Os indicadores de gestão podem ser classificados em indicadores de esforço e indicadores de resultado. Conceitualmente, os indicadores de resultados:
Uma determinada organização pública adotou, dentre vários, um indicador que aponta o grau com que um de seus programas atinge as metas e objetivos planejados, ou seja, estabeleceu um referencial (linha de base) e as metas a serem alcançadas, para avaliar se serão atingidas ou superadas. Esse é um indicador que mede:
Nas organizações contemporâneas, a pressão por capacidade de resposta rápida ao ambiente leva a transformações nas estruturas e na organização do trabalho, trazendo novos desafios para os gestores. Atualmente, o trabalho em equipe vem sendo amplamente adotado em substituição às hierarquias rígidas que separam a decisão da execução do trabalho. Em contextos adequados, as equipes eficazes geram sinergias positivas que melhoram o desempenho da organização – cabendo aos gestores a avaliação da adequação e dos custos e benefícios da adoção da prática. Nas equipes eficazes, alguns fatores estão presentes. Entre esses fatores, destaca(m)-se:
A utilização da técnica de fluxograma implica conhecer um
conjunto de símbolos que representam as etapas do processo, as
pessoas ou os setores envolvidos, a sequência das operações e a
circulação dos dados e dos documentos, conforme figura a
seguir.

O losango na figura apresentada significa:
O Balanced Scorecard é um instrumento amplamente divulgado e adotado nas organizações atualmente, como apoio à gestão estratégica. Quando aplicado à gestão estratégica de pessoas, o Scorecard é construído considerando-se quatro dimensões fundamentais, relativas à arquitetura de RH: produtos de RH, sistemas de trabalho de alto desempenho, alinhamento dos sistemas de RH e eficiência com que se geram os produtos de RH. Entre os indicadores de eficiência de RH, na perspectiva do Scorecard de RH, estão:
Uma empresa que fabrica equipamentos para usinas
termoelétricas está em processo de expansão para a América
Latina. Para dar suporte a sua estratégia, a competência
“articulação internacional" foi incluída no seu modelo de gestão e
desdobrada em competências de nível individual. Foram
mapeadas as competências individuais e identificados os gaps de
competências que precisam ser desenvolvidas nos planos de
desenvolvimento individuais (PDIs). A primeira rodada de
avaliação mostrou que um número expressivo de funcionários
precisa desenvolver: conhecimentos de espanhol, conhecimentos
do contexto cultural da América Latina e disposição para
cooperar. Tendo em vista os tipos de capacidade que precisam
ser desenvolvidos, são ações de capacitação adequadas:
Uma gerente geral de fábrica do setor automobilístico sabe bem da importância de tratar corretamente seus funcionários e de criar um clima construtivo objetivando uma plena comunicação. Ela afirma que não é produtivo ter uma mão-de-obra diversificada e altamente competente, se você não solicita, valoriza e escuta as opiniões e ideias dela. No texto acima, a alternativa CORRETA que indica a opinião da gerente geral é
O conceito de desenvolvimento profissional vem ganhando
importância no mundo do trabalho atual a partir do momento em
que as pessoas passaram a ser consideradas um diferencial
competitivo na organização. Nesse novo contexto, o
desenvolvimento de carreiras diz respeito:
A Teoria sobre Estilos de Liderança estuda os comportamentos do líder perante os seus subordinados. De acordo com esta teoria, escolha a alternativa que apresenta corretamente essas relações dos líderes com os grupos.
Com relação à gestão por resultados e à gestão de pessoas no serviço público, julgue os itens seguintes.
No setor público, a administração por objetivos preconiza um sistema de remuneração fixa, vinculado ao alcance dos objetivos e metas.
Acerca das teorias de administração, julgue os itens a seguir.
Na administração por objetivos, os administradores e seus subordinados, após identificarem objetivos em comum, formularem metas de forma consensual e participativa e discutirem a atribuição das suas responsabilidades de acordo com os resultados esperados, serão avaliados em consonância com o alcance desses objetivos.
A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.
Normalmente, o tomador de decisões que adota o estilo integrativo utiliza poucas informações no processo decisório. Por esse motivo, ele pretere a criatividade e prioriza a avaliação dessas informações de maneira crítica, detalhada e centralizada.
Julgue os próximos itens, relativos às funções administrativas.
Organização como função administrativa é o processo administrativo em que se define a estrutura com divisão de trabalho adequada para atingir os objetivos traçados no planejamento.
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de processos para a gestão da qualidade.
O fluxograma, ferramenta comumente utilizada no mapeamento de processos, facilita a visualização do processo e evidencia as relações entre seus elementos ao descrever, graficamente, um processo existente ou um novo processo proposto.
Determinada “ferramenta” japonesa de gestão propôs a reorganização do ambiente produtivo por meio da eliminação de desperdícios. Sugeriu também a aplicação de sistemas que resultassem na produção da quantidade demandada, na qualidade perfeita e sem excessos, tudo de forma rápida, transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado. Seu foco incluiu a redução, ou mesmo eliminação, de estoques e desperdícios, minorando custos. Esta ferramenta ficou conhecida como: