Julgue o próximo item, relativo aos processos administrativos organizacionais.
A departamentalização funcional baseia-se na divisão de áreas dentro da organização por serviços.
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item a seguir.
As ideias de Feigenbaum, responsável pelo conceito de TQC (total quality control), corroboravam a concepção geral de que qualidade não consiste apenas em controle de produção ou em mecanismos de inspeção: ela é, além disso, uniformidade de produção, visando a satisfação do cliente.
No que concerne a noções de gestão de processos, julgue o item subsequente.
O modelo genérico de um processo qualquer, mas que seja controlado, pode ser descrito por entradas planejadas, transformações controladas e resultados previstos.
No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.
No que se refere aos mecanismos primários de implementação da cultura organizacional, devem-se observar as regras e os rituais, as histórias e os mitos organizacionais, o design e a estrutura organizacionais e os sistemas e os procedimentos organizacionais.
Em relação à satisfação, à motivação e ao envolvimento no trabalho, julgue o seguinte item.
Para aumentar o envolvimento dos colaboradores com o trabalho, uma organização precisará orientar os seus líderes para que tenham cuidado com as relações com seus subordinados, conceder maior autonomia para que realizem suas tarefas e, para tanto, delimitar papéis e orientações de trabalho de modo amplo.
Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.
Os grupos de pessoas que se reúnem regularmente para discutir e resolver problemas que afetam a qualidade de seus trabalho são exemplos de círculos da qualidade.
Assinale a alternativa que não apresenta ideias condizentes com os conceitos de planejamento estratégico:
A propósito do modo de avaliar o desempenho hospitalar, julgue o item que se segue.
Uma tendência dos atuais indicadores hospitalares para a avaliação de resultados é evoluir, passando-se dos indicadores de desempenho profissional para os indicadores de desempenho institucional, e dos indicadores de morbidade para os de mortalidade.
No que concerne a indicadores da gestão de desempenho hospitalar, julgue o item subsequente.
Para avaliar a qualidade do serviço de saúde em unidades hospitalares, a ANS mede o padrão da assistência prestada à população por meio dos seguintes indicadores de qualidade: segurança do paciente, índice de infecção hospitalar e índice de readmissão hospitalar.
A respeito de avaliação de desempenho hospitalar e de utilização de indicadores hospitalares, julgue o item a seguir.
Toda instituição de saúde deve, obrigatoriamente, incorporar a cultura de segurança a seus processos. Todo profissional deve aceitar a responsabilidade pela segurança dos pacientes, dos visitantes e dos empregados da instituição.
Com relação à estrutura organizacional, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas: ( ) A Administração Pública engloba a Administração direta e indireta. Esta é constituída por órgãos públicos e aquela é composta por entidades detentoras de personalidade jurídica própria. ( ) Os órgãos públicos são criados por lei para desempenharem atividades-fim do Estado e gerir o interesse público de acordo com diretrizes traçadas pelo governo. ( ) O presidente da República é, individualmente, um órgão público. ( ) São exemplos de entidades da Administração indireta: autarquias, fundações e cartórios. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Quanto à motivação, à organização e ao gerenciamento de reuniões, julgue o item subsequente.
A teoria Y preconiza que os empregados são, por sua própria natureza, resistentes às mudanças, pois procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que os ponham em perigo.
A respeito do gerenciamento da liderança de equipes e da análise de melhoria de processos, julgue o próximo item.
A liderança racional (ou burocrática) pressupõe que os subordinados aceitem as ordens dos superiores como justificadas porque essa sempre foi a maneira como as coisas foram feitas.
Acerca da definição e das atitudes em relação ao planejamento, à ética, à responsabilidade social e ao atendimento ao público, julgue o seguinte item.
Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los.
Um aspecto fundamental para a gestão da inovação é reconhecer que esta não resulta exclusivamente de atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e que ocorre em diferentes graus nas organizações.
As inovações que introduzem novos produtos, processos ou sistemas de equipamentos com grau de novidade para o mercado em que a organização atua, mas sem alterar as relações entre os elementos da tecnologia, são conhecidas como inovações: