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Função organizacional estritamente ligada ao planejamento estratégico e possui a função de identificar, pesquisar e conhecer o mercado. Seus processos se relacionam a criação, comunicação e entrega de valor para o cliente, e gerenciamento do relacionamento com os clientes de forma a beneficiar a organização e seus públicos de interesse, ou stakeholders. Trata-se de 

As funções administrativas são de suma importância no processo de gestão em diferentes organizações. Uma das funções refere-se à direção. Sobre essa função, é correto afirmar que:

“Motivação e liderança são conceitos que estão intimamente ligados. Um bom líder deve estar motivado e, ao mesmo tempo, deve ser capaz de motivar os elementos da sua equipe.” Sobre liderança, correlacione a segunda coluna com os diferentes tipos de liderança, listados na primeira.

 

1) Autocrática

2) Liberal

3) Democrática

4) Situacional

 

( ) Cada caso requer um tipo de liderança para alcançar eficácia.

( ) O lider conduz e orienta o grupo e incentiva a participação de todas as pessoas.

( ) O líder centraliza as decisões e impõe ordens ao grupo.

( ) O líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

As Funções Administrativas são etapas fundamentais para que as estruturas organizacionais obtenham sucesso nos seus projetos. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Organização é a etapa onde se define o que se deve fazer para atingir os resultados esperados.

( ) No Planejamento deve-se verificar os recursos disponíveis, definir as tarefas, quem e como vão realizá-las, e quais recursos cada um utilizará.

( ) No Controle os resultados são analisados para verificar se estão de acordo com o que foi planejado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Sobre Gestão de Pessoas, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Geralmente, a estratégia organizacional envolve os seguintes aspectos fundamentais: é definida pelo nível institucional da organização, projetada a curto prazo, e envolve a empresa como uma totalidade.

( ) O modelo de substituição de postos-chave é um modelo que mapeia o fluxo das pessoas para dentro e para fora da organização.

( ) O planejamento estratégico de Recursos Humanos refere-se a maneira como a função de Recursos Humanos pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Sobre Correio Eletrônico, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Microsoft Outlook é um software de correio eletrônico.

( ) É um modo assíncrono de comunicação.

( ) Remetente e destinatário precisam estar presentes ao mesmo tempo no momento do envio da mensagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

O principal objetivo de uma política de gestão da informação é garantir que todos os dados cheguem às pessoas certas sem que ocorram erros ou problemas de integridade. Nesse contexto, leia o texto abaixo.

“_____ refere-se a escolha de fontes de informações confiáveis que se enquadrem nos critérios definidos sobre qualidade da informação. _____ referese a agrupar as informações de acordo com as características e propriedades identificadas. _____ consiste em fazer com que a informação chegue a quem dela precisa no momento certo.”

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Em relação a comunicação interna e externa, assinale a alternativa correta.

Ao analisar um fluxograma, o analista poderá propor, entre outras melhorias na realização das operações de uma entidade, alterações na sua sequência ou a substituição dos responsáveis pela sua execução.

Uma comparação cuidadosa entre as descrições de poder e de liderança revela que os dois conceitos estão inter-relacionados. Assinale a alternativa que apresenta uma diferença entre liderança e poder.

A teoria do comportamento organizacional, que carrega como um dos principais enfoques a teoria das decisões, atua com ênfase:

Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, associando as funções da Administração com o processo administrativo.

 

1) Planejamento

2) Organização

3) Direção

4) Controle

 

( ) Comunicar

( ) Ação corretiva

( ) Alocar os recursos

( ) Formular objetivos

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

 

A mudança _______ busca acrescentar algo, ou seja, implementar uma melhoria. Enquanto isso, a mudança _______ não acrescenta nada, mas foca na alteração de algum processo.

As palavras que preenchem corretamente as lacunas são, respectivamente:

Sistema de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa, e é o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajuda uma organização a atingir as suas metas. Em relação aos tipos de relatórios gerados pelo SIG, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

 

1) Relatórios programados

2) Relatório de exceção

3) Relatório por solicitação

4) Relatórios em pilhas

 

( ) As informações são empilhadas na estação de trabalho em rede do gerente.

( ) Tipo de relatório que mostra as informações sempre que o gerente requisitar.

( ) São casos excepcionais de relatórios em que o gerente pode obter informações específicas.

( ) Tipo de relatório que é uma forma tradicional de fornecimento de informações para os gerentes.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A centralização administrativa é quando o Estado executa suas tarefas diretamente, por meio dos órgãos e agentes integrantes da Administração Direta. Neste caso, os serviços são prestados diretamente pelos órgãos do Estado, despersonalizados, integrantes de uma mesma pessoa política (União, DF, Estados ou Municípios). Uma desvantagem da centralização administrativa é:

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