A respeito das principais abordagens da administração, julgue o item a seguir.
Nos estudos de comportamento organizacional, as atitudes dos trabalhadores correspondem aos comportamentos que adotam na organização.
A respeito de ferramentas, técnicas e abordagens utilizadas por gestores em organizações, julgue o item subsequente.
Utilizar a departamentalização funcional em uma organização significa estruturá-la com base em critérios geográficos.
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item subsequente.
A atividade de inspeção no controle da qualidade foi formalizada com o surgimento da produção em massa.
Com relação à administração geral e pública, julgue o item.
Fatores como a oportunidade para desfrutar de atividades culturais e sociais, que estão fora do ambiente de trabalho, são condicionantes do grau de satisfação dos funcionários, influenciando sua produtividade.
Com relação à administração geral e pública, julgue o item.
A ferramenta conhecida como análise swot permite sistematizar a análise dos cenários interno e externo. No atual cenário da economia mundial, por exemplo, a política comercial do governo Trump tem sido considerada como uma excelente oportunidade de expansão para as exportações em geral.
Com relação à administração geral e pública, julgue o item.
A função dos implementadores de mudanças é concretizá‐las nas organizações quando não há reconhecimento de que sejam necessárias. Eles pertencem à própria organização.
A motivação no local de trabalho, com base na Teoria da Expectativa, envolve a relação entre desejo e esforço, sendo que o desejo somente ocorre quando há alta interação entre as variáveis determinantes de
Um servidor pergunta ao seu supervisor acerca de um rumor que ouvira, entre os demais servidores, a respeito de o departamento ser transferido de um prédio no centro para uma instalação terceirizada no subúrbio da cidade, a mais de 10 quilômetros de distância da localização atual. O supervisor sabe que o rumor é verdadeiro, mas prefere não confirmar essa informação com receio que isso pudesse interferir no clima do departamento. Ele apenas comentou que desconhecia tal situação. Desse modo, o supervisor empregou uma barreira à comunicação denominada
Considere que determinada organização pretenda fomentar a liderança no ambiente de trabalho, aplicando os conceitos próprios do modelo situacional desenvolvido por Hersey e Blanchard. Nesse contexto, uma das principais premissas a serem adotadas será a de que
Ao se contrapor à Escola Clássica de Administração, fazendo forte crítica à ideia do homo economicus como modelo de natureza humana, a Escola de Relações Humanas sugeriu, para substituí-lo, o homo socialis. Em relação às características do homo socialis, assinale a alternativa correta.
A abordagem estruturalista admite que as organizações são parte de um sistema mais amplo, o sistema social. Nesse sentido, diversos autores estruturalistas focam suas análises nos aspectos internos e estruturais do sistema organizacional. Levando em consideração as possibilidades da abordagem estruturalista, assinale a alternativa correta.
O conceito de inovação aberta vem se popularizando no meio empresarial. Esse conceito tem como base a utilização do conhecimento gerado externamente pela empresa, oxigenando os processos de pesquisa, desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços. Essa prática torna ainda mais presente a interação entre as organizações e seus ecossistemas como forma de gerar diferenciais competitivos Um exemplo de inovação aberta é o(a)
O Modelo das 5 Forças Competitivas, de Michael Porter, é um dos mais conhecidos na literatura de gestão estratégica. Uma das forças apresentadas pelo modelo é a Ameaça de entrada de novos competidores. A fim de dificultar essa entrada, podem existir barreiras de entrada em determinado setor.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de barreira de entrada.
Um diretor recentemente admitido em uma organização pública municipal percebeu que as tarefas e atividades eram realizadas conforme o entendimento de cada funcionário, porém não havia manuais ou roteiros definidos para a execução destes trabalhos. O conhecimento estava na cabeça de cada trabalhador. Temeroso de que boa parte do conhecimento criado pudesse ser perdida com a saída de alguns colaboradores mais experientes, solicitou que todos os chefes de departamentos criassem rotinas por escrito sobre a execução das atividades operacionais de suas áreas. De acordo com a gestão do conhecimento, a ordem dada pelo diretor se constitui em transformação de conhecimento __________ em ____________________, conhecido como _______________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Há diferentes abordagens quanto à responsabilidade social e somente há pouco tempo, as organizações começaram a se preocupar com suas obrigações sociais, provocadas por movimentos ecológicos e de defesa do consumidor que põem em foco o relacionamento entre a organização e a sociedade (CHIAVENATO, 2003). Segundo o referido autor, a posição favorável à responsabilidade social das organizações que salienta que a maior responsabilidade está na sobrevivência a longo prazo (e não apenas maximizando lucros), atendendo aos interesses dos diversos parceiros (e não apenas dos proprietários ou acionistas), denomina-se de modelo: