Em relação ao estudo da metodologia de levantamento, análise, desenvolvimento e implementação de métodos administrativos, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, no que diz respeito aos conceitos das diferentes fases da metodologia.
1) Seleção e reconhecimento.
2) Estudo da viabilidade e alternativas.
3) Levantamento e análise da situação atual.
4) Delineamento e estruturação do novo sistema.
5) Detalhamento do novo sistema.
6) Treinamento, teste e implementação.
7) Acompanhamento, avaliação e atualização.
( ) Análise das políticas e diretrizes existentes.
( ) Desenho dos formulários.
( ) Utilização dos recursos informacionais necessários para o início dos trabalhos.
( ) Utilização adequada e sistemática da técnica formal de planejamento e controle da mudança efetuada, por motivo do novo sistema.
( ) Viabilidade técnica, econômica e financeira.
( ) Realização de uma auditoria adequada.
( ) Detalhamento das necessidades dos usuários, em termos de elementos, volume e tempo de resposta dos dados.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
“Produtividade é minimizar, cientificamente, o uso de recursos materiais, mão-de-obra, máquinas, equipamentos etc., para reduzir custos de produção, expandir mercados, aumentar o número de empregados, lutar por aumentos reais de salários e pela melhoria do padrão de vida, no interesse comum do capital, do trabalho e dos consumidores” (Japan Productivity Center for Social-Economics Development). Uma das práticas que pode ser utilizada para medir a produtividade é a utilização da tecnologia a seu favor. É correto afirmar, para essa prática, que:
Relativos a coaching individual, de grupo e de equipe das organizações, Julgue os itens
Aspectos como o diálogo face a face, a convergência, o exercício de dar e receber retroação, a discussão de fatores que prejudicam a carreira das pessoas, o relacionamento interpessoal e a melhora do desempenho estão em alta.
No que se refere à gestão do conhecimento (GC), julgue o item.
O capital intelectual da organização é expresso nos seguintes aspectos: tecnologia; informação; habilidades e competências; inovação; e stakeholders. A GC está vinculada à decisão acerca do conhecimento crítico que realmente importa para a organização, proporcionando resultados concretos.
No que se refere ao processo decisório, julgue o item
Na análise e no diagnóstico da situação, após a identificação do problema, o gestor deve estabelecer os objetivos para avaliar possíveis soluções, bem como analisar a causa do problema.
Acerca dos fatores que influenciaram as mudanças na gestão organizacional, julgue o item
A liderança é vista nas funções de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. A figura de um intermediador entre as entidades que estabelecem relações com a organização é dispensável, pois todos da organização têm o papel de perpetuador da cultura e dos valores da organização.
A respeito da estrutura da organização, julgue o item
A estrutura divisional surge quando as empresas começam a diversificar os produtos, as tecnologias e os mercados que estão presentes e são organizados de acordo com os recursos necessários para que a organização produza bens ou serviços.
A cultura organizacional é um conjunto de premissas que um grupo desenvolveu para lidar com problemas de adaptação externa e para promover a integração interna. No que se refere à cultura organizacional, julgue o item
A cultura de uma organização pode influenciar o comportamento de grupos de pessoas do mesmo nível hierárquico, mas não é fator forte o suficiente para influenciar o relacionamento entre chefes e subordinados.
Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.
O planejamento operacional envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa‐se em atingir os objetivos departamentais.
Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.
São características da administração por objetivos o estabelecimento de objetivos apenas na alta direção e a falta de ênfase na mensuração e no controle dos resultados.
No que se refere à estrutura organizacional, aos tipos de departamentalização, à organização informal e à cultura organizacional, julgue o item
A cultura organizacional pode ser transmitida aos funcionários por meio de histórias e rituais, mas não por meio de símbolos materiais.
Quanto à motivação, à liderança, à comunicação, à descentralização e à delegação, julgue o item
Segundo Leavitt, para se realizar tarefas que envolvam criatividade, inovação e flexibilidade no trato, a comunicação em roda (estrela) é a mais adequada.
A respeito das Normas ABNT NBR ISO 9000:2015 e 9001:2015, julgue o item
De acordo com o princípio da tomada de decisão com base em evidência, as decisões com base empírica são mais propensas a produzir resultados desejados.
Quanto aos conceitos introdutórios da administração, julgue o item
O planejamento da política de recursos humanos faz parte do nível tático de planejamento
Quanto aos conceitos introdutórios da administração, julgue o item
A departamentalização por clientela provoca dificuldades no processo decisório da empresa para enfrentar as incertezas provindas de fora.