais se aproximam do que querem, baseiam suas escolhas em critérios que atendam, além das suas expectativas objetivas, a outras expectativas mais subjetivas.

De maneira geral, a avaliação do consumidor recai sobre as características dos serviços.

Uma característica dos serviços é a seguinte:

Quando uma organização assume uma vida própria, independente de seus fundadores ou qualquer de seus membros, ela adquire a imortalidade. A institucionalização opera para produzir uma compreensão comum, entre os membros da organização sobre o que é o comportamento apropriado. Partindo desta noção é que se compreende a cultura organizacional. Analise os itens a seguir sobre o tema: I. A cultura organizacional influencia as percepções, os valores e os sentimentos, tornando os comportamentos das pessoas mais semelhantes entre si.
II. Para começarmos a compreender uma organização necessitamos, além da sua estrutura, estudar também os seus processos psicossociais dentro do contexto cultural específico onde eles ocorrem. A análise da cultura da organização é, portanto, um requisito essencial para a compreensão do comportamento das pessoas que nela trabalham.
III. Uma forte cultura organizacional oferece aos funcionários uma compreensão clara da maneira como as coisas são feitas. Ela oferece estabilidade à organização. Toda organização tem uma cultura e que, dependendo de sua força, pode ter uma influência significativa sobre o comportamento e as atitudes de seus membros.
IV. Podemos concluir que a cultura organizacional produz comportamentos funcionais que contribuem para que se alcancem as metas da organização. É também uma fonte de comportamentos desajustados que produzem efeitos adversos ao sucesso da organização.
Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:

Com base em Chiavenato (2009, p.123), as práticas de Gestão do Conhecimento, embora recentes no cenário empresarial, vêm se impondo como um instrumento estratégico no sucesso de todo negócio, sobretudo, quando se percebe a velocidade das mudanças dos mercados, hoje globalizados, e da movimentação das pessoas que os povoam. Ao desligar-se da empresa, independentemente do motivo, um empregado leva consigo todo o conhecimento adquirido ao longo de sua “estada”. Quanto à definição de Gestão do Conhecimento, assinale a alternativa correta.

Quanto à cultura organizacional, analise as assertivas

abaixo.

I.A cultura equivale ao modo de vida da organização,

tais como suas crenças, costumes, regras, ideias

etc..

II.Diz respeito a um sistema de significados

compartilhados pelos membros da organização.

III.O imaginário organizacional pressupõe uma

representação mental e simbólica que norteará as

atitudes de seus integrantes e sua relação com o

trabalho, consigo mesmo e com os outros.

IV.Cada organização constitui uma cultura única

gerada e sustentada pelos mais diversos elementos

internos de toda organização, que se sustentam sem

a intervenção do meio externo.

É correto o que se afirma em

Sobre um dos modelos de gestão do planejamento estratégico, o Balanced Scorecard (BSC), é correto afirmar que

“_____________________ é uma forma de avaliar, informar, reforçar ou corrigir o desempenho humano". A palavra que completa adequadamente a lacuna é:

Segundo Chiavenato, existem cinco variáveis básicas que influenciam poderosamente a Teoria Geral da Administração. Marque a incorreta:

A técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, que façam algo de maneira particularmente bem feita se chama:

Com relação à gestão estratégica, julgue os itens seguintes.

O planejamento estratégico pode ser desenvolvido por meio das seguintes etapas: determinação dos objetivos; análise ambiental externa; análise organizacional interna; formulação das alternativas estratégicas e escolha das estratégias; elaboração do planejamento e sua implantação mediante planos táticos e planos operacionais.

Processo pode ser conceituado como um conjunto de

meios articulados de forma organizada para alcançar os

resultados pretendidos e, nesse contexto, uma das

classificações possíveis é a categorização dos processos

como

Em 2006, um dos maiores varejistas americanos, que emprega mais de 300 mil funcionários em suas mais de duas mil lojas espalhadas pelo mundo e fatura mais de 100 bilhões de reais, começou a operar no mercado chinês com seu tradicional slogan faça você mesmo. Contudo, a estratégia revelou-se um fiasco. Em 2012, todas as lojas na China haviam sido fechadas e a empresa retirou-se do país. Executivos, analistas de mercado e estudiosos foram unânimes ao afirmar o motivo do fracasso: conflito de culturas. Robert Sutton. I; RAO, Huggy. Pontencializando a excelência: como escalonar práticas exemplares para ter melhor desempenho. São Paulo: HSM do Brasil, 2015 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta no que diz respeito às dimensões da cultura.

Acerca das características das organizações formais modernas e da cultura organizacional, julgue os itens subsequentes

A cultura organizacional é altamente subjetiva, razão por que, em regra, ela não é capaz de impedir a introdução de nova tecnologia na administração pública.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282