Pode-se entender sistema de informação como sendo todo conjunto de dados e informações que atualmente são organizados de forma integrada, com o objetivo de atender à demanda e antecipar as necessidades dos usuários. Esses sistemas atendem a diferentes níveis da organização, possuem características específicas quanto a seus fins e são utilizados por colaboradores com diferentes atribuições. A respeito dessas características, podese afirmar que
O Total Quality Management - TQM é entendida como uma filosofia que é abordada pela administração da qualidade. Essa filosofia acima de tudo, enfatiza o “total" de TQM. É um método que coloca qualidade (e na verdade, melhoramento de maneira geral) no coração de tudo o que é feito por uma operação incluindo todas as suas atividades. Acerca dos assuntos enfatizados pela TQM, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Atendimento das necessidades e expectativas dos consumidores.
II. TQM é substituta das responsabilidades da liderança gerencial normal.
III. Inclusão de todas as partes da organização.
IV. Inclusão de todas as pessoas da organização.
V. Exame de todos os custos relacionados com a qualidade, especialmente custos de falhas.
Com base no texto e considerando a temática do poder nas organizações, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. Miguel é funcionário do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação de uma universidade federal, sendo o único que conhece com detalhes o funcionamento do software de gestão acadêmica da universidade. Isso ocorre porque seus colegas de setor são todos funcionários mais novos, que não acompanharam a implementação do software. Miguel está prestes a se aposentar, mas enquanto isso não acontece é o mais requisitado quando algum problema acontece. I. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como formal, tendo como base o poder referente. II. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como pessoal, tendo como base o poder da especialização. III. Pode-se afirmar que, sempre que um funcionário recorre a Miguel para que ele resolva um problema do software, configura-se uma relação de dependência na qual Miguel é detentor de poder.
Carreiras podem ser definidas como o conjunto de cargos ou funções ocupadas por um profissional ao longo de sua vida. Os planos de carreira são resultado do planejamento feito pela organização para que as competências necessárias para o futuro organizacional sejam desenvolvidas.
Trata-se, portanto, de uma função estratégica de RH na organização para composição de seus quadros profissionais. Tendo em vista os tipos básicos de estruturas de carreiras, relacione os tipos de estruturas, na Coluna 1, às características apropriadas, na Coluna 2.
Coluna 1
Coluna 2
( ) São as estruturas verticais nas quais o indivíduo começa nos níveis mais baixos e pode crescer verticalmente, ocupando paulatinamente posições hierarquicamente superiores na mesma linha de autoridade. Destaca-se que nessa estrutura as pessoas não possuem alternativas ao
progredirem nas carreiras, devendo crescer apenas verticalmente para exercer o cargo de seus chefes, na mesma área de atuação.
( ) São estruturas que possibilitam alternativas para as pessoas no desenvolvimento de suas carreiras. O indivíduo pode crescer para cima, mas também para ocupar outras posições que não a do seu superior imediato. De qualquer forma, os requisitos para ocupar os cargos são préestabelecidos pela organização.
( ) São as estruturas de carreira que permitem aos funcionários se desenvolverem através de uma das linhas existentes na empresa, sendo que uma se refere a cargos de natureza mais técnica e outra a cargos de liderança ou gerenciais. Assim, as pessoas podem se desenvolver enquanto técnicos ou enquanto gestores, podendo ocupar níveis similares em cada uma das linhas. Esse modelo de estrutura tem formato em Y, na qual, depois de atuar na base e conforme se desenvolve na organização, o profissional pode optar por seguir uma das duas trilhas do Y.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O modelo burocrático parte da ideia de que a administração deve ser formalista, centrada nos procedimentos a serem seguidos e na hierarquia das decisões. Assim, haveria eficiência para a organização focada nos seus princípios. Entretanto, o apego exagerado aos princípios burocráticos pode trazer algumas disfunções. Assinale a alternativa que apresenta uma disfunção da burocracia.
A respeito dos princípios gerais de administração aplicados ao controle assinale a alternativa CORRETA sobre o principio da definição dos padrões :
De acordo com a Teoria Neoclássica da Administração, são consideradas funções administrativas:
Para alcançar seus objetivos e coordenar suas atividades, as empresas podem realizar planejamentos que se diferenciam por aspectos como, por exemplo, o prazo de suas ações e os níveis hierárquicos envolvidos. Os principais níveis de planejamento são comumente agrupados em estratégico, tático e organizacional. O planejamento tático
Uma das funções administrativas é a responsável “pela distribuição das tarefas e recursos pelos membros e unidades da empresa” (Sobral e Peci, 2014, p. 251).
Essa função administrativa e uma de suas atribuições essenciais são, respectivamente:
Em uma equipe de trabalho de quatro pessoas, o funcionário A é objetivo e prático - como A afirmou, “quem organiza a equipe, estabelece os objetivos e faz tudo acontecer, sou eu”. O funcionário B prefere verificar todos os fatos e números para evitar erros e inconsistências com as políticas organizacionais. O funcionário C tende a não impor seus pontos de vista, buscando obter o máximo de informações antes de tomar suas decisões – influenciando a equipe a buscar mais informações antes de as decisões importantes serem tomadas. O funcionário D, o mais experiente do grupo, abraça as novas ideias e busca recursos para implementá-las.
Os papéis que A, B, C e D desempenham na equipe são, respectivamente, de:
Em Administração, centralização “significa que a autoridade para tomar decisões está concentrada no topo da organização, enfatizando assim a cadeia de comando” (Sobral e Peci, 2013, p. 265).
Embora a centralização das decisões possa ser questionada frente à maior complexidade do processo decisório gerada pelo ambiente externo mais turbulento e incerto que as organizações contemporâneas enfrentam, a centralização apresenta vantagens em relação à descentralização, tais como:
Uma empresa do ramo de higiene pessoal está modificando todas as suas embalagens, com vistas a reduzir à metade a quantidade de plástico utilizado em seus produtos, com investimentos significativos e meta para conclusão do projeto em 2022. Segundo a diretora de relações com o mercado, “embora a lei não exija que mudemos as embalagens, estamos respondendo a uma tendência atual e futura, que é a preocupação com a sustentabilidade ambiental”.
A iniciativa revela que a empresa está sendo influenciada, em suas estratégias, por um fator do ambiente:
O processo decisório organizacional é influenciado pelas características individuais dos decisores, que têm diferentes estilos de decisão.
Administradores que privilegiam decisões técnicas e racionais, com base em dados objetivos e muitas informações, considerando múltiplas alternativas e buscando soluções complexas para os problemas, são decisores de estilo:
A Experiência de Hawthorne se desenvolve em quatro fases, entre 1927 e 1932, foi coordenada por Elton Mayo e trouxe luz à teoria vigente no período. Inicialmente teve a finalidade de determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos funcionários medida por meio da produção. A pesquisa estendeu-se por outros temas como: o estudo da fadiga, os acidentes de trabalho, o turnover (rotatividade do pessoal) e o efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados. Que Teoria da Administração surgiu a partir das conclusões dessa experiência?
Em OSM há um recurso gráfico que serve para descrever a ordem em que é executado um determinado conjunto de atividades, possibilitando a avaliação e o redesenho do modus operandi, se necessário. É uma forma eficiente de detectar problemas como atrasos, falta ou excesso de controle ou documentos, ociosidade, desperdício de mão de obra e recursos, gargalos no percurso dos processos. Qual o nome dessa ferramenta?